Pesquisar
Close this search box.

Guarapari, saúde e natureza

Conhecida como “Cidade Saúde” devido às propriedades medicinais de suas areias monazíticas, Guarapari, no Espírito Santo, é um dos balneários mais badalados do litoral capixaba. Com 46 praias e enseadas de grande beleza, atrai turistas também por suas belezas naturais. Visitar Guarapari é certeza de muita diversão e contato com a natureza. 

Com pouco mais de 100 mil habitantes, é um dos destinos mais procurados principalmente por cariocas e mineiros. Sua localização geográfica favorece esse fluxo. Está a 474 quilômetros de distância do Rio de Janeiro e a 540 quilômetros de Belo Horizonte.

Em seus quase 600 quilômetros quadrados de área total, Guarapari oferece grande variedade de opções de lazer. Entre elas, passeios de escunas e serviços de mergulho que possibilitam ao turista conhecer as biodiversidades marinhas da costa capixaba. Para os adeptos do mergulho, o arquipélago de Três Ilhas, em Guarapari, guarda muitas surpresas. Suas águas calmas permitem até o mergulho noturno. Na Ilha Escalvada, pode-se mergulhar e visitar o recife artificial marinho, criado a partir do afundamento do navio Victory B8.

Na praia de Meaípe, antiga aldeia de pescadores, são praticados esportes náuticos como remo, vela e jet-ski, sendo possível alugar caiaques e bananas boat. Há também as praias da Areia Preta e Virtudes. Praia dos Namorados, das Castanheiras e do Meio: Divididas por pedras enormes, intercaladas por arrecifes. Durante a maré baixa, formam piscinas naturais. 

Uma das mais badaladas é a Praia do Morro. Com 4 km de extensão, com areia clara, fina e solta, é uma das maiores praias de Guarapari. Em uma das extremidades, as ondas são fortes; na outra, as águas são calmas. Seu nome é devido ao morro da pescaria, que fica no fim da praia. 

Outra boa opção de lazer é visitar Três Praias, conjunto de pequenas praias separadas por rochedos, sem ondas, com areia fina e escura. A água é esverdeada e transparente, boa para mergulho e pesca submarina. Tem também a Enseada Azul, formada pelas praias de Guaibura, Bacutia, Mucumã e Peracanga, interligadas por areias brancas e finas.

O que rendeu o título de cidade saúde, porém, a exploração das areias monazíticas. Os efeitos da radioatividade, divulgados por estudos e pesquisas científicos, tiveram grande repercussão, projetando a cidade como ponto turístico medicinal e gerando o apelido. Guarapari nem sempre foi dedicada ao turismo. Chegou a ter uma salina na Praia das Virtudes, que leva esse nome porque era o local onde as freiras se banhavam. 

GENIPAPU

Depois do Sucesso que foi o 1º Festival de Gastronomia  “DEGUSTA GENIPABU” que movimentou  a economia local e o Turismo da região no  mês de maio , Agora os empresários locais, com a iniciativa da empresária Vanessa Ponciano, proprietária da Pousada Genipabu Praia, se preparam para mais um evento de sucesso na Cidade . O 1° Arraiá da Praia de Genipabu será dias 10 e 11 de junho no final de semana do dia dos Namorados e contará com várias atrações musicais, além de uma praça de alimentação recheada de delicias exclusivas para abrilhantar mais ainda o evento. 

LITORAL NORTE

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, é reconhecida nacional e internacionalmente por sua rica biodiversidade e belezas naturais. De praias paradisíacas à cachoeiras e trechos de Mata Atlântica preservada, o que não faltam são bons exemplos de atrativos de natureza que encantam por si só. Porém, quando o assunto são os serviços, a hotelaria da região também não fica para trás. De hostels e pousadas à resorts com lazer completo, a Região Turística conta com uma ampla rede de hospedagem.

JANTAR ROMÂNTICO

O Dia dos Namorados terá duas celebrações preparadas pela equipe do Hardman Praia Hotel. Serão dois jantares especiais, o primeiro, no sábado, com a apresentação da violinista Belle Soares. No domingo, o jantar terá um cardápio exclusivo para os casais que terão a oportunidade de sentir o clima de romance no ar, no restaurante Salsa It, a partir das 20h. Belle Soares contou que está bastante ansiosa e preparando um show inesquecível que terá voz e violino, com as suas bases no acompanhamento. No playlist, canções no estilo romântico e pop, sem esquecer dos forrozinhos.

WZ HOTEL

Os casais apaixonados que querem comemorar a data mais romântica do ano em São Paulo têm no WZ Hotel Jardins a escolha certa. O hotel preparou um pacote especial para o Dia dos Namorados, com itens selecionados e uma diária com café da manhã, que pode ser reservada no período entre 11 e 13 de junho, além de late check-out até às 16h. No apartamento, o casal vai ser surpreendido com decoração romântica com rosas vermelhas, além de tábua de frios, seleção de frutas com calda de chocolate, um Prosecco Salton de 750 ml, uma caixa de chocolates LaCreme da Cacau Show de 180 g e porta-retrato. 

ABIH-PB

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB) tem nova diretoria para o biênio 2022/2024, que tomou posse no dia 2 de maio. O empresário Rodrigo Pinto cumprirá o seu segundo mandato ao lado da vice, Manuelina Hardman. A apresentação da diretoria aos associados aconteceu durante uma reunião administrativa com a presença de diretores e gestores dos hotéis associados quando, na oportunidade, trataram de ações programadas para o segundo semestre de 2022. Rodrigo Pinto afirmou que seguirá mantendo o compromisso de buscar novos associados.

BALEIAS

Todos os anos, de junho a novembro, a costa brasileira ganha um atrativo que completa seus cenários de praias paradisíacas: a temporada de baleias. E o Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como um dos grandes pontos de observação de cetáceos, que chegam em águas brasileiras para se reproduzir e ter seus filhotes. As cinco cidades que integram o Circuito Litoral Norte, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, vem registrando números recordes de avistagens de baleias e cetáceos – que também incluem golfinhos e botos. 

CURSOS

Com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos pelos mototaxistas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, um curso de aperfeiçoamento para quem atua no modal mototáxi na capital. A iniciativa teve parceria com a Moto Honda da Amazônia, e a ação foi a primeira do ano, na versão presencial. Por questão de segurança sanitária contra a Covid-19, o número de participantes foi limitado. Colaboradores da Moto Honda, profissionais do Samu e educadores de trânsito do IMMU ministraram informações sobre as atualizações de legislação.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar