Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura desenvolve sistema de planejamento

O SIG (Sistema de Informações Geográficas) adotado pelo Executivo Municipal, com o objetivo de auxiliar os estudos de ocupação urbana da cidade, deverá ser um aliado também na resolução dos problemas ambientais enfrentados pela capital. Apresentado pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB), na última sexta-feira, 3, o SIG MANAUS vem gerando uma coleção de fotos aéreas, que formarão a base digital da cidade.
Elaborado a partir de aerolevantamento, o sistema será o ponto de referência das 18 secretarias que usarão os diversos dados por ele disponibilizados.
De acordo com subsecretário da Semusp (Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos), Túlio Cáceres Kniphoff, o SIG permitirá o planejamento de políticas municipais voltadas para a manutenção e proteção de áreas que hoje não recebem a cobertura da secretaria.

Igarapés são alvo

“Temos que levar em consideração o crescimento desordenado da cidade, pois as coisas aconteceram sem que houvesse planejamento. Um exemplo dos problemas que poderemos resolver são os igarapés que cortam Manaus, com estudos aprofundados teremos a possibilidade de proteger esses lugares das ocupações desordenadas”, ressaltou.
O chefe da pasta de limpeza pública lembrou ainda, que as chamadas ‘lixeiras viciadas’, locais ilegais de descarte de lixo, serão combatidas de forma efetiva com o auxílio do SIG.
“Com a alta definição das imagens capturadas pelo sistema, podemos descobrir esses locais de forma rápida, e assim poderemos agir para o fim desse grave problema”, comemorou Kniphoff.
Quem também demonstrou alegria com as possibilidades disponibilizadas pelo SIG, foi o prefeito, o chefe do Executivo lembrou das problemáticas da capital, e disse estar ciente das dificuldades que serão enfrentas para as suas resoluções.
“Manaus nunca teve planejamento, temos todos os tipos de problemas: trânsito, transporte, distribuição de serviços, ambientais, e o SIG é uma ferramenta maravilhosa que nos norteará para um futuro onde a população terá qualidade de vida. A partir desse momento a tarefa de administrar será mais fácil, Manaus deixará de ser uma cidade clandestina”, desabafou

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar