Pesquisar
Close this search box.

Mais um caso no Amazonas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/42/laboratorio.jpg

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas confirmou ontem o segundo caso positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, de 29 de fevereiro, data em que se notificou o primeiro caso suspeito da doença no estado, até a última terça-feira (17), foram registrados 44 casos notificados como suspeitos, dos quais 39 estão descartados, três estão em investigação laboratorial aguardando resultado e dois confirmados. O segundo caso confirmado é do diretor da Fundação Oswaldo Cruz, Sérgio Luiz Bessa Luz, de 55 anos, que passou por exame de contraprova do Lacen-AM após testar positivo  pelo laboratório do órgão que ele dirige. Para o outro caso diagnosticado como positivo no mesmo laboratório da Fiocruz, do vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, Jacob Cohen, a contraprova mostrou resultado negativo para o coronavírus. O novo caso tem histórico de viagem recente para Espanha e está em isolamento domiciliar desde que retornou daquele país e segue com monitoramento diário de profissionais de vigilância em saúde, sendo acompanhado por um infectologista.

Pânico

O meio político amazonense entrou em polvorosa depois que o Senado confirmou ontem que o presidente David Alcolumbre (DEM/AP) testou positivo para o coronavírus. Isto porque ele esteve em Manaus na semana passada e participou de vários eventos em defesa da Zona Franca. O senador Eduardo Braga (MDB), que estava com ele, foi o único que anunciou já ter feito a testagem, que deu negativa.

Interior

Como parte do Plano de Contingência Estadual de combate ao novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde planeja instalar salas vermelhas para estabilização de pacientes em oito municípios polo do interior do Amazonas – Parintins, Tabatinga, Tefé, Manacapuru, Eirunepé, Humaitá, Lábrea e Itacoatiara. Para os municípios que não têm contato via terrestre com a capital, será reforçado o serviço de UTI aérea, caso haja necessidade de transferência de pacientes graves para a capital.

Confusão

O período mais chuvoso na Região Amazônica traz a sazonalidade de outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) causadas principalmente por Influenza A (H1N1), Influenza B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Adenovírus. Esses casos estão sendo atendidos na rede de saúde e estão sendo confundidos com o novo coronavírus.

Vídeo

Para intensificar os cuidados preventivos em relação ao coronavírus, o Governo do Amazonas lançou, nesta semana, um vídeo que ensina como lavar as mãos corretamente de uma forma lúdica, com a participação da Orquestra de Câmara do Amazonas e do ator Felipe Freitas, que interpreta o maestro no lugar do regente Marcelo de Jesus, no palco do Teatro Amazonas. Ao som do clássico "Pequena Serenata Noturna", de Mozart, são apresentados os movimentos corretos a serem adotados pela população ao lavar as mãos.

Treinamento

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas realizou um treinamento para aumentar o efetivo de equipes técnicas de investigação ao novo coronavírus. O Departamento de Vigilância Epidemiológica realizou o treinamento para técnicos de Vigilância em Saúde da instituição sobre a doença Covid-19, transmitida pelo vírus. O curso foi realizado na sede da FVS-AM, na zona norte de Manaus.

Suspensão

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. suspenderá as palestras presenciais de orientação ao crédito, realizadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Os proponentes pré-agendados terão acesso exclusivo ao conteúdo de forma digital, que será disponibilizado no site da Afeam a partir da próxima segunda-feira (23).

Recomendação

As Defensorias Públicas de 1ª Instância de Atendimento ao Consumidor recomendaram às concessionárias dos serviços de água e energia elétrica que o fornecimento não seja interrompido em caso de inadimplemento do consumidor, enquanto perdurar o estado de pandemia decorrente do Covid-19. A Defensoria esclarece, no entanto, que não se trata de um pedido de anistia para os débitos, mas que estes sejam cobrados posteriormente.

Gás

Mais de mil unidades consumidoras do Amazonas já usam o gás natural canalizado. O marco foi alcançado no último dia 14 de fevereiro, quando a Companhia de Gás do Amazonas interligou à rede de distribuição o Residencial Príncipe de Gales, no bairro Adrianópolis, onde 96 unidades habitacionais foram atendidas. Até dezembro de 2020, a Cigás estima atender mais 894 unidades, totalizando 2.302.

Frases

“Se puder, fique em casa.” Rodrigo Tobias, secretário de Saúde do Amazonas

“Apelo aos líderes religiosos que reduzam a quantidade de pessoas em suas celebrações.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar