Pesquisar
Close this search box.

Pomerode, um pedaço da Alemanha

Pomerode, um pedaço da Alemanha

É possível fazer turismo na Alemanha sem sair do Brasil? Sim, basta dar um pulo em Pomerode, em Santa Catarina, onde a tradição alemã está presente em todos os cantos da cidade. Situada no que costumam chamar de “Vale Europeu”, ela representa muito bem a cultura, música, dança e uma variada gastronomia alemã. E, assim como a maioria das cidades da Região Sul, está tomando todo o cuidado possível para preservar a saúde dos moradores e dos turistas nestes tempos de pandemia.

Fazer turismo em Pomerode é sempre cativante. As tentações são muitas durante as quatro estações do ano. Além das Festas e Feiras, os turistas podem apreciar belas paisagens recortadas pela natureza. Quem preferir alimentar a mente pode conhecer um pouco mais da história dos antepassados através dos museus e das praças.

E nessa passagem pela cidade não há como deixar de realizar um passeio com os carros de mola puxados a cavalo, com decoração típica. Impossível é não ceder às tentações da culinária local e apreciar as delícias da mesa, como as cucas, doces, o chope artesanal e o famoso marreco recheado. E ainda tem o artesanato, porcelanas, decorações e produtos têxteis.

Além da coreografia e a beleza dos trajes dos grupos, a cultura é vivenciada por meio dos 16 Clubes de Caça e Tiro, que preservam as tradições  por meio das festas de Rei e Rainha das Sociedades, como nas demais comemorações.

O município de Pomerode está localizado no Médio Vale do Itajaí, região centro-norte de Santa Catarina. Sua distância de Florianópolis, a capital do Estado, é de 162 km por meio rodoviário.Com pouco mais de 30 mil habitantes, Pomerode tem nos seus portais de entrada um dos principais atrativos turísticos. O Portal Turístico Sul é considerado o símbolo da cidade e foi construído exatamente para dar boas vindas aos visitantes. O Portal Wolfgang Weege (Portal Norte) foi Inaugurado no ano de 2000, em comemoração aos 41 anos de emancipação política de Pomerode e aos 25 anos das Malhas Malwee.

O Pórtico do Imigrante Wolgang Weege hoje guarda a saída Norte da cidade, rumo a Jaraguá do Sul. A construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia entre 1720 e 1945. Após a 2ª Guerra Mundial, Stettin foi integrada à Alemanha Oriental e atualmente faz parte da Polônia.

Pomerode, no entanto, é muito mais que um destino turístico preparado para receber os visitantes. É um pedacinho da Alemanha que faz o maior esforço para encantar a todos com orgulho, simplicidade e cultura.

SUPER NINTENDO

O Universal Studios Japan inaugura a primeira Super Nintendo World do mundo no próximo dia 4 de fevereiro de 2021. A área visa ser altamente temática e envolvente com os mundos, personagens e aventuras da Nintendo, onde os visitantes poderão brincar dentro de seus jogos favoritos. O Super Nintendo World será a primeira área de vários andares dentro de um parque temático. Lá, ficarão o Castelo de Peach e o Castelo de Bowser. A área terá atrações e passeios temáticos de Mario Kart e Yoshi, além de restaurantes, lojas e outras experiências encontradas no universal Studios Japan.

NA BAHIA

A Accor Hotels assinou um contrato em parceria com a Own Management para a chegada de um novo hotel na Bahia. O meio de hospedagem é uma conversão da bandeira Conect Smart para a marca Ibis Budget, em Salvador, marcando, também, a primeira unidade da marca na capital baiana. O hotel tem previsão de abertura para este inicio de ano, mas a mudança para Ibis Budget será finalizada em junho de 2021, após todas as adequações necessárias do produto à marca. O projeto de 118 apartamentos terá espaço para academia, business, coworking, Beer Wall e salas de reunião.

PREJUÍZO

O estado de São Paulo, um dos destinos mais procurados pelos viajantes brasileiros, perdeu mais de 16 milhões de turistas por conta da pandemia da covid-19. Os dados fazem parte do “Balanço econômico do turismo paulista 2020 e perspectivas para 2021/2022”, da Secretaria de Turismo, elaborado pelo do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). Desse total, mais de um milhão eram estrangeiros e os demais 15 milhões viriam de outros estados ou seriam os paulistas. Com a queda, São Paulo vai fechar o ano com 27,8 milhões de turistas, dos 46 milhões esperados.

CANCELADA

A MSC Cruzeiros informou que a demora na aprovação para a operação de cruzeiros marítimos no Brasil a forçou a cancelar as viagens planejadas para a temporada 2020/2021. Considerando esta postergação e o tempo mínimo necessário para a companhia preparar toda a sua operação, como logística, mobilização, testes e embarque da tripulação, abastecimento de provisões e a implementação de seu protocolo de saúde e segurança líder do setor, a empresa não conseguiria iniciar as operações até meados de fevereiro, no mínimo, sendo que a temporada está prevista para terminar em março.

DIGITAL

O Governo do Estado do Rio de Janeiro acaba de lançar a plataforma “Rio, o seu melhor presente”. O site criado pela Secretaria de Turismo em parceria com o jornal O Globo e apoio da Fecomércio, Sesc RJ e Senac RJ, visa promover a retomada do turismo fluminense, estimulando os prestadores de serviços turísticos a concederem descontos aos visitantes. O turismo teve no ano de 2021, 22% de crescimento, praticamente não tivemos baixa temporada, a ocupação hoteleira foi alta e o Réveillon e o carnaval foram sucessos de público.

VIRACOPOS

Até 4 de janeiro, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), terá uma operação especial de fim de ano, para receber em segurança cerca de 528 mil passageiros. Estão previstos 3.842 pousos e decolagens. Viracopos vai ampliar os processos de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros, além de continuar com a medição de temperatura antes do embarque. Funcionários com o colete “Posso Ajudar?” vão orientar passageiros no saguão sobre os cuidados para evitar aglomeração e manter o uso de máscara durante todo o tempo.

MACEIÓ

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou, em novembro, o fluxo de 138.971 passageiros que embarcaram e desembarcaram na região metropolitana de Maceió. Este é o maior número registrado pelo terminal aeroportuário, superando até mesmo os três meses anteriores à pandemia, representando 90% do volume registrado no ano passado. Comparado com outubro, o crescimento em novembro foi de 35% na movimentação de viajante. Os indicadores destacam a retomada gradual da malha aérea do estado, que, hoje, conta com 19 diários e diretos, média, para demais aeroportos do Brasil.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar