Pesquisar
Close this search box.

Parintins realiza mutirão de lábios leporinos em setembro

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se mantém como referência no tratamento de pacientes de lábios fissurados do Baixo Amazonas e programou para 14 a 19 de setembro de 2015 mais um etapa de mutirão de cirurgia de lábios leporinos. As intervenções cirúrgicas acontecem em uma parceria entre a Prefeitura da Parintins, Governo do Estado e ONGs internacionais.
De acordo com a secretária da Semsa, Rainez Rocha, os pacientes que realizaram todos os procedimentos e que precisam fazer a cirurgia de acabamento estético podem agendar seu tratamento, bem como os pacientes que ainda não passaram por nenhuma intervenção cirúrgica são chamados a fazer o cadastro na Secretaria de Saúde para receberem o benefício. “Podem procurar o setor de serviço social. Se for menor trazer a certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão do SUS”, explicou Rainez.
A secretária Rainez Rocha ressaltou que Parintins inovou na administração do prefeito Alexandre da Carbrás quando em 2013 ousou em fazer parceria com ONGs nacionais e internacionais para que o município pudesse ser referência como pólo de tratamento de pacientes de lábios fissurados. “Em novembro de 2013 o prefeito Alexandre da Carbrás abraçou a idéia e realizou 87 casos de pacientes que apresentavam fissura de lábios, fissuras de palato, e que foram reabilitados. Em maio de 2014 realizamos mais uma etapa com total apoio da Prefeitura para atender, não somente os de Parintins, mas de outros municípios do baixo Amazonas e até do entorno de Manaus que tiveram acesso ao procedimento oferecido”, frisou.
Rainez Rocha destaca que partindo da iniciativa da administração municipal o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Saúde (Susam) se propôs a ser parceiro do município, uma vez que Parintins se destacou como referência no tratamento de lábios leporinos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar