6 de dezembro de 2021

Começou ontem o Fórum Mundial de Bioeconomia 2021, evento que vai até o próximo dia 20 e pela primeira vez é realizado fora da Finlândia, ocorrendo neste ano no Brasil, em Belém (PA). O Centro de Biotecnologia da Amazônia e a Superintendência da Zona Franca de Manaus participam da programação do evento por meio dos debates promovidos de forma on-line, que têm por objetivo fomentar diversas discussões acerca da bioeconomia mundial. A contribuição da Amazônia neste sentido se faz crucial, uma vez que a região abriga uma biodiversidade diferenciada que, aliada a novas tecnologias, podem gerar maior sustentabilidade a produtos e serviços. Além da participação presencial dos governadores do Amazonas, Pará e do Amapá, a abertura do Fórum contou com o fundador do evento, Jukka Kantola, e do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), que enviou uma mensagem por vídeo para ressaltar a relevância da temática e o quão importante é avançar neste segmento econômico de interesse mundial.

VISÃO DE FUTURO

Com o objetivo de promover ações para impulsionar o Desenvolvimento da Região Amazônica e vislumbrando a possibilidade de Humaitá, no interior amazonense, tornar-se um projeto-piloto da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira, uma comitiva da Suframa, liderada pelo superintendente da Zona Franca de Manaus, Algacir Polsin, e integrantes do Calha Norte estarão no município do Rio Madeira reunindo-se com representantes de instituições privadas e públicas do Amazonas para discutir ações de fomento ao desenvolvimento regional.

OPORTUNIDADE

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas irá realizar nos dias 25, 26 e 27 de outubro um curso preparatório para certificação profissional em Compliance Público, que será ministrado pelos palestrantes Rodrigo Pironti, pós-doutor em direito pela Universidade Complutense de Madrid, e pelo professor Eduardo Moura, profissional com 18 anos de experiência na aplicação de ferramnetas de Gestão da Ética, na condução de processos de investigação corporativa.

UNICEF

unicef
Foto: Ruan Souza/Semcom

O prefeito David Almeida (Avante) recebeu representantes do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância a fim de alinhar e ampliar estratégias voltadas à assistência social, cidadania, educação e saúde, na capital amazonense. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou o trabalho integrado das secretarias, já pensando no pós-pandemia. 

DESTAQUE

O Plano Diretor de Manaus foi um dos destaques do webinário do Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e a alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH. O município, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano, participou dos debates on-line sobre “Os desafios climáticos e ambientais para os Planos Diretores das cidades brasileiras”, contando com a apresentação do vice-presidente da autarquia, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

RECUPERAÇÃO

O setor da construção civil vive dias de impulsão e a Prefeitura de Manaus vê os reflexos nos números de licenciamento no Instituto Municipal de Planejamento Urbano. De janeiro a setembro de 2021, a Divisão de Análise de Projetos teve um incremento de 137% em relação a 2020, totalizando 4.271 processos que deram entrada contra 1.800, do mesmo período do ano anterior.

SEM BALA

O Instituto de Defesa do Consumidor lançou ontem a campanha “Balinha Não é Troco”, que tem o objetivo de conscientizar a população amazonense sobre a Lei Nº 5099, de 14/01/2020. Também conhecida como Lei do Troco, ela aponta a obrigatoriedade dos fornecedores de produtos e serviços no Amazonas em fornecer o troco em espécie.

DERRUBADA

Um muro construído irregularmente na avenida do Futuro, no local conhecido como antigo ramal da Japonesa, uma área no entorno do aeroporto internacional Eduardo Gomes, no Tarumã, zona Centro-Oeste, foi demolido pela Prefeitura. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária denunciou a construção feita na calçada, que não é passível de regularização pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano.

FUTEBOL

Não faltaram políticos tentando explorar a volta do públicos aos jogos de futebol em Manaus. Em todos os níveis e esferas, eles deram um jeito de aparecer em vídeos e fotos nas redes sociais, tanto no jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai quanto na partida entre Manaus FC e Ypiranga, pelo Campeonato Brasileiro da Série C.

FRASES

mutirão

“Nós estamos trabalhando para encontrar caminhos para conciliar a preservação da floresta com o desenvolvimento, para desenvolver o que nós temos de riqueza nela através da bioeconomia.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, na abertura do Fórum Mundial de Bioeconomia, em Belém (PA)

“Até entendo que possa ajudar a expandir a rede, mas não é hora de aumento.” Raiff Matos (DC), vereador, ao se colocar contra o projeto, aprovado ontem na Câmara de Manaus, que cria a contribuição para a iluminação pública

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email