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Previsão de inauguração da ponte sobre o rio Negro é para o 2º semestre de 2011

As obras da ponte sobre o rio Negro devem ser finalizadas até o fim deste semestre, e a entrega a população deve ocorrer em meados do segundo. A previsão é do titular da SRMM (Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus), René Levy Aguiar, que apresentou, na última terça-feira, 5 de abril, aspectos detalhados do empreendimento durante reunião extraordinária na Aleam (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas).
Na presença dos deputados José Ricardo Wendling (PT), Chico Preto (PP) e Marcelo Ramos (PSB), René pontuou as características que compreendem a parte física da ponte, desde os estudos preliminares até o início dos trabalhos de engenharia, no fim de 2007. Ele esclareceu que o calendário de obras excedeu o prazo inicial previsto, bem como o valor contratado de R$ 574,8 milhões, devido, principalmente, às mudanças sofridas no projeto original.
Dentre as principais modificações tecnológicas que precisaram ser realizadas, segundo René, está a substituição de estacas pré-moldadas por escavadas, o que ocasionou o primeiro e único aditivo de preço da ponte no início de 2010.
“Percebemos que as pré-moldadas, previstas no projeto inicial, não iriam atender a segurança e qualidade necessárias. Por isso optamos pelas estacas escavadas”, explicou.
De acordo com o secretário, o custo total da ponte, que vai ligar Manaus a Iranduba, deve fechar em cerca de R$ 1,063 bilhão, dos quais R$ 811 milhões correspondem a ponte e suas vias de acesso, R$ 80 milhões para as obras acessórias, R$ 89,1 milhões para o sistema de proteção (com possibilidade de redução) e outros R$ 14 milhões previstos para iluminação. Deste total, R$ 743,2 milhões respondem pelos valores já liquidados na Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda).
Como consequência das alterações do projeto estrutural, o calendário de obras sofreu dois aditivos de prazo, lembrou o secretário. O primeiro, em março de 2010, ocorreu por conta da mudança de tecnologia das fundações.
O segundo, continuou René, que projetou a conclusão dos trabalhos de dezembro do último ano para o final deste semestre, foi provocado por fenômenos atmosféricos que danificaram um componente da estrutura.
“Os fortes ventos que atingiram a área da ponte danificaram uma treliça e tivemos que importar outra de São Paulo, o que atrasou os trabalhos em mais de 30 dias”. Atualmente, os esforços se concentram na fase de concretagem do último vão e içamento das duas últimas aduelas que compõem o tabuleiro. O sistema de proteção dos pilares da ponte (defensas) já obteve homologação e teve ordem de serviço emitida na terça-feira e, a partir disso, levará até quatro meses para ser completamente instalada, conforme cálculos da SRMM e do Consórcio Rio Negro.
De acordo com René, o processo licitatório, para seleção da empresa que vai instalar a iluminação, está marcado para o dia 26 de abril.
“Será feita iluminação viária de toda a extensão do tabuleiro, além de iluminação cênica do trecho estaiado. Tudo com lâmpadas do tipo LED, que proporciona custos de manutenção reduzidos”, informou, acrescentando que essa etapa ocorrerá no prazo de três meses.
Para o secretário da SRMM, o ritmo acelerado e contínuo das obras favorece a conclusão dos trabalhos – após instalação do sistema de proteção, iluminação e sinalização – no final deste semestre, assegurando a entrega da ponte sobre o rio Negro já nos primeiros meses do segundo.
“A data de inauguração será estipulada pelo governador Omar Aziz”, afirmou René, ao adiantar que não haverá cobrança de pedágio no acesso ao local.
Para o deputado Chico Preto, que presidiu a sessão, foi uma oportunidade de esclarecer os mitos constantemente disseminados a respeito da obra governamental. “É extremamente importante que possamos conhecer e desmistificar as discussões que giram em torno desta obra que vai ser tão importante ao povo amazonense”, avaliou o parlamentar.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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