Pesquisar
Close this search box.

Carnaval é convite para viagens

O crescente interesse pelo carnaval reflete na grande expectativa de vendas de pacotes para a folia deste ano. Agências de viagens em Manaus registram aumento na procura por passagens aéreas para celebrar o evento. Operadores de turismo informam que a busca e venda por pacotes com destinos carnavalescos foi antecipada pelos viajantes. A proximidade da data também representa aumento na busca com crescimento 30% maior em relação a igual período do ano passado.

Do ponto de vista do amazonense que vai viajar, o presidente da ABAV-AM (Associação Brasileira de Agência de Viagens), Jaime Mendonça Júnior, comentou que muitos já compraram seus  pacotes. “Os voos já estão para a época do Carnaval, com a tarifa bem em cima e com a ocupação já bem alta, inclusive muitos dos voos estão lotados”, disse.

A procura tanto por destinos nacionais como internacionais estão sendo bem cotados. Segundo ele, entre os destinos mais buscados para o período: Estados Unidos e Caribe lideram entre os favoritos internacionalmente. Já Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE) seguem entre os mais desejados a nível nacional. 

Ele lembra que existem três grandes feriados de vendas para o turismo, que começa no Réveillon. “O Réveillon é uma data onde muitas pessoas viajam, depois vem o Carnaval e o feriado da Semana da Pátria”. 

De acordo com o proprietário da Gracco Viagens e Turismo, Graco Silva, a procura pela compra dos bilhetes está muito boa. Houve aumento na compra de passagens antecipadamente aproveitando as promoções. “E ainda tem vários clientes que desejam viajar aumentando a procura”, afirmou. Conforme o empresário, 80% das pessoas vão viajar no Carnaval, já que a data representa um dos períodos de maior aquecimento para o mercado.

Dados da plataforma de viagens Decolar apontam que o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% em comparação com o ano passado. Além de destinos como Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), favoritos do público durante o período do Momo, o levantamento traz também outras localidades como rotas mais procuradas para aproveitar a festa. As cidades da região Nordeste se destacam nas buscas. Porto Seguro (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto de Galinhas (PE), Recife (PE), Maragogi (AL) e João Pessoa (PB) fecham o top 10 destinos para o tradicional festejo, que este ano acontece entre os dias 8 e 14 de fevereiro.

O estudo também analisou a procura pelos destinos nacionais por clientes de outros países. Entre os preferidos pelos estrangeiros, aparecem as capitais: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). “O crescimento da procura de estrangeiros por pacotes de viagem para passar o Carnaval de 2024 no Brasil foi de 81%, em relação à busca para o carnaval de 2023”, é o que conta a diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar, Daniela Araujo.

 “O carnaval é uma das festas mais tradicionais de nosso país. Nessa época do ano o Brasil aumenta muito seu fluxo turístico interno e de visitantes estrangeiros. É um momento de festa e temos muito a comemorar. As festividades movimentam hotéis, bares, restaurantes, produtores locais, enfim, toda uma cadeia que se beneficia do nosso setor e aquece a economia brasileira”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino, em material divulgado à imprensa. 

A agente de viagens Marcela Almeida também confirmou o aumento nas vendas de passagens. “Sempre geramos muitas expectativas de venda, pois se trata de um dos feriados mais procurados para dar uma fugida, e relaxar longe da rotina. Os viajantes procuram muito esse período para viajar, porém quem deixa pra comprar em cima da hora, acaba desistindo de comprar, pois os valores aumentam muito quando não compram com antecedência”, informou. 

Segundo Marcela, a compra de passagens (dois trechos) para destinos como Fortaleza e Rio de Janeiro, pode custar entre R$ 1.840 a R$2.807, viagem de cinco dias entre 8 a 13 de fevereiro. “Mas passagem aérea, o que aumenta é o período mesmo, a quantidade de dias não influencia muito, e também é na cotação de hoje”, explicou. 

A consultora de vendas, Izabele Noronha, destacou que a procura por passagens para o carnaval aumentou 30%, entre outubro e janeiro, em relação ao mesmo período de 2022/2023. “Muitas pessoas se planejaram bem antes do período. Um terço das nossas vendas para os quatro dias de folia foram fechadas no ano passado. Ainda há grande procura por alguns destinos. É bom lembrar que estamos num período sazonal que turbina as vendas do segmento, então, comprar os bilhetes com antecedência permanece entre as dicas para economizar”, orientou. 

Incentivo

Para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país, o Ministério do Turismo lançou vários programas para promoção turística nacional. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com empresas aéreas que busca incentivar viagens a partir de ações como a oferta de “stopover” (quando o passageiro, sem custos extras, pode conhecer um destino intermediário antes de seguir ao rumo final); e o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação junto ao Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar