MASSAGENS – Os benefícios da Reflexologia

A reflexologia compreende a estimulação de determinados pontos situados nos pés, que se relacionam às regiões específicas do corpo humano, conhecidas como áreas reflexas. Além disso, a massagem nos pés pode auxiliar tratamentos de doenças físicas e psicológicas. Segundo a Thabata Martins, massoterapeuta do Zahra Spa & Estética, o pé é a região mais acessível ao toque e com maior acúmulo energético. “A técnica trabalha em cima de pontos reflexos nos pés que correspondem cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Conforme os pontos vão se libertando das toxinas, acontece um processo de limpeza e redução da tensão nas diversas áreas do corpo, que reativa a sensação de bem-estar e relaxamento”, explica a especialista.
A massoterapeuta recomenda fazer um escalda-pés antes de iniciar a massagem terapêutica nos pés. “O escalda-pés é excelente para revigorar o ânimo e deixar os pés relaxados. E isso garante mais eficácia à reflexologia, melhorando os resultados obtidos”, destaca a massoterapeuta.

Em busca do bem-estar

Antes de iniciar a sessão, o terapeuta irá analisar o histórico e os hábitos de vida da pessoa para identificar quais pontos deverão ser trabalhados com mais atenção. As sessões têm duração média de 60 minutos e, devem ser semanais. Em casos mais graves podem ser realizadas a cada três dias. “A técnica pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade: bebês, idosos, grávidas e pacientes oncológicos aliviando dores e tensões”, ressalta a massoterapeuta.
A massagem é indolor, mas pode incomodar em determinados pontos. Terapeutas bem treinados devem avaliar os limites de cada indivíduo. Para a realização da massagem, é necessário o uso de óleos, álcool ou líquido antisséptico. O massoterapeuta deve pressionar os pontos do pé de forma equilibrada (sem força ou suave demais), pois o paciente precisa sentir o toque. A reflexologia traz inúmeros benefícios para o corpo. Os principais são: diminui o efeito do estresse; estimula o sistema imunológico; alivia a dor; melhora a circulação; agiliza o processo intestinal; elimina detritos orgânicos; livra o corpo de toxinas; estimula os nervos; promove relaxamento geral; ajuda na recuperação pós-cirúrgica, diminuindo a dor e acelerando a cura; combate infecções causadas por fungos.

COMO AMENIZAR ALGUMAS DORES

Dor de cabeça: para amenizar aperte a ponta do dedo médio, no centro da face oposta à sua unha. Pressione esse ponto para conseguir obter o resultado desejado.

Ansiedade: estimule o ponto que está localizado entre o polegar e o indicador na face dorsal da mão. Além de combater a ansiedade, estes pontos podem amenizar os gases intestinais.

Tensão no pescoço: pressione a face dorsal e lateral da articulação do dedo médio. O estímulo vai incomodar, mas logo passa.

Estresse: faça uma massagem nos pés com creme natural ou óleo em direção ao calcanhar, com movimentos circulares. Repita a massagem na lateral dos dois pés e no dorso também. Insônia: faça movimentos com pressão na ponta dos dedos dos pés ou das mãos. “Aperte cada dedo e solte após 60 segundos. Essa técnica tem a finalidade de estimular o sono”, aconselha Thabata.

Fonte: Thabata Martins, Massoterapeuta do Zahra Spa & Estética

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email