Pesquisar
Close this search box.

3º Torneio de Pesca Esportiva de Rio Preto da Eva

O Dia Mundial do Turismo e o Dia Municipal do Turismólogo, celebrado dia 27 de setembro, foi muito bem comemorado no último final de semana na comunidade São Francisco do Caramuri, localizada na região do Baixo no município de Rio Preto da Eva (25 km de Manaus) com a realização do 3º Torneio de Pesca Esportiva Caramuri, capitaneada pela Associação Comunitária Agrícola Santos do Caramuri com apoio da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), presidida pelo vereador William Alemão.

O torneio foi disputado em duas categorias. Na embarcada em voadeira ou bote, que contou com 25 duplas participantes, o vencedor foi a dupla Amigos do Açu, com 242 pontos. No caiaque, que teve 11 competidores, a equipe Titan Gambiarra sagrou-se campeã, com 243 pontos, conforme a arbitragem tecnica da equipe da Secretaria de Produção Rural (Sepror-AM). Na competição, os participantes devem cumprir os quatro princípios básicos: pescar, admirar, fotografar e devolver o peixe para a água em perfeitas condições.

“Manaus e toda a área que compõe a Região Metropolitana da cidade, possuem uma vocação turística gigantesca. Precisamos trabalhar isso com maior frequência, pois o resultado aparece. A Amazônia é atração em qualquer lugar do mundo e a pesca esportiva faz parte dessa realidade. Nós, da Comissão de Turismo, entendemos assim e continuaremos a apoiar todo e qualquer projeto que venha a somar nesse sentido”, garantiu o vereador Alemão. 

A programação especial da Comissão de Turismo da CMM alusiva ao Dia do Turismo e do Turismólogo começou no dia 23, no plenário Adriano Jorge da Câmara, quando foi realizada a solenidade de entrega da ‘Medalha de Ouro Luiz Ricardo Tadros’ à diretora de Turismo da Manauscut, Oreni Braga, e Diplomação de Honra ao Mérito a várias personalidades que atuam no setor na capital amazonense. A comissão também apresentou um vídeo temático dos fatos marcantes da história de Manaus, além de pontos turísticos relevantes, como Encontro das Águas, Teatro Amazonas, Praças São Sebastião e Tenreiro Aranha, Relógio Municipal, Avenida Eduardo Ribeiro e Mercado Municipal Adolpho Lisboa, a Paria Ponta Negra, Arena da Amazônia, Ponte do Rio Negro, Arena Povos da Amazônia, entre outras, consideradas cartões postais e com grande potencial turístico, mas que, segundo o vídeo, ainda carecem de maior atenção por parte do poder público.

Perspectivas e Tendências para o Turismo no Brasil

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), está participando desde o dia 28, em Brasília,  da abertura do seminário “Turismo na Ordem do Dia – Perspectivas e Tendências para o Turismo no Brasil” alusivo ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no  dia 27 de setembro.

O Presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, ao lado do presidente da Embratur, Carlos Brito, do presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, João Carlos Bacelar, entre outras autoridades, secretários de turismo dos estados brasileiros e personalidades do setor celebram a data com uma programação intensa que segue até esta quinta-feira, 30/09. 

O evento é voltado para à retomada das atividades do turismo no país e cumpre um cronograma de palestras, painéis de exposição e workshops, como: Nova fase para o mercado de eventos no Brasil; O futuro das viagens: inovação de produtos e serviços; Parques temáticos como espaço de lazer e turismo; Tendências do setor hoteleiro no pós-pandemia; Monitoramento dos empregos em Turisno no Brasil e Perspectiva Acadêmica do Turismo do Turismo Brasileiro.

FOTO 2 LEGENDA – Latam pretende iniciar os voos do Boeing 787 Dreamliner até dezembro

Latam faz primeiro voo de certificação do Boeing 787 Dreamliner

Latam pretende iniciar os voos do Boeing 787 Dreamliner até dezembro – Foto: Divulgação

A Latam Brasil fez no dia 27.09, o primeiro voo de certificação do Boeing 787 Dreamliner junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O voo não comercial partiu em rota doméstica de São Paulo/Guarulhos, realizou alternado para Belém, a pedido do órgão regulador, e pousou em seu destino final, Manaus, às 16h (horário local).

Ainda como parte do processo de avaliação operacional, hoje (30), o B787 fará outro voo de certificação, em rota internacional, de São Paulo/Guarulhos a Miami. E está programado para a segunda quinzena de dezembro o primeiro voo comercial internacional da nova aeronave na rota São Paulo/Guarulhos-Madri, após finalização do processo de certificação.

No total, serão quatro aviões B787-9 provenientes da frota do Grupo Latam no Chile destinados às operações no Brasil. Esses modelos de aeronaves serão usados com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda a serem estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras e com o avanço da vacinação contra a covid-19. 

A Latam informa que o Boeing 787 Dreamliner pode viajar mais quilômetros sem interrupção conservando a mesma eficiência ambiental que o 787-8. Além do mais, consome até 20% menos combustível que outros aviões similares e reduz em até 20% as emissões de CO2 e o impacto ambiental.

Destinos Inteligentes 

Atualmente, 10 cidades brasileiras, representando as cinco regiões do país, integram o projeto-piloto de implantação de DTI (Destinos de Turismo Inteligente), promovido pelo Ministério do Turismo (MTur). Por razões internas do órgão de turismo do estado, o Amazonas ficou de fora. Até o fechamento desta edição não tivemos retorno da assessoria da Amazonastur. Na região Norte participam Rio Branco/AC e Palmas/TO; Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste). Pioneira no país, a ação busca definir diretrizes e um formato nacional para a criação de destinos do tipo.

Ao todo, cerca de 80 destinos, de Norte a Sul do país, participaram da seleção que permitirá a transformação dos atrativos em agentes coletores de informações, diminuindo o custo e fornecendo resultados em tempo real para os órgãos gerenciais de turismo. Para a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, a escolha dos destinos foi uma tarefa árdua, mas que contribuirá para o turismo destas cidades.

A Smart Tour é uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. A empresa foi destaque na 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT) e fez parte do grupo de finalistas do Healing Solutions for Tourism Challenge, realizado em 2020 pela OMT.

Foto/Destaque: Divulgação

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar