Pesquisar
Close this search box.

País exportou US$ 26.3 bilhões em serviços no ano passado, aponta Mdic

A queda nas exportações de serviços foi de 8,8% em 2009, baque mais suave do que o sofrido no setor de bens, que foi de 22,7%. Segundo informou ontem o Mdic (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), o volume chegou a US$ 26.3 bilhões no ano passado.
Por sua estabilidade, o setor passou a representar uma fatia maior do total de exportações brasileiras. Em 2009, foi responsável por 14,7% do total de exportações, ante 12,7% em 2008. Há uma expectativa crescente para exportações e, sobretudo, importações de serviços para 2010, o que deve resultar em deficits maiores no setor.
Serviços técnicos especializados, nas áreas de tecnologia da informação, medicina, advocacia, contabilidade e engenharia, por exemplo, puxam a lista das exportações. As importações de serviços feitas pelo Brasil estão concentradas em transportes, na forma de fretes, e viagens de brasileiros para o exterior, em função do câmbio.
Segundo o estudo intitulado “Panorama de Comércio Internacional de Serviços”, o segmento de serviços é responsável no Brasil por 68,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e 70% dos empregos formais.
A atuação de pequenas e médias empresas na exportação de serviços surpreendeu o governo. Esse segmento foi responsável por 11,4% das exportações, em contraste com a baixa participação das empresas de porte pequeno na exportação de bens. Em 2009, houve a participação de 65 mil pessoas físicas nessa modalidade de comércio.
De acordo com o secretário de Comércio e Serviços do ministério, Edson Lupatini, essas pequenas empresas atuam com pouco investimento e conseguem alta remuneração na venda de serviços. O ministério está estudando formas de dar um tratamento de exportadores a esses micros atores, de forma que tenham direito a incentivos, como fiscais e cambiais.
“A exportação de serviços demonstra claramente a possibilidade de termos maior inserção internacional por essas pequenas empresas e por meio dessas pessoas físicas”, concluiu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar