O hábito de reunir-se para as refeições voltou, e vemos com maior frequência famílias sentadas, interagindo, dialogando durante essas ocasiões em que tantos ensinamentos podem ser transmitidos, problemas podem ser minimizados ou solucionados. Hoje trarei algumas preposições, mas, antes, saberemos o que são preposições. 

SENTAR NA MESA X SENTAR À MESA

Preposição é a classe de palavras que conecta elementos entre si, é invariável e estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga. Definição devidamente posta, vamos aos exemplos acima. Notem que ambos existem, mas é a preposição que definirá a semântica, o sentido de cada oração. Sentar no balcão ou na mesa é sentar em cima do balcão ou em cima da mesa. Sentar ao balcão ou à mesa é sentar próximo do balcão ou próximo da mesa. 

QUEM EU GOSTO X DE QUEM EU GOSTO

Alguns verbos pedem, necessariamente, preposição, sendo assim, a falta desse conectivo compromete o bem-falar e o bem-escrever daquele que profere o conteúdo. Ex: 1. “Esse é o autor de quem eu gosto” (prep. “de”). 2. “Minha mãe é uma das pessoas em quem confio” (prep. “em”). 3. “Essas são as orquídeas a que me refiro” (prep. “a”).

IR NO BANHEIRO X IR AO BANHEIRO

Opostamente a “sentar na mesa” e “sentar à mesa”, aqui somente uma das orações está correta. Tem-se que lutar contra o “piloto automático”, evitando a forma reiterada “ir no banheiro”, e eleger a preposição correta, qual seja, “ao”. A preposição “no” também tem o sentido de “dentro”, já a preposição “ao” tem o sentido de “para” ou “em direção a”. Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email