Pesquisar
Close this search box.

Passando a casa a limpo!

Em alguns estados do Brasil ainda se tem o hábito de dispor de uma pessoa para fazer as atividades domésticas, que não seja o próprio dono da casa. Nesse período atípico de isolamento social e com um inimigo invisível à nossa espreita, a higiene pessoal e de nossas casas passaram a ser mais criteriosas. No entanto, a ajuda proporcionada por esses “funcionários do lar” foi suspensa, pelo menos provisoriamente, até as coisas se amainarem. Sendo assim, arregacemos as mangas, estejamos munidos dos apetrechos de limpeza necessários e vamos à luta!

SANEANTES

São todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais). Os saneantes são importantes na higienização, pois, ao acabarem com a sujeira, possibilitam o não aparecimento de doenças.

SAPONÁCEO X “PODE VIM”

Há produtos que usamos na limpeza da casa, mas não sabemos, ao certo, o que são. O saponáceo é um produto derivado do sabão, só que potencializado. É mais indicado para limpar e polir metais brilhantes; o interior de pias de inox; maçanetas e puxadores de portas, por exemplo. Além disso, a substância é excelente para fazer faxinas mais pesadas, como limpar rejunte de banheiro, azulejos ou box. Existia uma famosa marca de saponáceo em pó chamada “VIM” e, na embalagem, estava escrito: “Pó de VIM”. Minha vó Elorah dizia que essa frase estava correta tão somente na embalagem, pois quando se chamava alguém, dizia-se: “Pode VIR”…e não “VIM”. Com esse e outros trocadilhos, minha sábia avó educadora ajudou-nos a tratar a língua portuguesa com zelo e bem-querer.

LIMPADORES X DESINFETANTES

Os limpadores servem para, literalmente, limpar, tirar toda a camada de sujeira que conseguimos enxergar e dar uma aparência mais agradável às superfícies. Por conseguinte, os produtos desinfetantes servem para matar e eliminar vírus, germes, bactérias que venham a ser os causadores de doenças. Sendo assim, os limpadores não têm a função necessariamente de desinfetar, mas podem fazê-lo parcialmente, a não ser que você compre um produto que limpe e desinfete ao mesmo tempo – nesses casos, deverá estar especificado na embalagem do produto quais são as suas funções. Então, notem, a limpeza elimina a sujeira e também remove alguns germes, mas

 é a desinfecção que realmente mata micro-organismos infecciosos que existem no local. Para ilustrar, observem alguns tipos de álcool e suas propriedades. O álcool a 70% é um produto desinfectante. Por outro lado, o álcool a 46% limpa, só que não desinfeta. Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar