Pesquisar
Close this search box.

No Dia Mundial do Turismo o Teatro Amazonas completa 125 anos

Após um ano sem a circulação de turistas devido a pandemia, vários dirigentes de órgãos de turismo do estado se uniram para celebrar o Dia Mundial do Turismo, Dia do Turismólogo, e o Aniversário do Teatro Amazonas, na próxima segunda-feira (27/09).

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) juntamente com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) se uniram para celebrar a data no maior símbolo cultural e turístico do nosso estado – o Teatro Amazonas – que abrirá excepcionalmente no dia 27 de setembro, com visitas gratuitas durante o dia e à noite, na agenda terá apresentação musical e ensaio da Amazonas Band e uma Exposição dos 125 anos do maior patrimônio histórico amazonense.

Para o Dia Mundial do Turismo, os horários durante o dia serão às 9h, 10h, 11h, 12h, 13h e 14h. E à noite, às 19h30, 20h15 e 21h. Quem realizar a visita noturna, poderá prestigiar o ensaio da Amazonas Band, que será realizado das 19h até as 22h, no palco do Teatro Amazonas. Também haverá uma apresentação musical, a partir das 14h30, no Hall do Teatro, para quem estiver participando do último horário de visita durante o dia. O Teatro fica localizado na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, está aberto regularmente para visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e o roteiro tem duração de 35 minutos.

“É uma tradição oferecer visitas gratuitas no Dia Mundial do Turismo e incentivar a ida ao Teatro. A gratuidade é garantida para amazonenses que apresentam a identidade no local, mas neste dia será aberta a todos os turistas que desejarem conhecer o Teatro Amazonas”, declara o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. 

Acadêmicos de Turismo da UEA participarão como cocondutores, por meio do projeto Condutores por um Dia. Eles estarão caracterizados com figurino que remete aos temas que lembram viagens e turistas, como aeromoças, máquinas fotográficas no pescoço, entre outros itens. Durante a visita, o público circula pelo Salão Nobre, Salão de Espetáculos e Salão Verde – local da nova exposição -, além da maquete do Teatro feita com blocos de Lego, uma escultura de bronze do artista francês Adrien Étienne Gaudez e o Camarim de Época, além de conhecer um pouco da história do patrimônio, além de exposições e itens históricos que estão distribuídos nos três pavimentos. No final da visita, no térreo, os visitantes poderão tirar fotos com roupas de época na área do Chapeleiro ou arriscar algumas notas no piano de caixa, que pertenceu à antiga Casa Ivete Ibiapina, e que está disponível no espaço.

Desde o início desta semana que a Amazonastur celebra a data abordando vários pontos turísticos inclusive a cultura dos bois-bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido. O turismo cultural é uma atividade turística ligada ao patrimônio histórico-cultural, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura de um povo. 

Agenda Manauscult

Em parceria com vários setores do trade turístico da capital, a diretora de Turismo da Manauscult, Oreni Braga, elaborou uma vasta programação que começa no dia 27 de setembro e se estenderá até início de outubro. Tudo será transmitido através de lives, tendo como parceiros o presidente da comissão de turismo da Câmara Municipal de Manaus, Vereador William Alemão; Membros do Conselho Municipal de Turismo; presidentes das associações de classe: Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-Am), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-Am), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Am); Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Confederação Nacional dos Municípios; além da empresária Cláudia Mendonça do setor de turismo e hotelaria. 

Os temas abordados vão desde a expectativa e retomada do Turismo no Brasil no âmbito municipal com os protocolos de biossegurança para os estabelecimentos, passando pelo papel do parlamento municipal para o desenvolvimento do turismo manauara, até a importância do turismo religioso para Manaus sob o olhar empresarial bem como a importância da revitalização do Centro Histórico da capital.

As inscrições gratuitas deverão ser feitas através do e-mail: [email protected]

Latam é a primeira aérea do País a voar com o Boeing 787 Dreamliner

Em mais um passo para a retomada no Brasil, a LATAM anuncia que deve voar a partir de dezembro um novo modelo de aeronave na frota do País, o Boeing 787 Dreamliner. O Modelo está em processo de certificação para começar a voar no país com quatro aeronaves provenientes da frota do Grupo Latam no Chile. Com isso, a companhia será a primeira aérea a operar este avião no território nacional, após término do processo de certificação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). 

A primeira aeronave já se encontra em Guarulhos aguardando finalização dos trâmites para nacionalização de acordo com regulamentação da ANAC com voo comercial previsto para a segunda quinzena de dezembro após término de todo o processo de certificação.

O voo de certificação está previsto para 27 de setembro em rota doméstica de São Paulo/Guarulhos para Manaus. A LATAM programou para a segunda quinzena de dezembro o primeiro voo com passageiros na rota São Paulo/Guarulhos-Madri. Os novos modelos de aeronaves serão usados com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras com o avanço da vacinação contra a Covid-19. 

Foto/Destaque: Divulgação

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar