Pesquisar
Close this search box.

Um caminho? Por quê?

Assim, feito a vida, são os idiomas. Por que insistirmos em um só caminho, por que acharmos que só possuímos uma possibilidade? A vida está aí para nos ensinar a termos uma visão holística de tudo que nos cerca, está aí para evitarmos caminhos que restrinjam nosso olhar, nossas opções, principalmente quanto ao conhecimento. Ampliar os horizontes é tão maravilhoso quanto libertador. As palavras, em sua maioria, agregam em si mais de um significado, isto é, a pluralidade semântica pode, muitas vezes, ser comparada com a vida e com suas bifurcações.

DANADO X LEVADO

Não foi uma ou foram duas vezes que me repreenderam por eu ter escolhido o adjetivo “danado” ao formular uma oração. Bem, como expressei acima, é interessante ter uma visão mais panorâmica da vida e não a ver de maneira limitada. O vocábulo “danado” encerra dezesseis entradas no dicionário, isto é, dezesseis significados e possibilidades diferentes de entendimento. Escolhi cinco delas para exemplificar. Vamos a elas. “Danado. Adj. 01. Amaldiçoado, condenado. 03. Furioso, zangadíssimo. 07. Levado, travesso. 09. Bras. Inteligente, hábil, jeitoso, esperto. 11. Bras. NE. Pop. Equivale a muito, a algo extraordinário.” Percebam que estamos diante de várias possibilidades semânticas e que não estarei, necessariamente, “amaldiçoando” (a menos que queira) alguém se adjetivá-lo de “danado”. 

ATAZANAR X ATEZANAR

Os dois estão corretos e são sinônimos quando significarem “torturar, mortificar” (sentido figurado) e “apoquentar”. Mas há quem critique ao escutar a segunda forma, no entanto ambas são aceitas e dicionarizadas. Estranheza também pode ocorrer com os verbos “estalar” e “estralar”, igualmente acertados e de valor semântico equiparável.

ENTONAR X ENTOAR

Em alguns aspectos são sinônimos, sim, e saibam que há nove possibilidades de sentidos, mas, dessa vez, vou deixá-los à vontade para descobrirem, desvendarem. Por hora, me restringirei ao verbo “entonar” quando não se mostra como sinônimo de “entoar”. Vamos ver? “Entonar. 01. Erguer altivamente, ostentar majestosamente (a fronte). 02. Mostrar-se altivo, arrogante, soberbo, ensoberbecer-se.” Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar