Pesquisar
Close this search box.

Barra de São Miguel, paraíso alagoano

O município de Barra de São Miguel fica situado no litoral sul de Alagoas a menos de 30 minutos do centro de Maceió e é o principal balneário de praia dos alagoanos.

Esse pequeno munícipio de pouco mais de 30 mil habitantes é um verdadeiro paraíso com mar calmo, cercado por uma grande barreira de arrecifes que fazem da praia da Barra de São Miguel um dos melhores pontos para banho de mar de Alagoas.

Além do mar de tons esverdeados, o município também conta com a linda Lagoa do Roteiro que possui um ecossistema riquíssimo e um dos cenários mais bonitos do litoral sul alagoano.

É recomendável explorar esse destino tanto através de um bate e volta, passeio de um dia inteiro que podem ser feitos por conta própria ou por passeios contratados pelas agências de turismo, como passar um final de semana na região relaxando nesse cenário paradisíaco.  

Chegar lá é bem fácil. Barra de São Miguel fica situada apenas a 30 km de Maceió, capital de Alagoas. Basta seguir rumo ao litoral sul de Alagoas pela AL 101 sul, no sentido Marechal Deodoro, atravessar as duas pontes que existem no caminho e seguir as placas. É pouco menos de 30 minutos de viagem.

Alagoas possui altas temperaturas o ano inteiro. Basicamente, o Estado só tem duas estações: verão e inverno. No inverno as chuvas são constantes e modificam a cor do mar. Os meses que mais chovem são entre abril e julho, contudo, nessa época os preços são mais convidativos!

Já no verão o Estado costuma ficar lotado de turistas e os preços dos hotéis aumentam bastante. O período mais procurado do ano pelos turistas é entre o Natal e o carnaval.

Curtir as praias é a melhor maneira de curtir Barra de São Miguel, aproveitando o mar de águas calmas e transparentes. Existem diversas barracas a beira mar que possuem bom apoio para os visitantes passar o dia.

Os melhores trechos para ficar são nas imediações do Hotel Village, localização onde existem várias barracas de praia, e no Beach Club Praêro, local que possui a melhor infraestrutura da região.

Na praia, são várias opções para praticar diversas atividades. É possível alugar SUP, caiaque, passear de banana boat, e fazer o passeio de lancha para a Praia do Gunga, outro ponto turístico a ser explorado devido à beleza de suas praias e estrutura perfeita para o turismo.

ADEUS ROGÉRIO

Foto: Divulgação

O turismo da Paraíba perdeu o jornalista Rogério Almeida. Ele morreu no domingo, devido a complicações de um problema renal grave. Diretor da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), ele foi presidente da seccional da entidade na Paraíba, quando realizou um grande Congresso Nacional. Casado com Yluska Regina Quesado, Rogério Almeida era natural de Pacajus, no Ceará, mas adotou João Pessoa como sua cidade, sendo agraciado com o título de cidadão pessoense em 2011. Era professor do Departamento de Fisioterapia da UFPB e membro do Clube do Gourmet.

DE VOLTA

Foto: Divulgação

Assim como quase todas as atividades no Amazonas, a pandemia determinou a suspensão de qualquer evento que reunisse mais de três pessoas. O Conselho Municipal de Turismo foi pelo mesmo caminho. Praticamente ficou inoperante desde a chegada do Corona Vírus ao Brasil. Mas a situação está mudando, a vacina caminha a passos largos e já tomamos o rumo da retomada. Com isso, O COMTUR foi reativado e já realizou a primeira reunião do ano. Por enquanto, ainda no formato virtual mas, segundo o coordenador João Araújo, em breve vamos aglomerar novamente.

CONNECTION 

Foi confirmada a 5ª edição do Connection, evento híbrido realizado pela Rossi & Zorzanello. O secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, adiantou na Festuris Live, junto com Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que o Connection acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, em Canela, no Garfo e Bombacha. Com o mote viver experiências, estarão no centro do debate temas do turismo global e das tendências do setor com especialistas do Brasil e do mundo. No período da manhã serão apresentadas as perspectivas de futuro e as tendências para o turismo de natureza, o turismo rural e a gastronomia.

CAT EM JPA

Os turistas que visitam João Pessoa podem contar a partir com mais um ponto de acolhimento e informação. Trata-se do novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Bosque dos Sonhos, com acesso ao lado do Farol do Cabo Branco, um dos principais pontos turísticos da cidade. O novo CAT é fruto de uma Parceria Público Privada (PPP) e foi inaugurado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra. O CAT Bosque dos Sonhos vai contar com profissionais da Secretaria Municipal do Turismo para tirar dúvidas e repassar informações.

DAS BALEIAS

Foto: Divulgação

Com uma temporada cada vez mais estendida, a região do Litoral Norte de São Paulo entrou de vez na chamada Rota das Baleias, recebendo um número cada vez maior de cetáceos de diversas espécies. Segundo o Projeto Baleia à Vista, nas temporadas de 2019 e 2020, mais de 300 baleias passaram pelas águas da região. As gigantes nadadoras vêm das águas mais geladas do hemisfério Sul em busca de águas mais quentes para a reprodução e seguem para o sul da Bahia, onde têm seus filhotes. As águas de São Paulo são atrativas, com temperaturas do Canal de São Sebastião, em média, de 23ºC. 

NATAL LUZ

Como há 35 anos, o Natal Luz de Gramado quer abraçar a comunidade e os visitantes. Esta foi a mensagem da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur Rosa Helena Pereira Volk, em live dirigida ao trade turístico nacional e imprensa brasileira na tarde desta terça-feira. Rosa Helena e a decoradora Neka Pante, apresentaram detalhes da decoração da cidade, que remete às primeiras edições do evento na década de 80, quando surgiu com o objetivo de criar atrativos para a até então baixa temporada. O projeto prevê a colocação de ornamentos em toda as ruas e rótulas de Gramado.

SÃO PAULO

Por meio do programa Estrada Asfaltada, João Doria, governador de São Paulo e Rodrigo Garcia, vice-governador, anunciaram o investimento de mais de R$ 1,7 bilhão em melhoria de rodovias.  Com conclusão prevista para o final do ano, serão realizadas 150 obras de modernização, atendendo 2.300 quilômetros de vias em 196 cidades do interior e do litoral. Esses investimentos dão início à nova matriz logística. As mais de 150 obras do Estrada Asfaltada são tecnicamente chamadas de conservação, manutenção de vias que consiste em recape e implantação de nova sinalização das rodovias. 

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar