Pesquisar
Close this search box.

Presidente da FIEAM na Worldskills São Paulo 2015

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, esteve durante todo o dia desta quarta-feira, 12, no complexo do Anhembi Parque, São Paulo, para prestigiar a participação dos aproximadamente 1.200 alunos na Worldskills, maior competição de educação profissional do mundo. Silva foi até os stands da área tecnológica de moda e criatividade, local onde o aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), Maurício Duarte, tem o desafio de demonstrar habilidades técnicas em vitrinismo, executando suas atividades com padrão de qualidade mundial.
“Pela primeira vez estamos na competição internacional do aprendizado técnico, fruto da dedicação de todos os profissionais do SENAI Amazonas que estão aplicados na missão de formar profissionais de excelência para a nossa indústria. A expectativa é que essa participação seja a primeira das muitas que estaremos representando o ensino do SENAI Amazonas na Worldskills”, disse Silva.
No primeiro dia de prova, Maurício realizou o planejamento de uma vitrine infantil com o tema “games”. Os 11 competidores da ocupação vitrinismo (Suécia, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Holanda, Índia, Cingapua, Hong Kong, Macau, Letônia e Brasil) deverão desenhar a vitrine e criar um mood board (painel de referência visual para representar o projeto).
“Vamos trabalhar com o tema infantil e terei 20 horas para desenvolver a vitrine de acordo com as especificações propostas pelos experts da Worldskills. O primeiro dia é destinado à criação do projeto de vitrine e o painel de inspiração para o público de 4 a 10 anos. A execução já inicia no segundo dia quando precisarei entregar a pintura da parede, revestimento de piso e apresentação do projeto. No terceiro dia criarei adereços e no quarto dia é a instalação completa da vitrine”, explica o competidor amazonense.
O competidor foi medalha de ouro nesta ocupação na Olimpíada do Conhecimento de Belo Horizonte (MG), em 2014, e em maio deste ano teve contato com duas competidoras do mundial (Finlândia e Holanda), na Olimpíada da Finlândia, ficando com a medalha de prata, perdendo para a anfitriã do evento. Nos últimos meses, Maurício realizou treinamentos em diversas cidades brasileiras que tem referência em vitrinismo.
A profissão vitrinista engloba os conhecimentos em moda, mercado, marketing, marcenaria, pintura, informática e iluminação. O objetivo da atividade do vitrinista é elevar as vendas da loja atendida, por meio de distribuição harmoniosa de vitrines e displays no interior de shoppings e lojas de departamentos.
O evento ocorrerá durante quatro dias, de 12 a 15, numa área superior a 213 mil metros quadrados do Anhembi que envolve o Pavilhão de Exposições, Palácio das Convenções e Sambódromo, espaços onde ocorrem as disputas em 50 ocupações industriais e de serviços.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar