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Modal aéreo: oportunidades para o Brasil

Iberostar amplia mercado aéreo para Manaus

            Foi realizado no dia 12 de setembro, no SENAI, o VI Fórum de Logística da Indústria, com organização da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento objetivou identificar oportunidades de negócios para as empresas industriais, contando com a participação da Vinci, Azul Cargo e Aeroriver. Ao final do evento, após a seção de perguntas e respostas ficou evidente que existem oportunidades para as empresas e para o país.

            Foi constatada novamente a possibilidade e viabilidade para transformar o aeroporto de Manaus em um hub para o Norte da América do Sul, tirando proveito de sua localização e do volume de cargas e passageiros que já circulam pelos seus terminais. Também se percebeu a potencialidade de fazer uma conexão mais simples de cargas estrangeiras que chegam aos aeroportos de Guarulhos ou Viracopos, encontrando-se uma forma de permitir trânsito aduaneiro, via DTA, mais rapidamente para Manaus. Faremos interações para ajudar a viabilizar estas duas questões, dentre outras levantadas no evento.

            Quanto à apresentação da Vinci, que arrematou a concessão do Bloco Norte de aeroportos do país, com as cidades de Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tabatinga, Tefé e Boa Vista, foi verificado que Manaus segue sendo o terceiro aeroporto mais importante do país para cargas, tendo processado, em 2021, 141 mil toneladas pelo aeroporto, possuindo uma fatia de 63% do setor eletroeletrônico. Foi visível ainda que as novas rotas estão sendo pouco a pouco constituídas, como o voo para Fort Lauderdale (FLL), que permitirá conexões para a Europa e Ásia.

            A Azul Cargo, com 13 anos de mercado, é empresa aérea mais rentável do país – fato raro neste setor –, sendo atualmente a líder em decolagens domésticas. Possui uma frota com diferentes tipos de cargueiros: A330 (30 e 45ton), A320 (4 e 6ton), E-jet (1 e 3ton), ATR (0,6 e 6ton) e Cessna Caravan (0,1 e 1 ton). A companhia consegue entregar em até 48 horas para 2 mil cidades no país.

            A startup Aeroriver apresentou o projeto Volitan, com capacidade para até 1 tonelada de carga, alcance de 450km, que será uma solução para percorrer até 150m de altitude, logo acima dos rios da Amazônia. Quando operacional, o tempo de viagem de Manaus para Parintins será de 3h, com menor custo de combustível do que a viagem de lancha, que é de 10h, ou de avião, de 1h10. No plano, estará operacional mais ou menos em 2025.

            Este VI Fórum trouxe ótimas oportunidades para as empresas, também pelas conversas que foram realizadas após o evento, pois as companhias estavam com seu time de gestão presente e disponível para esclarecer dúvidas dos empresários, ao final das apresentações. Os próximos Fóruns seguirão a tônica de debater oportunidades para a indústria, como os operadores logísticos, a navegação de interior e o transporte rodoviário.

Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. [email protected]

A coluna de hoje teve a contribuição de Augusto Cesar Barreto Rocha ([email protected])

Alfredo Lopes

Escritor, consultor do CIEAM e editor-geral do portal BrasilAmazoniaAgora
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