‘O Corvo’ de Allan Poe no Festivalde Ópera

Um clássico em forma de ópera, uma ópera em forma de animação. O poema “O Corvo”, de 1845, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, foi adaptado para uma ópera de câmara pelo compositor brasileiro Eduardo Frigatti e estreará no Festival Amazonas de Ópera (FAO), no dia 13 de junho, às 19h, acompanhada de um filme animado. 

O compositor paranaense, que recentemente concluiu o doutorado em Composição pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo (USP), baseou-se na versão do poema de Poe traduzida por Machado de Assis. Frigatti compôs e também escreveu o libreto da obra, que vai contar com a Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas. 

“‘O Corvo’ é um clássico. Nesta liquidez do mundo contemporâneo, os clássicos são ancoradouros. A obra é uma reflexão sobre o luto. Há nas sociedades atuais um culto à juventude e ao hedonismo superficial – Carpe Diem à la fast food. A pandemia nos impôs uma reflexão sobre a morte. Por isso, ‘O Corvo’, um poema clássico, que resgata elementos da cultura clássica em sua técnica formal e trata de um tema universal”, comenta o compositor, sobre os motivos para adaptar a obra. 

A versão machadiana, de acordo com o compositor, foi a utilizada por ressaltar a narrativa do poema. “Há várias traduções excelentes para o português deste poema. Após ponderar entre algumas delas, decidi pela tradução (diria, recriação) de Machado de Assis. O drama é fundamental para uma boa ópera. Na tradução de Machado, o conflito interno do narrador é claro, e o crescimento de sua tensão até o final do poema é percebido com facilidade”. 

O primeiro grande desafio para adaptar a obra foi criar o libreto e extrair do poema um “arco dramático operístico”, explica Frigatti. “Um segundo desafio foi encontrar uma boa síntese entre o meu estilo pessoal e as demandas expressivas do texto. Todo som tem um potencial expressivo. É uma ‘equação’ complexa encontrar os sons que exprimam a expressividade que o texto demanda e dar-lhes uma forma no tempo, que mantenha o ouvinte atento e que também demonstre a minha assinatura composicional. Foram feitos vários esboços”, ressalta. 

Animação – A ópera “O Corvo” será a única a ganhar uma animação dentro do FAO. Para a adaptação do libreto, a direção do FAO convidou a roteirista Carolina Mestriner, e para a animação, Ana Luisa Anker (produção executiva e animação), Giorgia Massetani (direção de arte e desenhos), Renato Zecheto (animador e assistente de desenhos), Samantha Audi (animadora) e Fernando Chade de Grande (animador).

 FAO 2021 – A 23ª edição do FAO será realizada de 6 a 20 de junho, com óperas e concertos gravados, recitais transmitidos ao vivo, webinars e masterclasses on-line, entre outras atrações. Adiado por conta da pandemia de Covid-19 em 2020, o FAO será totalmente dedicado a compositores e intérpretes brasileiros.

Cantora amazonense lança campanha de financiamento coletivo para álbum de estreia

Foto: Divulgação

Em uma imersão artística de duas semanas, a cantora amazonense Gabi Farias visa produzir “Enchente”, seu álbum de estreia, com participações de vários artistas do cenário manauara. Para realizar a produção, a artista lança nesta terça-feira, 1º, uma campanha de financiamento coletivo com diversas recompensas aos apoiadores. 

“Vaquinha virtual”, como pode ser chamada a campanha, é uma forma independente de arrecadar financiamento para projetos de variados segmentos. Com a pandemia de Covid-19, foi uma das iniciativas que mais cresceu no último ano, ajudando artistas em todo Brasil a continuarem seus trabalhos. 

Para a cantora, é também mais uma oportunidade de mostrar a força e qualidade das produções realizadas por artistas nortistas. Segundo Gabi, a campanha ficará no ar por quarenta dias e todas as informações para contribuir podem ser acessadas nas redes sociais da cantora. 

Carros antigos em exposição

Continua até este domingo, dia 06 de junho, a superexposição de verdadeiras relíquias automobilísticas no Shopping Ponta Negra. A exposição tem trazido nostalgia aos apaixonados por carros antigos. Localizada na praça de eventos do centro de compras, a mostra traz onze modelos – dos mais clássicos, como Bugatti, Austin, MP Lafer, Opala, Gol e Fusca, aos  esportivos, como as réplicas do Porsche e Jaguar. A visitação é gratuita.

A coordenadora de marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, informa que a exposição está aberta durante todo o horário de funcionamento do centro de compras, até ete domingo. “É uma oportunidade para tirar fotos ao lado dessas preciosidades e mostrar às atuais gerações veículos que fizeram parte da nossa história”, comenta.

Exposições, feiras e apresentações em homenagem aos artistas de Parintins

Foto: Divulgação

O projeto “Dois amores, um lugar. Grandes nomes da nossa cultura”, que vai homenagear itens e artistas do Festival Folclórico de Parintins, começou esta semana, no Shopping Manaus ViaNorte, localizado na zona norte de Manaus.

A proposta é trazer um pouco das características da festa dos bois bumbás para Manaus e ainda unir com as tradições das festas juninas. Para isso, o centro de compras recebeu uma decoração especial temática e realizará apresentações musicais, feira de artesanato, exposições de fantasias dos bois e exposição homenageando artistas, o tradicional “Correio Elegante”, com entrega de mensagens românticas, além de ter barracas com comidas típicas e espaços Instagramáveis para fotos temáticas.

O shopping está homenageando grandes cantores que fazem sucesso na cultura do Amazonas, realizando uma exposição com imagens em tamanho real dos artistas Zezinho Corrêa (in memória), Klinger Araújo (in memória), Prince do Boi, Edmundo Oran, Davi Assayag, Arlindo Jr (in memória), Patrick Araújo, Junior Paulain, Roci Mendonça (in memória) e Márcia Siqueira.

O shopping também oferecerá apresentações musicais com os cantores Igor Moreira, nesta quarta-feira, e Alib Said, na quinta-feira, ambos nos horários das 17h às 19h30. Todas ações realizadas pelo centro de compras são gratuitas e seguem rígidos protocolos de prevenção, distanciamento e segurança.

Lives mais vivas do que nunca

Foto: Divulgação

05/06 (sábado)

11/06 – Simone e Simaria

19/06 – Wesley Safadão

26/06 – Xand Avião – (YouTube)

01/07 – Now United

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email