Lojistas estão otimistas com vendas na data

O otimismo dos empresários para o Dia das Crianças 2007, em relação ao faturamento e às vendas físicas, é o maior registrado em datas comemorativas deste ano. De acordo com a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial -Dia das Crianças 2007-, 49% das empresas brasileiras do comércio, em todo o país, esperam aumentar o faturamento nesta data.
No ano passado, a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial revelou que o percentual de empresários otimistas com o faturamento no Dia das Crianças era de 40%. A perspectiva de queda também melhorou. Este ano, 9% acreditam em recuo do faturamento, contra 23%, em 2006. O número de empresários que confiam na estabilidade aumentou. Este ano são 42%, contra 37% no ano passado.
Em 2005, uma maioria de 46% dos empresários esperava aumento do faturamento, em relação à data de 2004, os que apostavam em queda eram 22%, e em estabilidade 32%.

Opiniões divididas

Segundo a pesquisa de 2007, as grandes empresas do setor continuam sendo as mais otimistas, 64% delas apostam em alta do faturamento. Em 2006, esse percentual era de 59%. As pequenas, assim como no ano passado, confiam menos  em  melhores resultados e as opiniões estão divididas entre crescimento (46%) e estabilidade do faturamento (44%). Em 2006, apenas 34% das pequenas empresas esperavam alta do faturamento, 40% acreditavam em estabilidade e 26% apostavam em queda.

Na análise regional, as empresas do Norte são as mais otimistas, com 57% dos entrevistados convencidos de que o faturamento será maior este ano, seguidos por 53% do empresariado do Sul e 49% do Nordeste. A região Centro-Oeste é a menos confiante, 39% dos empresários esperam alta e 16% acreditam que haverá queda do faturamento. No Sudeste, 47% dos empresários apostam em aumento do faturamento.

Produtos pesquisados

Em  relação  às  vendas  físicas,  a  maioria dos empresários entrevistados, 52%, acredita em crescimento e 38% em estabilidade. Apenas 10% apostam em queda nas vendas, em todo o país. Em 2006, a perspectiva otimista era de 39%, a de estabilidade 37% e a de queda 24%.

Nota-se que há uma sensível melhora na opinião dos empresários que esperam o aumento das vendas. A perspectiva de crescimento confirma-se, ainda, em proporções maiores as do faturamento, o que pode se traduzir em vendas de produtos mais baratos.
De acordo com a pesquisa da Serasa, as grandes empresas do setor são as mais otimistas, sendo que 72% de seus empresários confiam em alta nas vendas (62% em 2006), enquanto 48% das pequenas empresas compartilham da mesma perspectiva para esta data em 2007 (34% no ano passado).

Na análise regional das perspectivas de crescimento das vendas, os empresários da região Norte do país seguem como os mais otimistas, com 61% acreditando no aumento das vendas físicas, seguidos pelos do Nordeste (56%), Sul (53%), Sudeste (52%) e Centro-Oeste (41%). Todas as regiões experimentam aumento das expectativas de crescimento das vendas em relação à mesma data de 2006.

Brinquedos preferidos

A Pesquisa de Perspectiva Empresarial apurou que os brinquedos (59%) vão liderar as vendas para o Dia das Crianças, seguidos pelos jogos eletrônicos (16%) e pelos celulares (8%). Com perspectivas menores estão as roupas (6%), computadores (2%), Ipod, MP3, CD e DVD (1%) e os demais produtos, 6%.

Opções de pagamento são variados

Do total de entrevistados, 57% esperam vender a prazo, e 43%, à vista. Nas vendas a prazo, os cheques pré-datados representarão 35% das transações, os cartões de crédito parcelados 29%, os financiamentos ou crediários 25%, os cartões de débito parcelados 3%, os cartões da própria loja parcelados 2% e os outros meios 6%. As vendas à vista serão priorizadas por dinheiro (40%) e cheque (24%). Os cartões de crédito ficarão com 18%, os de débito 13%, os cartões da própria loja 2% e os demais meios de pagamento, 3%.

As facilidades de crédito, as promoções conjuntas da indústria e do varejo, o cerco à pirataria e 

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