Pesquisar
Close this search box.

Manaus é uma homenagem ao povo manaó, diz Geraldo dos Anjos

Desde quando é comemorado o aniversário de Manaus? Por que o 24 de outubro é a data desse aniversário? E por que a cidade está comemorando 352 anos? Essas são algumas perguntas que o secretário-geral do Igha (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas), Geraldo dos Anjos, responde ao Jornal do Commercio. Há 33 anos, ele e outros historiadores amazonenses foram incumbidos de descobrir quando seria o aniversário da cidade, e não tiveram dificuldades para chegar a uma conclusão. Entre as várias datas históricas de Manaus, destacava-se o 24 de outubro de 1669. Na entrevista, a seguir, dos Anjos conta como se deu todo o processo de escolha da data que, desde então, nunca mais deixou de ser celebrada, a cada ano, com mais entusiasmo pelos manauenses.

Segundo Geraldo dos Anjos, o objetivo da escolha de uma data foi para que a cidade pudesse ter seu aniversário comemorado – Foto: Divulgação

Jornal do Commercio: Quem foi a primeira pessoa a escolher uma data para o aniversário de Manaus e por que teve essa ideia?

Geraldo dos Anjos: Em 1969, a Prefeitura de Manaus, por meio do prefeito Paulo Pinto Nery (1965/1972) comemorou os 300 anos da instalação do Forte de São Jose da Barra do Rio Negro. Desta data em diante não houve mais nenhuma comemoração relacionada à fundação de Manaus. Em 1986 assumiu a prefeitura, Manoel Henriques Ribeiro (1986/1988) cuja secretária de Comunicação era a jornalista Celes Borges. Um dia fui procurado por ela e sua equipe, no Igha, onde eu exercia o cargo de diretor-administrativo. Celes queria saber a data do aniversário da cidade de Manaus. Disse a ela que a cidade não possuía uma data específica de comemoração e sim tinha a data histórica de 24 de outubro de 1848 quando, por meio da lei nº 147, da Assembleia Provincial do Pará, foi elevada da condição de vila para a de cidade, recebendo o nome de Cidade de São José da Barra do Rio Negro. Foram necessários oito anos para que o nome Manaus surgisse em documentos, em 4 de setembro de 1856, numa clara homenagem ao povo manaó, embora não saibamos quem decidiu por essa escolha.

JC: Nesse primeiro momento, após a secretária procurá-lo, ninguém lembrou do ano de 1669, quando o forte foi construído pelos portugueses?

GA: Não! Resolvemos unir a data de 24 de outubro, quando da mudança de status de vila para cidade, ainda com o imenso nome de Cidade de São José da Barra do Rio Negro, e o ano de 1856, quando o nome foi reduzido para Manaus. O objetivo da escolha de uma data era para que a cidade pudesse ter seu aniversário comemorado, e assim, baseado no ano de 1856, ocorreu a primeira comemoração do aniversário de Manaus, em 1988, com a propaganda “Manaus 132 anos”.

JC: Quando e onde aconteceu essa sugestão?

GA: A sugestão foi apresentada ao prefeito Manoel Ribeiro, no Paço Municipal, na praça Dom Pedro II, onde funcionava a prefeitura, e foi acatada por ele.

JC: Houve consenso nessa data ou historiadores discordaram, e por que discordaram?

GA: Uma decisão assim nunca tem concordância unânime. Não houve consenso por parte dos historiadores e alguns jornalistas. A discordância maior partiu dos membros do próprio Igha, que lembravam das comemorações dos 300 anos (em 1969) de fundação do Forte de São José da Barra do Rio Negro, em 1669, o qual seria o núcleo inicial da cidade de Manaus.

JC: Foi então que entrou na história o ano de 1669?

GA: Sim! Esse ano de 1669 também é importante para a história de Manaus, pois foi quando houve, em dia e mês desconhecidos, a fundação do Forte de São José da Barra do Rio Negro, que deu início ao núcleo formador da cidade com as tribos dos manaós, barés e passés, que vieram viver em torno do forte e fizeram a cidade surgir.

JC: Onde aconteceu a reunião que definiu o 24 de outubro como sendo o aniversário de Manaus?

GA: Em reunião da diretoria do Igha, na época presidida por Robério Braga e com a participação dos associados Mário Ypiranga Monteiro, Antônio Loureiro, Moacir Andrade, Albertina de Albuquerque e eu. Depois de muita discussão chegamos à conclusão que o melhor seria unir o 24 de outubro com o ano de 1669. Todos concordaram e o presidente Robério pediu aos participantes que escrevessem um artigo sobre a história de Manaus, publicado depois em formato de livro. Se eu não estou enganado o título foi “Manaus, 319 anos de fundação”. Esta decisão foi encaminhada ao prefeito Manoel Ribeiro, por meio de ofício do presidente do Igha, e acatada por ele.

JC: Escolhida a data, como foi o processo para o aniversário de Manaus passar a ser comemorado todos os anos?

GA: A partir de então, desde 1988, a data de 24 de outubro de 1669 passou a ser oficialmente comemorada como o aniversário de Manaus e teve continuidade por todos os prefeitos que vieram em seguida, até agora, quando a cidade chega aos 352 anos de existência.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar