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Manaus aparece em 3º na lista das seis capitais mais buscadas na alta estação

A projeção divulgada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), vinculada ao Ministério do Turismo, apontando crescimento superior a 23% no número de visitação de turistas estrangeiros à capital em 2024, traz grandes expectativas  na geração de empregos diretos e indiretos. Segundo a Agência, a capital do Amazonas é a terceira na lista das seis capitais mais buscadas na alta estação.

O Sindicato setorial comentou que a consolidação dos dados, vai possibilitar que várias cadeias ligadas ao trade turístico movimentem o mercado como um todo, principalmente  acerca da demanda de mão de obra local. 

“Diante desse contexto, a expectativa do sindicato profissional da categoria é a oferta de vagas de emprego para o setor de turismo e hospitalidade envolvendo toda a cadeia do empreendimento de alimentação da região do Amazonas. O sindicato vem se empenhando ao máximo desde 2022 na qualificação dos profissionais e dos futuros profissionais promovendo gratuitamente diversos cursos voltados à área”, disse o presidente do Sindechrsam (Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares do Amazonas), Gerson Almeida. 

Segundo Almeida, o mercado carece desse tipo de movimento, pois o Amazonas tem  potencial suficiente para receber turistas de todas as partes do mundo. Manaus tem despontado entre os destinos turísticos ainda mais porque a região tem como foco o turismo ecológico e sustentável. “O turismo local é um importante detentor de geração de renda, empregos, além de favorecer o crescimento econômico em muitos aspectos”, frisou. 

O representante sindical da categoria lembrou que em novembro o turismo nacional contabilizou mais de 23,5 mil empregos formais, 13,5% a mais do que em outubro. O setor de Alojamento e Alimentação foi o que mais empregou no mês, com a criação de 14.904 vagas. Mês a mês, o turismo brasileiro vem colhendo bons resultados. Os dados são do Ministério do Turismo com base nas informações do Novo Caged (Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

“Apesar que para o Amazonas esse desempenho não ter tido grandes reflexos por diversos motivos, entre outros, a grande seca no Amazonas afetando drasticamente os rios, que é o principal meio de transporte, considerando que o maior atrativo do turismo na região é o turismo ecológico. Mesmo assim, tivemos bons resultados principalmente nos hotéis da região urbana”, complementou.

Incentivo ao turismo

O crescimento na preferência dos turistas estrangeiros é fruto de um trabalho intenso de divulgação da marca “Manaus” no mercado turístico internacional, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da ManausCult (Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Eventos) que nos últimos dois anos participou com estande próprio em 13 feiras nacionais de turismo e um na Europa.

O diretor-presidente da ManausCult, Reginei Rodrigues, destaca ações e investimentos estratégicos da gestão municipal, como a construção de novos equipamentos turísticos com investimentos que somam R$ 238 milhões, além da divulgação do destino não apenas para o trade nacional mas, também, para o internacional, com destaque para Europa e América Central onde, inclusive, rendeu um Termo de Cooperação entre Manaus e San Salvador, capital de El Salvador, tornando-as cidades-irmãs.

“Nossa equipe é composta por técnicos altamente qualificados e empenhados com a pasta de turismo da cidade. Desde 2022, estamos presentes nas principais feiras de turismo do Brasil e publicamos anúncios e matérias sobre Manaus em veículos especializados em turismo, em diferentes idiomas, dialogando com os tomadores de decisão na venda de pacotes turísticos, com as companhias aéreas e com os principais formadores de opinião no setor”, pontuou Reginei.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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