Pesquisar
Close this search box.

Mercado cresce acima da média no AM

O mercado de seguros no Amazonas já faturou R$ 268,26 milhões entre janeiro e maio deste ano, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Maior que a média nacional, o crescimento é bastante representativo (39,99%) para o setor na comparação com o ano passado, quando foram faturados R$ 191,63 milhões. Seguros de automóveis, seguros residenciais e previdência privada foram os serviços que puxaram a expansão do segmento.
O presidente do Sincor/AM (Sindicato dos Corretores de Seguros, Capitalização e Previdência Privada do Amazonas), Gilvandro Moura, diz que o principal fator foi o crescimento da própria cidade. “O crescimento econômico de Manaus em si, trouxe consigo o aumento de frota de veículos, do número de casas e prédios comerciais, de grandes obras de engenharia e tudo isso demanda seguros”, destacou.
Outro fator é o início das obras para a Copa do Mundo de 2014 que, segundo o presidente do Sincor/AM, fará crescer a demanda nas mais diversas áreas, principalmente o serviço de riscos empresariais porque traz para o Estado, empreiteiras para a construção de obras vultosas.
Para ele, a prova da expansão desse mercado é a vinda de mais duas novas seguradoras para a cidade –Allianz e Acer. “Com esses dois novos grupos, Manaus totaliza 15 filiais de grandes empresas nacionais e 500 corretores atuando na área, 100 a mais do que em 2010. Além dos 40 corretores que pretendemos formar até o próximo ano”, informou Moura.
O gerente da HDI Seguros, Adailson Cordovil que trabalha exclusivamente com seguro de automóveis está satisfeito com a evolução dos negócios. “A quantidade de automóveis circulando e o aumento da procura do consumidor por carros, tem nos ajudado. Apesar de não termos fechado o balanço, nossa estimativa é de um crescimento entre 17% e 19% para o primeiro semestre”, comemorou.

Inserção da classe C

Ele destacou ainda, a importância da inserção da classe C no leque de clientes para o segmento. “Hoje, a classe C consegue guardar dinheiro, sobrando inclusive para que o cidadão possa se preocupar com sua segurança e de seus bens”, ressaltou.
Já a corretora de seguros, Clicilene Conegundes, confirma o crescimento da procura, mas lembra que de 10 pessoas que procuram o serviço, apenas a metade fecha negócio. Segundo ela, o preço ainda é proibitivo para boa parte da classe C. “Quando uma pessoa compra um carro e vai botar na ponta do lápis, o preço do financiamento somado ao custo com o seguro ainda pesa no orçamento”, ponderou.
De acordo com Gilvandro Moura, o amazonense tem tomado consciência da importância do seguro, mas ainda é preciso difundir a cultura de precaução. “Existe um nicho grande a ser explorado, principalmente no ramo empresarial. O sindicato está trabalhando para conscientizar os eventuais consumidores mais as corretoras tem que trabalhar em conjunto”, explicou.
Em concordância com ele está a Clicilene Conegundes. “O seguro é importante não apenas quanto a acidentes pessoais, saúde ou bens, como também com questões de previdência social, por exemplo”, finalizou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar