Pesquisar
Close this search box.

Mtur pretende aumentar visita aos parques nacionais do país

O MTur (Ministério do Turismo) apresentou ontem o Projeto de Fomento do Turismo no Entorno dos Parques, durante o Abeta Summit 2010, em São Paulo (SP). O objetivo é aumentar a competitividade de destinos turísticos localizados em cinco parques nacionais, por meio da aproximação entre a cadeia produtiva e os gestores das unidades de conservação. O investimento do MTur é de R$ 500 mil.
O projeto integra o Programa Turismo nos Parques e prevê a realização de pesquisas, diagnóstico e o mapeamento dos produtos turísticos oferecidos nos parques e entornos. As pesquisas de reconhecimento terão início nas próximas semanas e o diagnóstico deverá ser concluído em fevereiro.
As ações serão executadas pela Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), em parceria com o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Preservação Ambiental) e Sebrae Nacional.

Integração dos parques

Segundo a coordenadora de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, os parques escolhidos atenderam a vários critérios, entre eles: possuir plano de manejo ambiental, integrar os 65 Destinos Indutores do Turismo e estar próximo a uma das 12 sedes da Copa de 2014. “Tivemos a preocupação de escolher unidades que já são alvo de estruturação do MTur e do ICMBIO, onde a visitação turística é realizada de maneira sustentável”, afirmou.
Na avaliação da coordenadora, o trabalho cooperado deverá resultar no desenvolvimento de ações e na valorização da unidade de conservação. “Vamos estimular o acesso ao mercado, realizar ações de promoção e aprimorar os produtos já existentes”, destacou.
O projeto envolverá transportadoras, atrativos turísticos, operadores e receptivos turísticos, artesãos e produtores orgânicos, guias e condutores, meios de hospedagem e empresários da alimentação fora do lar. Trata-se de uma experiência piloto. As informações levantadas contribuirão para o avanço de outras políticas já existentes.
Atualmente, o Brasil tem 67 parques nacionais de todos os biomas. Desses, 31 são abertos ao público, que receberam quase R$ 4 milhões de visitantes em 2009. Em 2006, foram 1,8 milhões. Para se ter uma ideia, só o Parque do Iguaçu emprega diretamente 700 pessoas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar