Pesquisar
Close this search box.

Macedônia do Norte, um novo destino

A Macedônia do Norte é provavelmente o país mais jovem do mundo. Pelo menos com este nome, aprovado há apenas dois anos, em fevereiro de 2019. O país foi criado após a dissolução da ex-Iugoslávia em 1991, mas foi necessário três décadas antes de seu nome ser aprovado, especialmente devido à recusa da Grécia em aceitar que aquela que foi a terra natal do grande Filipe e de seu filho Alexandre, o Grande – e também de Aristóteles –, parte integrante do país helênico, compartilhasse o nome com o novo país. Finalmente, a adição “do Norte” foi final para aprovação.

Embora o país seja pequeno, com uma área vinte vezes menor que a Espanha (25.713 km2), pouco mais que a Comunidade Valenciana, sem litoral e no centro dos Balcãs, tem um passado fascinante, com herança grega, romana e otomana e balcânica alma, mas também mediterrânea, cigana e eslava. E um futuro turístico muito promissor.

As maiores atrações naturais são as montanhas, três parques nacionais e 33 reservas naturais. O principal centro turístico é Ohrid, o único bem cultural macedônio entre os Patrimônios Mundiais da UNESCO e famoso por seu lago, o mosteiro de San Pantaleón de Ocrida e a Fortaleza de Samuel.

E algo que costuma ser desconhecido: em sua capital, Skopje, nasceu uma mulher chamada Agnes Gonxha Bojaxhiu, que se tornou conhecida como Madre Teresa de Calcutá, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e santa graças ao Papa Francisco desde 2016, vinte anos após sua morte.

Toda a cidade está repleta de placas com frases da santa. Embora sua casa natal tenha sido substituída por um enorme shopping center, existe a Casa de Madre Teresa na antiga igreja em que ela foi batizada. Lá dentro estão expostos pertences pessoais da freira católica, como seu sári, um livro de orações manuscrito e vários prêmios recebidos ao longo de sua vida.

A porta de entrada para o país é a capital, Skopje, que, surpreendentemente, tem muito boas ligações aéreas com diferentes cidades europeias. Hoje, Skopje, que é o principal centro político, econômico, educacional e cultural da Macedônia, pode ser a capital mais divertida dos Balcãs, graças a uma combinação de monumentos, museus e fontes e seu povo aberto e amigável.

O resultado é um quebra-cabeça no qual a história antiga e a moderna se fundem. A cidade resume a essência dos Bálcãs como poucos lugares, como se tivesse sido construída sobre uma ponte entre dois mundos, Ocidente e Oriente. Essa mistura torna a capital da Macedônia do Norte uma experiência única. Passear por lá é fundamental para conhecer a fundo a Macedônia, principalmente por meio do contato com seu povo.

GERALDO RUFINO

Foto: Divulgação

O Festuris Connection, evento exclusivo que acontece de forma presencial e online nos dias 6 e 7 de maio, no Hotel Master Gramado, confirmou mais um grande nome como palestrante. O empreendedor e escritor Geraldo Rufino abrirá a imersão em vendas Top Performer levando aos participantes a sua palestra “O Poder da Positividade”. De catador de latinhas a dono da maior recicladora de caminhões da América Latina, a JR Diesel. A história de vida de Rufino e a forma como conseguiu se reerguer as seis vezes que quebrou, o fez ser destaque do empreendedorismo e especialista no tema positividade.

MATCH BUSINESS

O calendário de eventos da ABAV Nacional ganha este ano um reforço com uma programação de capacitações e rodadas de negócios virtuais que acontecerão nos dias 11 e 12 de maio. A prospecção de fornecedores do ABAV Match Business foi iniciada esta semana e a inscrição de compradores convidados deve abrir na segunda quinzena do mês, já com o detalhamento do perfil do público-alvo. Idealizado com o objetivo de compor a prateleira de serviços, produtos e destinos nacionais e internacionais, o evento aposta na seleção de audiência especializada e na dinâmica de capacitações.

PAPO COM AGENTE

No dia 15 de março (segunda-feira), às 16h, o “Papo com Agente”, projeto da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), receberá em live aberta no Youtube e Facebook Marco Ferraz, presidente executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil). A transmissão ao vivo será comandada por Fernando Santos e Marcos Lucas, respectivamente, presidentes da Abav-SP e da Aviesp, e abordará o tema “Setor de cruzeiros, retomada e temporada 2021/2022”.

ESTÁDIO NOVO

Foto: Divulgação

Apesar da pandemia e de todas as dificuldades que gerou no mundo, a Argentina nunca parou sua marcha e continua dando sinais de recuperação. A Província de Santiago del Estero, na região Norte, inaugurou o moderno Estádio Única Mãe das Cidades, que sediará a Copa América 2021. Com capacidade para cerca de 30 mil pessoas e um design vanguardista, a novíssima construção foi apresentada pelo Presidente da Nação, Alberto Fernández, que estava acompanhado pelo Governador de Santiago, Gerardo Zamora, e pelo Ministro do Turismo e Desportos, Matías Lammens.

TURISMO INTEGRADO

Foto: Divulgação

A distância entre Recife (PE) e Natal (RN) pela BR-101 é de quase 300 km. Entre as duas capitais está João Pessoa (PB), que fica a 120 km e 188 km das duas, respectivamente. A proximidade das três cidades nordestinas será um dos fatores que poderá atrair a vinda de turistas internacionais, em especial, da Argentina e Portugal.  Para consolidar esse roteiro, o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, se reuniu com os secretários Fernando Fernandes (Natal) e Cacau de Paula (Recife), esta semana, para trocar experiências e ideias sobre uma futura ação conjunta.

LOCAÇÃO NO SUL

A Urbinc Empreendimentos será a primeira empresa gaúcha a utilizar os serviços da Cityhome by Intercity Hotels, novo braço da rede ICH Administração de Hotéis criado para oferecer suporte na locação de imóveis por temporadas.  O primeiro empreendimento a contar com os serviços será o Bav Residenz, um prédio com 36 apartamentos de um e dois dormitórios de alto padrão, que será entregue no final do ano no valorizado bairro Bavária, em Gramado (RS). A Cityhome foi concebida para gerir a locação de curta, média e longa locação, aproveitando a expertise da rede hoteleira gaúcha.

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar