Pesquisar
Close this search box.

O maior São João do Mundo

Após uma pausa de dois anos, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Maior São João do Mundo volta a ser realizado de forma presencial em 2022, com expectativa de reunir mais de dois milhões de pessoas nos 31 dias de festa.

De 10 de junho a 10 de julho, o Brasil se encontra no Parque do Povo, em Campina Grande, para uma maratona de mais de 1.000 horas de forró, com cerca de 500 atrações entre cantores, bandas, trios de forró, e quadrilhas juninas. A festa acontece ainda nos distritos de Galante e São José da Mata, casas de shows, bares e restaurantes em toda a cidade.

A programação, entre outros, inclui nomes como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Santana, Aduílio Mendes, Ton Oliveira, Felipe Araújo, Biliu de Campina, Gustavo Mioto, Luan Estilizado e, claro, a rainha Elba Ramalho, que segue a tradição de animar a noite de 23 de junho, véspera de São João. A abertura ficará por conta de Xand Avião, Flávio José, Nonato Neto e João Lacerda.

Já no primeiro final de semana, o evento repete uma tradição de mais de 30 anos: o Casamento Coletivo que, este ano, unirá 100 casais, sob as bênçãos de Santo Antônio. A cerimônia de caráter civil, acontecerá na noite de 12 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo.

A edição 2022 do Maior São João do Mundo presta homenagem a um dos maiores ícones da música regional nordestina e um dos maiores divulgadores de Campina Grande. O palco da Arena de Shows foi batizado de Palco Genival Lacerda, também conhecido como seu Vavá e senador do rojão, e que nos deixou em 2021, por sequelas da covid-19.

Campinense de nascimento e intérprete de sucessos como Severina Xique Xique; Radinho de Pilha (Ela Deu o Rádio); Galeguim dos Zói Azu; Caldinho de Mocotó; Rock do Jegue, entre outras, o cantor e compositor Genival Lacerda gravou mais de 70 discos, entre LPs e CDs, ao longo de 65 anos de carreira. Em 2020, dias após se recuperar de um AVC, ele se apresentou na live d’O Maior São João do Mundo, quando também foi homenageado pela Medow

Registrado no calendário de eventos da Embratur como uma das maiores festas populares do Brasil, o Maior São João do Mundo concentra sua programação no Parque do Povo, uma área de 42,5 mil metros quadrados, localizada no Centro da cidade.

Como se vivesse um “segundo Natal”, o que é típico de pouquíssimas cidades do país, Campina Grande tem um considerável aumento de suas receitas, durante o mês de junho, pela presença de milhares de visitantes de todas as partes do Brasil e do exterior, para participar d’O Maior São João do Mundo.

Conforme dados da Prefeitura de Campina Grande, em 2019, último ano de realização presencial, o evento gerou para o município uma receita em torno de R$ 300 milhões.

ARGENTINA

A Argentina está presente novamente na feira de turismo Lata Expo que acontece de 13 a 15 de junho em Londres, Inglaterra, e nesta ocasião foi com o objetivo de mostrar os destinos de natureza que o turista do Reino Unido tem para percorrer em nosso país. Além disso, explicaram-se as medidas implementadas quanto à segurança sanitária, o plano de vacinação no país e os requisitos de ingresso para os turistas. A participação é coordenada pelo Instituto Nacional de Promoção Turística. A Lata Expo é uma feira de encontros pré-agendados onde participam importantes agentes de viagens.

GRAMADO

Inicia no próximo fim de semana a Temporada de Inverno de Canela com muita música, teatro e gastronomia, de 17 de junho a 31 de julho. A boa música de Terno de Luthier, projeto musical de Gramado que interpreta canções do cenário pop, rock e folk internacional, usando instrumentos menos convencionais como bandolim e contrabaixo acústico; Tributo a Tim Maia, banda que está na estrada desde 1998, já se apresentou em diversas cidades brasileiras e fez duas turnês nos USA. Em 2019, a banda realizou shows na Europa; Tonho Crocco, vocalista da banda Tributo a Tim Maia, segue com show solo. Ele é um dos mais criativos e respeitados músicos do Brasil.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

O presidente do Instituto Brasil de Convention & Visitors Bureau, Marcio Santiago, reuniu-se em Brasília, com o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, para discutirem ações estratégicas para incrementar o segmento de turismo e eventos no país. O segmento ainda tenta se recuperar da queda nos negócios em decorrência da pandemia. Cerca de 8,1% do PIB brasileiro são provenientes do turismo que emprega um contingente de 7 milhões de pessoas direta ou indiretamente. No primeiro ano da pandemia, o turismo deixou de movimentar R$ 270 bi na economia brasileira.

JAZZ FESTIVAL

A 10ª edição do Amazonas Green Jazz Festival, em parceria com bares e restaurantes de Manaus e com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), lança o circuito gastronômico “Aqui Tem Jazz”. A iniciativa tem a proposta de estimular a economia local, unindo a boa música com a culinária regional amazonense. O festival vai acontecer de 22 a 30 de julho, em Manaus, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, sob coordenação do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

INOVAÇÃO CASSINA

O Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Prefeitura de Manaus,  sediou, o evento de finalização do curso “Mujeres Fuertes”, que incentiva o empreendedorismo feminino para mães migrantes. O evento é realizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). O projeto, voltado inicialmente a 50 mulheres venezuelanas, refugiadas, é resultado de uma pesquisa da organização, realizada em 2021 como responsáveis pelas despesas da casa.

PARINTINS

A convite do Governo do Estado do Amazonas, via Amazonastur, estarei acompanhando à terceira e última noite do 56º Festival Folclórico de Parintins, um evento extraordinário do qual já participei duas dezenas de vezes desde que cheguei ao Amazonas. Mesmo já conhecendo o espetáculo, confesso que ainda sinto aquele frio no pé da barriga só em pensar que estarei mais uma mais uma vez acompanhando a evolução desses artistas que todos os anos dão um colorido todo especial e transformam o lugar em uma ilha da magia. Viva os bois Caprichoso e Garantido, entidades mágicas de Parintins.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar