Pesquisar
Close this search box.

Opinião – Frente & Perfil – Um governo em apuros

Opinião – Frente & Perfil – Um governo em apuros

Não há como negar que, com a Operação Sangria, desencadeada ontem pela Polícia Federal, com apoio de outros órgãos de fiscalização, o governo Wilson Lima (PSC) fica numa situação delicadíssima. Ele próprio foi alvo de busca e apreensão em sua residência e no gabinete. Também recebeu a visita de policiais no hotel onde estava, em Brasília, e foi obrigado a entregar o próprio celular e um tablet a eles. Quando ocorre uma situação assim, que atinge diretamente o mandatário, ele fica sob suspeição da população, que tende a comprar a versão construída pelas autoridades policiais. Portanto, o governador está diante de seu maior desafio: garantir a própria sobrevivência no cargo, diante de um turbilhão de acusações que certamente se sucederão, em pleno ano eleitoral. De cara, quando projeto político do grupo liderado por ele fica prejudicado este ano e os candidatos tenderão a passar bem longe de sua figura, o que o condena a um certo ostracismo bem ruim para quem sonha com a recondução em 2022.

INTERNADO

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), contraiu a Covid-19 justamente no momento em que deixou o seu isolamento para participar de eventos e reuniões públicas. Está no Hospital Adventista de Manaus, em um apartamento, inspirando cuidados da equipe médica por causa da idade avançada – 74 anos – que o coloca no grupo de risco para a doença.

DIA DE CÃO

A internação do prefeito e a operação da Polícia Federal, que ocorreram quase ao mesmo tempo em Manaus, fizeram com que a cidade ocupasse espaços generosos no noticiário nacional e internacional. Entre os políticos locais, a expressão “dia de cão”, que remete a um famoso filme norte-americano, foi muito utilizada ao longo de todo o dia de ontem.

BONS NÚMEROS

Com mais cinco projetos na pauta complementar, a primeira reunião virtual do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, realizada ontem, aprovou investimentos de R$ 1,639 bilhão, distribuídos por 55 projetos, dos quais 26 aprovados ad referendum, com previsão de geração de 3.113 empregos no período de até três anos. A 285ª reunião do Codam foi transmitida pela plataforma Teams, com a participação de 25 conselheiros, e pelo Youtube para todos os interessados.

ALERTA

Uma área verde que pertence à Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), localizada no Distrito Industrial 2, zona Leste de Manaus, foi invadida e está sendo alvo de desmatamento e queimadas. A denúncia foi apresentada pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), durante discurso ontem, na sessão plenária virtual Assembleia Legislativa do Amazonas.

OPORTUNIDADE

Em pronunciamento durante a sessão virtual de ontem, o deputado Adjuto Afonso (PDT) chamou a atenção dos micro e pequenos empreendedores para a abertura do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, da Receita Federal, que destina a pessoas jurídicas, optantes pelo Simples Nacional, linha de crédito para apoio durante o período de pandemia causado pelo Covid 19.

BERLINDA

Nove prestações de contas de jurisdicionados da administração direta e indireta do estado estão entre os processos a serem julgados hoje pelo Tribunal de Contas do Estado, entre elas as do ex-prefeito de Urucará, Fernando Falabella, de 2011; do ex-secretário adjunto da Secretaria de Educação, José Augusto de Melo Neto, de 2015 e do vereador José Airton Siqueira, durante a presidência da Câmara Municipal de Carauari, em 2018.

POSITIVO

A atenção do Governo do Estado para com o setor pecuário, através da Secretaria Estadual de Produção Rural, passa pela busca de melhoramento genético dos rebanhos por meio de ação realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Os resultados positivos estão sendo comemorados a partir da região de Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré (distante 390 quilômetros de Manaus).

ADIOU

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas adiou o início da segunda etapa da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa” em 41 municípios das calhas dos rios Amazonas e Solimões, em razão da pandemia do novo coronavírus. O novo período da campanha será de 1° de agosto até o dia 15 de setembro deste ano. 

FRASES

“A instalação de novas empresas na Bacia do Médio Amazonas é positiva, e pode trazer incontáveis benefícios socioeconômicos à região. Mas não pode existir uma paralisação nas atividades. A Petrobras deve manter as atividades até a efetiva transferência à empresa, que adquirir os direitos de exploração na localidade.” Mayara Pinheiro (Progressistas), deputada estadual

“Creio que a Polícia Federal colocou um agente para assistir  nossas reuniões e seguir o que a gente ia descobrindo, porque todo mundo que deu seu depoimento na CPI ou que foi convidado, está preso.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar