Pesquisar
Close this search box.

Torres, onde os paredões enfrentam o mar

Torres, onde os paredões enfrentam o mar

Situado no extremo norte do litoral atlântico do Rio Grade do Sul, a pouco mais de 200 km de Porto Alegre, o município de Torres se destaca por ser a única praia do Estado em que sobressaem paredões rochosos à beira-mar. E por ter à sua frente a única ilha marítima do Rio Grande do Sul, a Ilha dos Lobos. Isso faz dessa cidade um destino turístico diferente e muito interessante.

Um dos locais mais procurados pelos visitantes é Parque da Guarita. O nome oficial é Parque Estadual José Lutzenberger e funciona como uma Unidade de Conservação Brasileira. Seu nome homenageia o ambientalista gaúcho que foi um dos incentivadores da sua criação. É constituído essencialmente por ecossistema costeiro, contando com a Praia da Guarita, porém na sua implantação foram criadas áreas reproduzindo outros ecossistemas da região. Possui cerca de 350 hectares.

 Outro ponto turístico é a Praia Grande. Com dois quilômetros de extensão, vai da barra do Rio Mampituba até o primeiro afloramento rochoso, que é raso e não tem nome. É a preferida para o banho de mar e onde ocorre a maioria dos eventos esportivos e shows a céu aberto no verão. A Praia do Meio ou Prainha, que se estende até o Morro do Farol, não é muito adequada para banhos, mas tem grande beleza natural. Parte dela é gramada, o que atrai muitos visitantes e moradores em passeios de fim de semana.

Praia da Cal  e o Morro das Furnas, cujo nome se deve á antiga presença de fornos de torrefação de conchas retiradas de sambaquis para fabricação de cal são outros atrativos. Assim como a Praia da Itapeva, logo depois do Parque da Guarita. É a única praia da cidade que permite o acesso de carros. A Lagoa do Violão, no centro da cidade, tem o formato do instrumento musical e é toda pavimentada e iluminada a sua volta. Por uma passarela, o visitante pode ver peixes, tartarugas e aves aquáticas.

A Praia do Molhes, de grande extensão, um dos recantos da cidade, costuma receber bom número de turistas todos os anos, mas é no verão que essa praia fica repleta de visitantes. É ideal para o banho e para o surf. A pesca também costuma ser praticada na região por alguns moradores.

A Ilha dos Lobos é a cereja do bolo de Torres. De formação de origem vulcânica, fica a 1.800 metros da praia e também é uma Unidade de Conservação, qualificada com Refúgio da Vida. Na ilha é proibida qualquer atividade de pesca, desembarque ou prática esportiva, como o surfe. O local é habitado por lobos e leões marinhos que o utilizam como descanso em suas rotas migratórias, bem como aves de várias espécies, inclusive oceânicas, além de corais e mariscos. A Ilha dos Lobos serve também como atrativo turístico dos barcos de turismo que circulam ao seu redor. (Colaboração de www.casadedoda.com.br)

CURSO

O Ministério do Turismo (MTur) firmou acordo com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para disponibilizar um curso online gratuito na área de atrativos naturais e culturais para guias de turismo cadastrados no Cadastur. As inscrições estão previstas para março. Serão dois cursos ofertados pelo MTur para cada região do país com carga horária de 200h, sendo 40 horas de aulas práticas e o restante no formato EAD (Ensino a Distância), com aulas teóricas. Os detalhes sobre o período de inscrições serão divulgados nos próximos meses.

PITANGUI BEACH

O GR Group anunciou o lançamento do Pitangui Beach Resort em Natal (RN) em fevereiro. O estabelecimento será construído em uma área de 15,5 mil m² na praia de Graçandu. O projeto deve gerar 1,4 mil novas vagas de trabalho, diretas e indiretas, sendo 350 só na operação. Com Valor Geral de Vendas (VGV) de cerca de R$ 150 milhões, o empreendimento é o primeiro projeto de incorporação imobiliária do GR Group no Nordeste, além de ser o primeiro estabelecimento greenfield de multipropriedade em Natal. Será o primeiro empreendimento projetado para funcionar como uma verdadeira casa de férias.

NO YOUTUBE

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba está oferecendo mais uma importante plataforma digital de comunicação. Num trabalho compilado e detalhado, o circuito turístico está disponibilizando um exclusivo canal de Youtube. Neste conteúdo atualizado, turistas, agentes de viagens, organizadores de eventos e os mais variados profissionais terão à disposição as principais atrações que essa maravilhosa região turística oferece, além de informações, vídeos, notícias e os principais serviços de turismo.

VOEPASS

A Voepass Linhas Aéreas – que, no ano passado, decidiu reforçar sua participação na região Norte do País – anunciou que, em codeshare com a companhia mato-grossense Asta Linhas Aéreas, está disponibilizando passagens para cinco novos destinos no Mato Grosso. As operações estão previstas para iniciar no próximo dia 15 de fevereiro. Os destinos contemplados são: Cuiabá (CGB), Juína (JIA), Tangará da Serra (TGQ), Lucas do Rio Verde (LVR) e Nova Mutum (DNM). Com exceção de Nova Mutum, todos os destinos já estão com passagens disponíveis.

PREFERIDO

A Decolar realizou um levantamento sobre as preferências dos estrangeiros para esta temporada de férias e a Argentina se consolida como o principal mercado emissor de turistas do País. Segundo dados, Rio de Janeiro é o destino mais procurado pelos viajantes do país vizinho, com destaque para a capital, que lidera desde o ano passado, se consolidando como um dos destinos brasileiros mais buscados. Foz do Iguaçu é o segundo destino mais procurado pelos hermanos, conforme mostra o estudo da Decolar, motivado, também, pela proximidade com o país.

ELEITO

No último dia 16 de dezembro foi eleita a nova diretoria executiva da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo. A diretoria é composta por: Presidente-Márcio Santiago de Oliveira, Vice Presidente – Julio Cesar de Moraes, Vice Presidente Secretário-Michael Coleman, Vice-Presidente de Administração- Mauro Moraes de Baptista, Vice-Presidente de Novos Negócios-Leonardo Carvalho e Vice-Presidente de Mkt – Leonardo Camanzi. Conselheiros Fiscais: Fernando Longo e Carlos Aberto Lopes Pinto. Márcio Santiago substitui José Antonio Saud.

MUDANÇA

A WTM Latin America anunciou que, a partir do próximo dia 15, contará com um novo diretor. Simon Mayle assumirá a posição com o objetivo de realizar a nona edição do evento com foco na qualidade de entrega frente aos novos desafios que o mercado possui. Luciane Leite, que ocupou o cargo por quatro anos, segue para novos desafios. O profissional está na Reed Travel Exhibtions desde 2010 e possui papel fundamental na expansão de portfólio do evento ILTM, que antes tinha os eventos de Cannes e Xangai; hoje contempla oito eventos em todo o mundo.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar