Pesquisar
Close this search box.

Ópera ‘moto-contínuo’’ no 23º FAO

Uma inventora recebe a visita de um homem, no Centro da Terra, que pede a construção de uma máquina que pode se mover eternamente. Mais do que ficção científica, a ópera “moto-contínuo”, do compositor Piero Schlochauer, que encerrará o Festival Amazonas de Ópera (FAO), no dia 20 de junho, trata de algo mais profundo. Neste ano, o FAO será realizado em formato on-line, entre os dias 6 e 20 de junho, pelo canal do Youtube do FAO (festivalamazonasdeoperafao) e redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, o festival está sendo produzido inteiramente com verba da iniciativa privada.

Com libreto de Beatriz Porto, Isabela Pretti e do próprio Piero, “moto-contínuo” é uma ópera de ato único, com cerca de 30 minutos de duração, escrita para um quinteto de sopros (flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote), tímpano e dois percussionistas, e terá a participação da Amazonas Filarmônica, com os solistas Juliana Taino (mezzo-soprano) e Erick Souza (barítono).

Um moto-contínuo, que dá nome a obra, é uma máquina hipotética que utilizaria a energia de seu próprio movimento indefinidamente. Uma máquina impossível, uma vez que sua ideia viola leis da termodinâmica.  “A invenção em si, o moto-contínuo, foi uma das últimas ideias a serem discutidas. Os impulsos e as ânsias das personagens em cena vieram primeiro e foram os elementos norteadores da construção da narrativa”, pontua o compositor.

Piero ressalta que a ópera inteira se estrutura num diálogo ininterrupto entre a inventora e o homem que a visita. Apesar de passar a impressão de ficção científica que poderia ter saído de um dos livros do escritor francês Júlio Verne, Piero garante que o ponto central da obra é outro.

A ópera foi encomendada especialmente para o FAO, experiência que o compositor classifica como “surreal”. Ele conta que conhece o festival há muitos anos, mas nunca imaginou ser convidado para participar. 

‘Literatura da Gente’ estreia segunda temporada

Foto: Divulgação

A segunda temporada do programa Literatura da Gente estreia neste domingo (13), às 10h no canal do YouTube. Com apresentação da escritora Márcia Antonelli a segunda temporada terá 19 episódios inéditos, com lançamento quinzenal, sempre aos domingos.

Márcia Antonelli passeia por cenários históricos e inusitados da cidade e entrevista escritores, poetas, compositores num bate-papo especial sobre a vida e carreira dos artistas. “Somos uma vitrine da cultura da nossa gente, a produção literária no Amazonas é muito vasta e o programa Literatura da Gente veio para oportunizar lançamentos e personalidades contemporâneos da nossa história”, acrescenta Antonelli. 

No mês do Orgulho, a estreia da produção de 2021 será com a entrevista do professor universitário Arcângelo Ferreira. 

Em formato talk-show, o programa surgiu em 2020 com recursos independentes no início da Pandemia, ao final deste ano, o projeto foi contemplado na categoria “Literatura”, pelo edital Conexões Culturais da Lei Aldir Blanc, financiado pela Fundação Manauscult em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus. A primeira temporada com 24 episódios, está disponível gratuitamente no canal do YouTube “Literatura da Gente” e podem ser assistidos pelo link http://bit.ly/3pqGxtK. 

Lançamento do livro “Silves, cidade risonha: antologia poética”

Foto: Divulgação

Neste sábado (12) às 20h, no auditório da Prefeitura Municipal de Silves, acontecerá o lançamento da primeira antologia poética de Silves, fruto de uma oficina realizada em abril de 2021, ministrada pelos poetas: Celdo Braga e Nelson Castro. 

Os textos foram produzidos na oficina por dezenove jovens silvenses, sob a inspeção e devidamente lapidados pelos professores e reunidos para compor esta antologia, que tem o título  “Silves cidade risonha: antologia poética”. No lançamento ocorrerá uma programação cultural reunindo música e poesia. 

EM CARTAZ

12 NOV 2021- 17h

Foto: Divulgação

Em posts no Instagram, o rapper manauara, K2 of Gold faz a chamada para o público assistir seu novo videoclipe. ‘The King Of The Northern Trap” é campeão do I Concurso de Rap Individual de Manaus 2016. Você pode conferir o lançamento pelo youtube do artista, pelo perfil K2 of Gold.

Ketlen Nascimento será atração do Sumaúma Park 

Foto: Divulgação

Neste sábado (12), data em que é comemorado nacionalmente o Dia dos Namorados, o Sumaúma Park Shopping recebe como atração a cantora Ketlen Nascimento, das 18h às 20h, na praça de alimentação do shopping com entrada gratuita. Composto por canções românticas, ela promete embalar os enamorados.

“Meu pocket show, com duas horas de duração, será composto por músicas de compositores como Roberto Carlos, Marisa Monte e Laura Pausini, por exemplo, entre outros da Música Popular Brasileira (MPB)”, adiantou ela.

Marisa Monte volta com “Calma”, após quase 10 anos

DCIM\100MEDIA\DJI_0108.JPG

Marisa Monte divulgou na noite desta quinta (10), “Calma”. A música integra o álbum de inéditas “Portas” que a cantora lança no dia de seu aniversário, 1º de julho.

A composição é de Marisa em parceria com Chico Brown, filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque.

Neste álbum, a cantora retoma a parceria de produção com Arto Lindsay, com quem já trabalhou em álbuns, como “Mais” (1991) “Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão” (1994), “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor” (2000).

Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar