Pesquisar
Close this search box.

Osteria del Nonno agrada os amantes das massas

Ristoranti, taberna e trattoria são palavras italianas, de ambientes onde se servem alimentos, já conhecidas no Brasil. Mas e osteria? Já ouviu falar? Desde março do ano passado Manaus tem a Osteria del Nonno, no Centro, um espaço onde os amantes das massas mais tradicionais se encontram para horas de prazer.

Na antiga Roma seriam lugares de hospitalidade onde as pessoas iam para comer e beber vinhos.

“Trago o conceito de ser um lugar pequeno, com espaço para poucas pessoas e que sirva comida com um toque caseiro, boa parte artesanal”, explicou Rodrigo Caminha, proprietário da osteria.

Rodrigo possui uma empresa que trabalha com cartão de crédito localizada num prédio, na rua Dr. Machado, 65. Aproveitando que a área do térreo estava sendo subutilizada, resolveu empreender na gastronomia.

“Sempre gostei de fazer comidas, especificamente massas, tanto que fui aprender ainda mais, com o chef Renan Silva, num restaurante italiano, em São Paulo, exatamente para ter certeza do que estava servindo para meus clientes”, contou.

De volta a Manaus, Rodrigo pesquisou e verificou que não existia nenhum estabelecimento gastronômico se apresentando como osteria. Surgiu a Osteria del Nonno. Nonno é avô, em italiano.

“A ideia é que seja um ambiente familiar, onde o cliente venha para curtir, se deliciar com as massas, mas que esse não seja o seu foco, mas sim no momento de estar ali, com a família, ou com amigos”, disse.

Chef internacional

Rodrigo, literalmente, põe a mão na massa quando se trata de produzir as pizzas. Chega a assar 120 unidades por dia, tanto para servir presencialmente quanto pelo delivery. Quando chega a vez das demais massas, entra o chef colombiano Christian Lozano. Da sua cozinha saem bruschettas, raviolis tostatis, tábuas de frios, crostinis al pomodoro e parmigiano, carbonaras, rigatons, lasanhas, rondeles, nhoques, e spaghettis.

Ravioli de tomate seco, um dos pratos que mais faz sucesso na casa – Foto: Divulgação

“Me formei, em 2008, na Politécnica Internacional, de Bogotá, e desde então ganhei o mundo. Já trabalhei em restaurantes na Colômbia, Espanha, Peru, Argentina e Estados Unidos (no restaurante da cantora cubana Gloria Estefan). Estou no Brasil há dois anos”, revelou o chef.

“Minha especialização são a gastronomia italiana, francesa clássica, peruana, tailandesa e vietnamita. Aqui na Osteria todo o cardápio é italiano, somente massas, mas não utilizamos trigo em nenhum dos pratos, apenas sêmola, que é uma farinha muito mais pura do que o trigo porque não passa por processos industriais. Para quem tem o paladar mais apurado, isso faz toda a diferença. E nossos molhos são completamente artesanais, preparados com tomates e ervas”, afirmou.

Um dos pratos que mais faz sucesso na casa é o ‘Ravioli de tomate seco’, recheado com mussarela de búfala e manjericão no molho de tomate da osteria.

Quanto à sobremesa, o Tiramisú é imbatível. Tipicamente italiana, consiste em camadas de biscoitos champagne embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone, mais creme de leite, ovos, açúcar, vinho do tipo Marsala, polvilhadas com cacau em pó e café.

Tiramisú, sobremesa tipicamente italiana – Foto: Divulgação

“Já a pizza mais solicitada é a Diavola (massa artesanal del Nonno maturada por 48h, molho de tomate da casa, mussarela, pepperoni e manjericão, finalizada com um fio de mel)”, lembrou Rodrigo.

Sucesso das pizzas     

Diavola, a pizza mais solicitada – Foto: Divulgação

A Osteria del Nonno abre suas portas de terça-feira a domingo, de 11h30 às 14h30 e das 17h30 às 22h. Às quintas, Felício e seu piano tornam o ambiente ainda mais agradável. O músico também realiza performances com um violino. Aos sábados é a vez da DJ Laila dar o seu show.

O espaço tem capacidade para 48 pessoas sentadas. A rua Dr. Machado, na realidade uma ruela, é tranquila e nas noites apresenta vários espaços para estacionamento.

“Quando abri a casa, disponibilizei uma gama de massas, mas a pizza se sobressaiu e hoje são as mais solicitadas. Nosso cardápio (delnonno.co/menu) dispõe de doze variedades, Margherita, Calábria, Parma, Pesto, Campi Verde, todas com as massas preparadas por mim, maturadas por 24h e com os mais variados ingredientes de qualidade: mussarela de búfala, mascarpone, gorgonzola, parmesão, brie, creme de ricota, pepperoni, calabresa artesanal, presunto de Parma”, listou.

“Além dos ingredientes especiais que utilizamos, boa parte dos itens são artesanais, o que torna o ambiente da osteria ainda mais familiar”, completou Christian.

Quem quiser conhecer melhor os produtos da Osteria del Nonno pode visitar suas redes sociais. Informações e delivery: 9 9354-9172.

“Nosso público é diversificado, da criança ao senhor de idade, que vem degustar alguns vinhos de nossa carta; aos casais, que querem se divertir com as músicas. Penso que era esse o espírito das osterias da antiga Roma”, finalizou Rodrigo.         

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar