Pesquisar
Close this search box.

Jalapão, beleza e mistério

Localizado na região Leste do Tocantins, o Jalapão é um prato cheio para quem curte ecoturismo e esportes radicais como o rafting. Local de encontro de falésias com belas cachoeiras, a região do Jalapão tem para oferecer belas paisagens, vegetação característica, além da riqueza do artesanato em Capim Dourado, típico da localidade.

Neste cenário, que recebe a média de cinco mil visitantes ao ano, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto. O Jalapão ocupa área de cerca de 34 mil quilômetros quadrados entre os municípios de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Ponte Alta, Santa Tereza, Mateiros e São Félix do Tocantins.

A temperatura média no local é de 30 graus e o melhor período para se visitar é justamente o de estiagem, entre maio e novembro, quando as chuvas dão uma pausa e as belezas do Jalapão podem ser apreciadas sem grandes problemas.

Partindo de Palmas, diversas empresas fazem passeios, chamados de expedições, ao Jalapão, oferecendo transporte, hospedagem, alimentação e acesso aos pontos turísticos locais. Devido ao tamanho da região, é recomendável não ter pressa e reservar alguns dias para conhecer todos os atrativos naturais com calma e tempo para fotografar e curtir.

Rico em atrativos naturais de beleza única, o Jalapão permite ao visitante a possibilidade de transitar entre altas dunas de areia fofa ou descer as corredeiras num rafting pelo rio Novo. Além disso, são indispensáveis os banhos na piscina natural na cachoeira da Velha ou nas águas azuis e translúcidas da cachoeira do Formiga.

Ponto que intriga visitantes, a nascente de água conhecida como Fervedouro, é um atrativo à parte. Nela, por mais que os turistas queiram, não conseguem afundar. A explicação é simples: fenômeno chamado ressurgência, no qual a pressão da água que sobe pela areia no fundo da lagoa, não deixa que as pessoas encostem no chão.

Independente de contato com empresa turística especializada, ou trajeto feito com veículo próprio, o ponto de partida para a aventura nas dunas do Jalapão é Palmas. Saindo da capital do Tocantins, pode-se seguir 64 km pela TO-050 até Porto Nacional e de lá para a cidade de Ponte Alta, a entrada do Jalapão.

Outra alternativa de traslado é sair de Palmas sentido Norte, pela TO-020, até o município de Novo Acordo em uma viagem de 108 km. Além disso, pode-se trafegar pela TO-030 (100 km de extensão), interligação com o distrito de Taquaruçu, ainda em Palmas, até Santa Tereza do Tocantins.

PERDA

De acordo com cálculo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o turismo brasileiro já soma prejuízo de aproximadamente R$ 376,6 bilhões, desde o agravamento da pandemia de Covid-19 no País. Diz ainda a CNC que o setor chegou a maio de 2021 operando com aproximadamente 52,6% da sua capacidade mensal de geração de receitas. Neste mês, os serviços turísticos operavam 34,7% abaixo do nível de fevereiro de 2020, no pré-covid. Boa parte deste prejuízo está concentrado nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

PAPO

No dia 26 de julho, às 16h, o “Papo com Agente”, projeto da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), receberá, em live aberta no YouTube (link) e Facebook (link), os ex-presidentes William Périco (Abav-SP e Aviesp), Edmar Bull (Abav-SP), Marcelo Matera (Aviesp), Antonio Azevedo (Abav Nacional), Edmilson Romão (Abav-SP) e Magda Nassar (Abav Nacional). A transmissão ao vivo será comandada por Fernando Santos e Marcos Lucas, respectivamente presidentes da Abav-SP e da Aviesp.

PAPAIS

Foto: Divulgação

Para celebrar o Dia dos Pais, de 7 a 8 de agosto, o Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre lança um pacote especial com conforto e segurança. A promoção inclui hospedagem em apartamentos de 58 m², para toda a família, de frente para o lago Guaíba, com dois quartos, dois banheiros e antessala; além de café da manhã, estacionamento cortesia e late check-out até às 17h. O pacote para até cinco pessoas, sendo um casal com até três filhos, sai a partir de R$ 380 (mais impostos). Com visual moderno, elegante e acolhedor, o hotel está de braços abertos para proporcionar experiências memoráveis.

CONTRATADO

Foto: Divulgação

O SERHS Natal Grand Hotel & resort contratou o peruano Tany Huanachi Chura para o cargo de gerente de alimentos e bebidas do resort. Tany tem vasta experiência em hoteis e resorts, como a rede Leading Hotels of the World, marca conhecida por sua excelência em atendimento a clientes da hospitalidade de luxo, o Silversand Grenada no Caribe, Sandals na Jamaica, e, por sete anos, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, sempre dedicado à área de alimentos e bebidas. Todas essas qualificações irão melhorar ainda mais a gastronomia do hotel da capital do Rio Grande do Norte.

OTIMISMO

Foto: Divulgação

O combate à pandemia na capital paulista traz notícias animadoras. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, mais de 70% das pessoas com mais de 18 anos já receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 em São Paulo, e, nesta semana, a cidade começa a imunizar os moradores entre 34 e 30 anos. Na atual fase de transição, o Governo de São Paulo determinou uma maior flexibilização das atividades comerciais e dos serviços. Pelo menos até 31 de julho, restaurantes, bares, lojas, shoppings, cinemas, teatros e outros espaços culturais podem atender o público das 6h às 23h.

CAMPANHA

O Ministério do Turismo lançou a campanha “Turismo de Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias terão como foco a experiência do viajante e retratarão a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro. Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta. O Turismo de Natureza foi responsável por motivar a viagem de 18,6% dos turistas internacionais, em 2019, maior índice dos últimos cinco anos. 

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar