Parintins realiza mutirão de lábios leporinos em setembro

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se mantém como referência no tratamento de pacientes de lábios fissurados do Baixo Amazonas e programou para 14 a 19 de setembro de 2015 mais um etapa de mutirão de cirurgia de lábios leporinos. As intervenções cirúrgicas acontecem em uma parceria entre a Prefeitura da Parintins, Governo do Estado e ONGs internacionais.
De acordo com a secretária da Semsa, Rainez Rocha, os pacientes que realizaram todos os procedimentos e que precisam fazer a cirurgia de acabamento estético podem agendar seu tratamento, bem como os pacientes que ainda não passaram por nenhuma intervenção cirúrgica são chamados a fazer o cadastro na Secretaria de Saúde para receberem o benefício. “Podem procurar o setor de serviço social. Se for menor trazer a certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão do SUS”, explicou Rainez.
A secretária Rainez Rocha ressaltou que Parintins inovou na administração do prefeito Alexandre da Carbrás quando em 2013 ousou em fazer parceria com ONGs nacionais e internacionais para que o município pudesse ser referência como pólo de tratamento de pacientes de lábios fissurados. “Em novembro de 2013 o prefeito Alexandre da Carbrás abraçou a idéia e realizou 87 casos de pacientes que apresentavam fissura de lábios, fissuras de palato, e que foram reabilitados. Em maio de 2014 realizamos mais uma etapa com total apoio da Prefeitura para atender, não somente os de Parintins, mas de outros municípios do baixo Amazonas e até do entorno de Manaus que tiveram acesso ao procedimento oferecido”, frisou.
Rainez Rocha destaca que partindo da iniciativa da administração municipal o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Saúde (Susam) se propôs a ser parceiro do município, uma vez que Parintins se destacou como referência no tratamento de lábios leporinos.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email