Pesquisar
Close this search box.

Núcleo inaugura no fim de dezembro

O primeiro Núcleo de Tecnologia do Gás natural da região Norte, que está sendo construído pelo Senai-Am (Serviço Nacional da Indústria do Amazonas), vai ser inaugurado até o final de dezembro. Resultado de um investimento de R$ 1,5 milhão, o núcleo vai disponibilizar cursos técnico e de pós-graduação nessa área e o desenvolvimento de projetos para o uso do gás natural na linha de produção das indústrias.

O prédio de mil metros quadrados está com 80% de sua infra-estrutura física concluída, tem quatro laboratórios prontos, que estão recebendo maquinários necessários para a realização dos cursos e projetos industriais.

Segundo o gestor do projeto do Núcleo de Tecnologia do Gás Natural, Delfino Pereira de Souza Filho, quando o prédio for concluído, será feito um trabalho de divulgação junto às indústrias para formar parcerias na realização de projetos.

“As fábricas locais poderão ter redução de custo, se utilizarem o gás natural no processo de produção, pois hoje para obterem energia elas precisam fazer a queima do diesel na caldeira e isso requer uma área para armazenagem adequada e instalações seguras”, disse o gestor, destacando que na utilização do gás as empresas precisão apenas se interligar com a tubulação da rua.

Curso de pós-graduação vai ser feito em dois anos

Entre os cursos a serem oferecidos, o núcleo irá ofertar uma pós-graduação na área de tecnologia do gás natural, com duração de 2400 horas ou dois anos, que ainda está em fase de implementação, dependendo da pesquisa que está sendo feita pelo Senai. “Estamos estudando os ramos de atuação deste curso, que poderá ser voltado à área de distribuição, instalação predial ou soldagem”, explicou Delfino Pereira de Souza.

Provocar impacto

Entre as atividades econômicas que poderão se utilizar do gás natural, a mecânica de veículos é uma das que irá provocar um maior impacto entre a população de Manaus. Estima-se que o uso desse tipo de combustível irá possibilitar uma economia superior a 30% aos usuários de automóveis.

O núcleo também vai preparar mão-de-obra nessa área, o que irá habilitar profissionais a adequar veículos ao recebimento de gás natural. No momento, em todo o Amazonas existem poucos profissionais habilitados a desenvolver esse processo. “Hoje não estamos formando essa mão-de-obra, devido à falta de espaço no mercado de trabalho, fizemos isso somente em 2004, quando capacitamos 15 pessoas, pois ainda não estamos recebendo o gás natural, mas no próximo ano iremos qualificar esse tipo de mão-de-obra”, informou Souza.

O núcleo tecnológico, que está sendo construído na área da matriz do Senai, localizado no Distrito Industrial, Bola da Suframa, vai gerar 15 empregos diretos, sendo a maior parte das vagas destinadas a professores.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar