Pesquisar
Close this search box.

De Bonito ao Pantanal

Um estado privilegiado pela natureza: assim é o Mato Grosso do Sul, que abriga alguns dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Do cerrado às planícies do Pantanal, o estado apresenta rica biodiversidade e cenários naturais de tirar o fôlego, entre nascentes cristalinas, cachoeiras, rios e matas nativas, além de novos atrativos ecológicos.

Com o sucesso da atual novela das 21h da Rede Globo, os olhos dos brasileiros estão voltados para o Pantanal. Maior planície inundável do planeta e lar de uma flora e fauna abundante, tem cerca de 140 mil km², sendo que 65% dessa área está no Mato Grosso do Sul.

Nesse paraíso natural, perfeito para safáris fotográficos, vivem em torno de 230 espécies de peixes, 650 de aves e dezenas de mamíferos e répteis. Garças e tuiuiús dividem o espaço com jacarés, sucuris, ariranhas e capivaras, enquanto tucanos e araras colorem os céus. Em meio ao mato, cervos, bugios e a majestosa onça-pintada podem ser admirados pelos visitantes.

Seja a cavalo, de barco ou em um veículo 4×4, há muitas formas de conhecer o Pantanal. Vale contratar os passeios com uma agência e planejar tudo com antecedência. Para a hospedagem, há opções de barcos-hotéis, pousadas pantaneiras e ainda as estruturas turísticas nas cidades que fazem parte do Pantanal, como Aquidauana, Miranda e Corumbá.

De Miranda, uma das portas de entrada para o Pantanal, são apenas 130 km até Bonito. Assim, os dois destinos podem – e devem – ser visitados em uma mesma viagem. Com uma profusão de nascentes, grutas, rios e cachoeiras, Bonito é exemplo de turismo sustentável. 

Os atrativos – a maioria em propriedades privadas – respeitam uma capacidade máxima de visitantes por dia, para evitar qualquer dano ao meio ambiente.

Famoso complexo de ecoturismo no destino, a Nascente Azul oferece tudo o que Bonito tem de melhor. Trilhas contemplativas levam a lindas paisagens naturais, com lagos, cachoeira de tufas calcárias e mata nativa habitada pela fauna silvestre. Há ainda atrações divertidas para toda a família, como um circuito de aventura no balneário da Nascente Azul, tirolesa e pêndulo humano.

Pela proximidade entre Bonito e o Pantanal, na Nascente Azul também é possível encontrar muito da fauna e da flora pantaneiras. Impossível não citar também a flutuação no Rio Nascente Azul, que acontece em águas incrivelmente cristalinas com um lindo tom de azul turquesa. 

Depois de admirar o oásis da nascente, os visitantes seguem em uma tranquila descida pelo rio, em meio aos peixes. Outro destaque é o Museu Subaquático de Bonito, inaugurado em outubro do ano passado e o único do mundo em um ambiente de água doce. Equipado com máscara e cilindro, o visitante pode mergulhar no lago e admirar as estátuas submersas.

EMPREGOS

O setor de Turismo deverá gerar mais de 190 mil novas vagas de emprego até o final de 2022. É o que estima a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em levantamento divulgado nesta terça-feira. De acordo com a entidade, o número será puxado pela manutenção do ritmo das atividades turísticas e as duas altas temporadas nos últimos meses. Até o fim do ano, o setor deve fechar um saldo positivo de 258,1 mil postos de trabalho formal. Os crescentes números do setor animam não só a geração de empregos, mas também a criação de novas empresas turísticas.

REDE NORD

Em uma ação exclusiva, a Rede Nord Hotels recebeu um grupo de 10 agentes de viagens da Operadora Abreu, que atuam no interior de São Paulo e da capital paulista, emissor de turistas para a Paraíba. Desde o dia 18 de junho, todos tiveram a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos de João Pessoa e os seus diferenciais, assim como a infraestrutura dos hotéis que integram a Nord na orla marítima da capital paraibana. Durante as visitas técnicas, os agentes de viagens puderam observar o atendimento, serviços e as acomodações, numa interação com os colaboradores da Nord. 

PRAIA BONITA

O Praia Bonita Resort & Conventions, localizado em Nísia Floresta, litoral sul do Rio Grande do Norte, acabou de contratar dois novos executivos para incrementar as vendas e ampliar a divulgação, principalmente no estado de São Paulo. O primeiro profissional é Reinaldo Varrone – 65 anos, natural de São Paulo que já atuou na área comercial da CVC, Azul Viagens e também teve passagens por importantes hotéis, como Maceió Atlantic Suítes. Atuou também na Grow Turismo. A outra profissional contratada é Rosa Matsushima, 67 anos, experiente profissional de vendas do segmento de hotelaria. 

VIVA AIR

O retorno do turismo receptivo internacional traz consigo o aumento de voos e se vê refletido na chegada a Buenos Aires dos dois primeiros voos da linha aérea low cost da Colômbia, Viva Air. É um momento histórico já que tal linha aérea nunca havia tido uma rota para a Argentina e também não havia existido um voo que una sem escalas os destinos de Medellín e Buenos Aires. Desta maneira, a Viva Air, realizará a rota que unirá Medellín com Ezeiza quatro vezes por semana e terá outras quatro frequências semanais entre Bogotá e Buenos Aires às segundas, quintas, sextas e domingos. 

MODA PARINTINS

O colorido da Amazônia e a criatividade dos artistas parintinenses produzem artigos de moda como adereços, brincos, colares e cocares que viram febre entre os brincantes do Festival Folclórico de Parintins. A geração de emprego e renda e o fortalecimento da cultura amazônica movimentam a economia criativa da Ilha Tupinambarana. Sementes de árvores amazônicas, penas, materiais naturais e sintéticos aliados a mais de 30 anos de experiência nos bumbás Caprichoso e Garantido, compõem o processo criativo dos estilistas da Ilha de Tupinambarana. 

ABAV

O Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional (ICCABAV) lança seu primeiro treinamento de destinos nacionais de 2022 com o Rio Grande do Norte, que será realizado dia 20 de julho, quarta-feira, às 10h, on-line e gratuito, ministrado por Kayo Feitosa, Bacharel em Turismo, pós-graduado em gestão de pessoas e Guia de Turismo especialista no Rio Grande do Norte. Ele trará todos os detalhes e roteiros das inúmeras possibilidades de viagens à região: Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso, entre outros. As inscrições são gratuitas. O ICCABAV contou com 1200 inscritos em quatro ações. 

EM PARINTINS

Neste domingo, a página de turismo do Jornal do Commercio estará em Parintins. Vamos acompanhar a última noite do Festival e colher novidades de bastidores sobre essa festa que este ano com certeza vai movimentar o turismo amazonense de forma impactante. A ilha está fervendo desde o início do mês e com certeza vai entrar em ebulição nos três dias de festa. Vamos à convite do Governo do Estado, através da Amazonastur, representando ainda a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). Bom Festival de Parintins a todos!!!

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar