Pesquisar
Close this search box.

Ministério confirma herança

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/13/contas%20em%20baixa%201256.jpg

Um estudo divulgado pela Secretaria Especial de Fazenda, do Ministério da Economia, e publicado nesta sexta-feira pelo jornal O Estado de São Paulo, mostra que o Amazonas está entre os Estados brasileiros em que os atuais governadores iniciaram o mandato com as contas públicas em descontrole. No estudo, pelo menos dez Estados herdaram situações financeiras críticas e, alguns deles, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, já comprometeram entre 69% a 80% da receita corrente líquida com gastos com pessoal. No Amazonas, a despesa com folha de pagamento também já ultrapassa limite máximo imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo como o Ministério da Economia, os Estados que vivem o descontrole nas contas públicas não têm conseguido avançar em investimentos e muitos deles têm atrasado pagamento de salário do funcionalismo. Há alguns, segundo o estudo, que decretaram estado de calamidade financeira e outros que vêm atrasando pagamento de fornecedores, como é o caso do Amazonas, Santa Catarina, Piauí e Roraima.

CRIMES AMBIENTAIS

A partir da apresentação da proposta inicial produzida pelo Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), as entidades e órgãos públicos que estiveram presentes poderão apresentar suas sugestões para compor a proposta do Amazonas sobre a excepcionalidade da Zona Franca de Manaus (ZFM) no texto da Reforma Tributária. O Comitê do Governo reiterou, nesta sexta-feira (12/07), que o prazo para que as entidades entreguem sugestões para compor o texto do Amazonas sobre o tratamento diferenciado da ZFM na Reforma Tributária encerra no dia 19 de julho.

APROVADOS

A Assembleia Legislativa aprovou ontem, por 15 votos a sete, em sessão tumultuada pela presença de servidores lotando as galerias, todos os quatro projetos enviados pelo Governo do Estado, que preveem o congelamento dos salários e outras medidas para evitar processos por improbidade administrativa.

“OPOSIÇÃO”

Ao votar contra os projetos do Governo, cinco deputados que eram considerados aliados de Wilson Lima (PSC) sinalizaram que não querem desgaste com servidores, porque deverão ser candidatos a prefeitos no ano que vem: o presidente Josué Neto (PSD), Serafim Corrêa (PSB), Péricles Nascimento (PSL), Cabo Maciel (PL) e Augusto Ferraz (DEM). Os três primeiros miram a Prefeitura de Manaus e os outros dois devem disputar em Itacoatiara e Iranduba.

ENTREGOU

No caso de Maciel, ele não quis ainda repetir o que ocorreu no governo José Melo (PROS), quando votou contra os servidores e cortou um dobrado depois para se recompor com sua categoria, a dos policiais militares, que por sinal eram maioria nas galerias durante a votação de sexta. Vice-líder do Governo, ele até entregou o posto.

NA ARGENTINA

Dentre inscrições de 35 universidades de dez países diferentes, alunos da Universidade do Estado do Amazonas foram classificados para o Concurso Interamericano de Audiências Temáticas de Direitos Humanos, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e Comissão Interamericana de Direitos Humanos em Buenos Aires, na Argentina, no próximo mês de setembro. 

PSIQUIATRAS

Na próxima segunda-feira (15) a Prefeitura de Manaus abre inscrições de Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de cinco médicos Psiquiatras para lotação no Centro de Atenção Psicossocial Leste Infantil. A jornada de trabalho é de 20h semanais e o salário é de R$ 8.190,35.

AFTOSA

A segunda etapa da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”, coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas, iniciará na próxima segunda-feira (15), em 41 municípios. Nesta etapa, 226.610 animais de 0 a 24 meses deverão ser vacinados contra a febre aftosa com a dose de 2 ml.

PESCA ESPORTIVA

Vai começar a temporada de pesca esportiva. O Amazonas está entre os principais destinos mais procurados do país para a prática da Pesca Esportiva, ganhou um grande destaque no cenário mundial durante o ano de 2019. No entanto, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, alerta os praticantes quanto à necessidade de regularização para essa atividade. De acordo com a gerente de Pesca do Ipaam, Nonata Lopes, é extremamente necessário que o pescador e os praticantes da atividade procurem o órgão para se regularizar.

FRASES

Não existe congelamento de salários”. Alex Del Giglio, secretário de Fazenda do Estado

Não tem jeito, temos que ir à greve geral.”  Gerson Feitosa, presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar do Amazonas

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar