Pesquisar
Close this search box.

Mais de 20 mil trabalhadores deixam de sacar abono salarial

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) está enviando mais de um milhão de cartas destinadas aos trabalhadores e empregadores de todo o país para lembrá-los sobre o calendário de pagamento do abono salarial, que termina em 30 de junho próximo.
Segundo números fornecidos pelo MTE, cerca de 15,5 milhões de trabalhadores em todo o Brasil já sacaram o benefício no valor de um salário mínimo, do exercício 2009/2010, iniciado em julho último.
Outros 1,4 milhão de beneficiários brasileiros identificados ainda não sacaram o abono. No Amazonas, das 184.172 pessoas identificadas com direito a receber o Abono Salarial, 163.970 já sacaram o benefício, injetando mais de R$ 75 milhões na economia local. Ainda faltam receber 20.202 trabalhadores residentes no Estado do Amazonas.

Programa de comunicação

De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a notificação faz parte de um programa de comunicação iniciado em 2007 para que os trabalhadores não deixem de receber o benefício. “Muita gente deixa de receber por falta de informação. Todo ano, quando se aproxima do encerramento do prazo, fazemos esta campanha contando com a ajuda da imprensa para levar esta informação ao trabalhador, porque se ele não receber, o dinheiro retorna para o FAT [Fundo de Amparo ao Trabalhador] e não pode mais ser retirado”, explicou Carlos Lupi.
O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual às pessoas que trabalharam, no ano anterior, com vínculo empregatício, de pelo menos 30 dias; receberam, em média, até dois salários mínimos mensais; estiverem cadastrados no PIS (Programa de Integração Social) ou Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) há pelo menos cinco anos. Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal e os inscritos no Pasep no Banco do Brasil.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar