Muitos perguntam por onde começar a implantação de um sistema de gestão, ferramentas e outros meios de mudança organizacional. Para responder o questionamento podemos fazer a analogia com o plantio de uma árvore. Primeiro, devemos preparar o terreno, limpando e adubando. Logo após, colocamos a pequena muda que deve ser cuidada com paciência e perseverança, pois sabemos que todo o trabalho será recompensado no futuro, quando a árvore nos oferecer sua sombra e seus frutos.
Uma forma de preparação do terreno é o que denominamos de 5S, uma filosofia gerencial vinda do oriente. Em primeiro plano a finalidade do programa é a melhoria do ambiente de trabalho, de uma forma simples com resultados rápidos e práticos, ocasionando também redução de custos, melhoria de produtividade e racionalização das operações.
Porém, o 5S não se resume somente a isso, pois desta forma o terreno ainda ficaria com algumas sujeiras, que provavelmente comprometeriam o crescimento da árvore. A adoção desta filosofia busca a melhoria nas pessoas, por meio de mudanças de atitudes e comportamentos, aumentando a moral dos colaboradores, promovendo o espírito de equipe, melhorando o ambiente de trabalho. O melhor é que o colaborador pode aplicar estas mesmas atitudes fora de seu local de trabalho, ou seja, em sua casa, escola e em todos os lugares onde ele frequenta.
Esse sistema tem seu nome em decorrência de cinco palavras japonesas que começas com a letra S. Não podemos falar de palavras japonesas sem lembrar que as mesmas são formadas por ideogramas e seus significados. As palavras são as seguintes:
Seiri –esta palavra é composta de duas partes, a primeira SEI transmite a idéia de colocar em ordem, e o RI significa razão ou bom senso;
Seiton –nesta palavra o prefixo SEI tem o mesmo sentido da anterior, completado agora pelo TON que quer passar a idéia de rapidez, agilidade;
Seiso –agora o SEI passa a ter um novo sentido, que é o de limpar e o SO pode ser entendido como limpeza pública;
Seiketsu -da mesma forma que a anterior o SEI transmite e idéia de limpar, e o KETSU transmite a noção de integridade pessoal;
Shitsuke -esta palavra significa disciplina, de se manter hábitos saudáveis.
Como o leitor pode observar, estas cinco pequenas palavras escondem muito em seu significado, por isso podemos considerar o 5S como uma filosofia. A adoção do 5S no Brasil começou, logicamente, pelas filiais de empresas japonesas aqui instaladas, que utilizavam as palavras e os ideogramas japoneses. Porém, quando de sua disseminação pelas demais empresas, para não se perder a essência com problemas de tradução, o 5S foi adotado como sendo “5 sensos”.
Existem várias denominações para estes sensos, que podemos considerar como variações sobre o mesmo tema, não existindo uma resposta única e certa. Este tipo de adaptação depende da cultura da empresa, da região e do consultor.

O que segue é uma destas formas de demonstrar os 5 sensos:

Senso de organização (Seiri) – é a primeira etapa do 5S. Busca identificar e assim separar o que é necessário do que é desnecessário. Consiste em manter o que realmente é útil, descartando aquilo que a gente muitas vezes acha que vai um dia necessitar. Ao praticarmos o senso de organização, começamos a descobrir espaços que antes não existiam, pois estavam ocupados por revistas que não vamos ler, canetas que não escrevem, e outros entulhos que nos apegamos e não temos coragem de nos desfazer.
Senso de arrumação (Seiton) – após nos livrarmos do que não será útil, devemos ordenar o que é necessário de acordo com a necessidade e a frequência de uso de cada um. Devemos ter um lugar para cada coisa e uma coisa em cada lugar. Desta forma conseguimos melhorar o fluxo de materiais, economizamos tempo evitando movimentações desnecessárias e sabemos onde estão as coisas, não sendo necessário fazer verdadeiras expedições para achar algo que necessitamos.
Senso de limpeza (Seiso) – aqui todos são responsáveis pela limpeza e organi

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email