Em coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, 13, em seu escritório, no edifício The Office, em Adrianópolis, a Engeco comemorou a conquista do Prêmio Saint-Gobain, o principal prêmio brasileiro para projetos e profissionais de arquitetura. O Prêmio foi conquistado na categoria Sustentabilidade pelo projeto do edifício Botânica Office, que está sendo construído na av. Darcy Vargas, Parque Dez de Novembro, nas proximidades do Amazonas Shopping. O Prêmio foi entregue na segunda-feira, 11, em São Paulo.
“Pedimos a quatro escritórios de arquitetura que apresentassem projetos de um edifício para que escolhêssemos um. O projeto do Botânica foi o escolhido, e ainda nos brindou com a conquista do Prêmio”, falou Elias Ayres, gerente comercial da Engeco.
O projeto do edifício de treze andares foi lançado há um ano e mesmo ainda estando em fase de construção, já tem 42% de seus espaços vendidos.
“As vendas estão acima de nossa meta porque se trata de um prédio que não tem igual no Brasil. Ele será um ícone para a cidade de Manaus quando estiver pronto, e as obras já estão bem avançadas. Depois do prêmio, vendemos um andar todo e ONGs estão nos procurando interessadas em espaços”, avisou Elias.
O diferencial do Botânica e que ele é o primeiro edifício 100% biofílico (de amor à vida e aos seres vivos) da Amazônia. Seus espaços terão uma conexão com o meio-ambiente a fim de tornar o local de trabalho mais aconchegante e saudável.
“Cada uma de suas quatro laterais terá floreiras em todos os andares e um corredor técnico para a manutenção das plantas. Um sistema inovador de irrigação com gel manterá as plantas hidratadas e saudáveis”, explicou.
Legado para Manaus
“No Prêmio Saint-Gobain tinham 1.500 projetos inscritos, e nós saímos vitoriosos na categoria Sustentabilidade. Nosso escritório também já ganhou o prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana, pelo projeto do Casarão da Inovação Cassina, antigo Hotel Cassina, restaurado em 2021”, lembrou Mitzi Sá Motta, arquiteta da Troost+Pessoa Architects, escritório responsável pelo projeto do Botânica.
“Para nós foi uma satisfação muito grande receber esse Oscar da arquitetura brasileira, pois fomos os únicos do Norte e Nordeste a conquistá-lo. Temos certeza que o Botânica se tornará num ponto turístico de Manaus”, garantiu Alex Mota, coordenador de marketing da Engeco.
“O Botânica está localizado num dos pontos mais altos da cidade e já é um sucesso de vendas. Onde tem empreendimento da Engeco, o entorno se valoriza e eleva o padrão de vida do bairro. O Office será o primeiro de Manaus onde se poderá sair do local de trabalho e apreciar a vista da cidade em contato com a natureza, e as plantas das fachadas mudarão de coloração o ano inteiro, de acordo com as estações”, afirmou Juliana Barros, arquiteta de produtos da Engeco.
“A Engeco deixará o Botânica como legado para a cidade e sua fama irá extrapolar as fronteiras de Manaus, pois nos dará mais visibilidade devido ao pioneirismo de sua arquitetura”, comentou Porfírio Saldanha, diretor-presidente da Engeco.
“Este ano a Engeco completa 39 anos e chega à maturidade com percepção do cliente e da cidade. O Botânica foi pela busca do diferencial, de observar o novo que está lá fora, e trazer para cá. Trata-se de um presente para a cidade”, concluiu Maury Guerreiro, sócio-fundador da Engeco.
O Botânica Office é exclusivo para escritórios e consultórios, com lajes corporativas, além de uma área comum com lobby de pé direito duplo, circulação e hall de elevadores com janelas para a cidade em todos os pavimentos.