Pesquisar
Close this search box.

Para Dilma, tudo pronto para Copa

A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que estádios e aeroportos para a Copa do Mundo estão “encaminhados” e que o evento será “um sucesso”. “Os estádios estão encaminhados, os aeroportos estão encaminhados. Acho que a Copa do Mundo no Brasil tem todas as condições para ser um sucesso”, disse a presidente durante entrevista coletiva em Jati (CE), onde visitou obras de transposição do rio São Francisco.
Reportagem da Folha de S.Paulo de ontem mostrou que, a 30 dias da estreia do Mundial, apenas 41% de 167 intervenções previstas estão prontas. Em aeroportos/portos, o percentual de conclusão é de 49%, em estádios, de 79%. Na entrevista, Dilma não comentou a situação das obras prometidas e que não ficarão prontas em tempo.
Sobre a possibilidade de haver protestos durante o Mundial, Dilma afirmou que quem quiser poderá se manifestar, mas sem prejudicar o evento esportivo. Disse que as forças policiais garantirão que o evento ocorra com “segurança” e “pacificamente”.
“O Brasil é um país democrático. Se as pessoas quiserem protestar, podem perfeitamente. Mas democracia não significa vandalismo nem tampouco um prejuízo para o conjunto da população”, afirmou.
Segundo Dilma, a “parte expressiva da população” que deseja usufruir do torneio não terá seu direito prejudicado. “Nós aproveitamos a Copa quando ela é em outros países. […] Então a garantia para essas pessoas que adoram a Copa a vejam, nós iremos dar integral”, afirmou.
A presidente disse ainda que haverá “um problema de atitude e de postura” se os estrangeiros e brasileiros que quiserem aproveitar o Mundial forem prejudicados.
Afirmou que os brasileiros são sempre bem recebidos quando assistem a outras Copas do Mundo no exterior, e que por isso também deverão “receber bem e tratar bem todos aqueles que vierem aqui comemorar”.
“Acho que é uma postura que é necessária que tenhamos todos e isso vai ser um critério para ver como esse país é capaz de receber bem, como é capaz de garantir uma festa dessa proporção, que não é uma festa para alguns poucos, é uma festa para todos os brasileiros.”

Críticas
Em visita às obras de transposição do rio São Francisco ontem, a presidente Dilma Rousseff criticou a falta de planejamento do governo de São Paulo para evitar uma crise de desabastecimento de água e mandou um recado à oposição.
“Acontece uma coisa engraçada no Brasil, não sei se vocês já notaram. Quem nunca fez desanda a cobrar de quem fez”, disse a presidente a jornalistas após visitar obras do túnel Cuncas 2, em São José de Piranhas, na Paraíba.
“O São Francisco, queridos, é o rio que beneficia mais a população nordestina e vai garantir uma diferença de qualidade. Principalmente quando nós estamos vendo hoje uma situação muito difícil sendo passada no Estado mais rico da Federação, São Paulo, que é a falta de água no reservatório da Cantareira”, disse a presidente.
O nível do sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e municípios da Grande São Paulo, vem batendo recordes de menor volume de água e caiu nesta terça-feira para 8,6% de sua capacidade. Após o início da crise em São Paulo, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu entregar obras para utilização do chamado “volume morto”, para elevar o nível de aproveitamento da água no Cantareira.
Sem citar nominalmente o governador tucano, Dilma disse que o governo federal se planejou contra a seca no Nordeste, o que não teria ocorrido em São Paulo. “Você veja que o Nordeste tem esse mérito. Ele teve essa consciência e esse planejamento”, afirmou.
O projeto de transposição do rio São Francisco, que visa combater os efeitos da seca no Nordeste, estava previsto inicialmente para ser concluído em 2012. Após atrasos nas obras, a conclusão foi remarcada para dezembro de 2015.
Dilma afirmou nesta terça que parte das obras ficará pronta ainda neste ano. Ainda nesta terça, a presidente visitará obras da transposição do São Francisco em Jati (CE) e em Cabrobó (PE).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar