Pesquisar
Close this search box.

Interior de São Paulo surge como opção de turismo

Interior de São Paulo surge como opção de turismo

O setor turístico foi, com certeza, um dos mais afetados pelo novo Covid-19. Entretanto, as viagens ainda são um sonho para muitos. Segundo as tendências e recentes pesquisas de órgãos turísticos, os destinos domésticos prometem ser uma das grandes apostas na retomada pós-pandemia.

Para a Amitesp, a Associação dos Prefeitos de Municípios de Interesse Turístico, as cidades de interesse turístico no interior do Estado de São Paulo são ótimas opções para aqueles que estão programando viagens regionais.

Em Araras, região localizada a 177 quilômetros da capital paulista, a dica são as oito rotas turísticas que englobam centro histórico e comercial, e outros atrativos turísticos nos segmentos gastronômico, cultural, religioso, de aventura, rural, de pesca, negócios e eventos.

Boituva é um dos mais clássicos redutos de aventura no interior do estado. Com o céu sempre colorido com as cores dos diversos balões e paraquedas, a cidade é famosa por ser o ponto de encontro entre amantes de altura e adrenalina. Outra atração é o Parque Ecológico que abriga dezenas de espécies de animais silvestres em uma área verde que atrai famílias todos os fins de semana.

Referência em turismo religioso, Itaporanga se destacou graças a imponente Abadia Cisterciense de Nossa Senhora da Santa Cruz, segunda maior do país e terceira da América Latina. O complexo conta com mais de 8 mil metros quadrados, 24 capelas e cinco grutas que estão dispostas pela cidade.  Além da peregrinação que ocorre na cidade, os visitantes ainda podem conhecer uma aldeia tupi-guarani. O povoado de Tekoá Porã recebe os turistas e mostram um pouco da sua viva cultura através dança e música típica.

Situada a cerca de 50 quilômetros da capital paulista, Mogi das Cruzes desponta como um destino que mescla tradição e modernidade. Detentora de uma beleza singular, a arte, a história e, sobretudo, as pessoas, fazem de Mogi um local acolhedor e incomparável. A cidade possui muitas igrejas e, dentre elas, destacam-se a Igreja de São Benedito, e sua tradicional festa. A região possui um circuito onde é possível conhecer diversos templos religiosos, como a Catedral Sant’Anna, uma das mais visitadas.

Localizada a 130 quilômetros de São Paulo, entre as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, Tatuí é conhecida internacionalmente graças à sua vocação musical. A cidade abriga um dos maiores conservatórios de música da América Latina, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí. Outro point que não pode ficar de fora em um visita pela cidade é o Museu Histórico Paulo Setúbal. Inaugurado na década de 1920, o local abriga um acervo com objetos dos tropeiros, de arte sacra, indígenas e Revolução de 32.

ARGENTINA TOP

Mesmo com a pandemia, a Argentina alcançou um fato histórico: no último mês de maio, o ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) classificou país como o número um na organização de conferências internacionais na América Latina. O Instituto Nacional de Promoção do Turismo (INPROTUR) foi o protagonista em duas ocasiões durante o atual mês de junho do Intercâmbio Inter-regional de Negócios Virtuais. No entanto, esse resultado promete ser apenas o começo de um longo caminho de sucesso, segundo os membros do trade turístico argentino.

GIRAFA MÃE

Boa notícia para o reino animal e para os turistas que vistam o Zoológico Busch Gardens, nos Estados Unidos. A girafa-reticulada Bea, de 14 anos, deu a luz ao seu terceiro filhote. A equipe de zoológico está monitorando Bea e filhote enquanto eles continuam desenvolvendo seus vínculos nos bastidores do parque. Quando os importantes marcos de desenvolvimento forem alcançados, nos próximos meses, Bea e seu filhote se juntarão ao restante da família de girafas que vive na planície de Serengeti, ao Norte da Tanzânia, onde poderão ser vistos em liberdade pelos visitantes.

FESTURIS CONNECTION

Provocar conexões internacionais e discutir os caminhos para a reconstrução do turismo brasileiro no pós-pandemia. É com este objetivo que será apresentado o Festuris Connection, novo produto de uma das principais marcas do turismo da América Latina. Um evento híbrido que vai conectar o Brasil com Portugal, Uruguai e Estados Unidos em busca de soluções e boas práticas para a reinvenção dos destinos. Se o mundo mudou, nós queremos fazer desta mudança algo positivo. Dialogar com quem está um passo à frente, como é o caso nesta primeira jornada, e a meta do evento.

AVIESP ADIADA

A Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo informa que, considerando as recomendações e normativas dos Governos Estadual e Municipal de Águas de Lindóia (SP), relativas à Covid-19, a 42ª Aviesp Expo de Negócios em Turismo, prevista para 31 de julho a 1º de agosto de 2020, terá sua realização remarcada para data a definir, buscando preservar a saúde de seus associados, parceiros comerciais e demais agentes de viagens e participantes. Em breve serão compartilhadas novidades sobre a nova data do evento. Informações: www.aviesp.com.

PROCOTOCOLO

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) disponibilizou, aos operadores do trade amazonense, o Protocolo de Biossegurança dos Serviços Turísticos do Amazonas, um estudo que reúne as principais orientações dos órgãos mundiais de saúde para as boas práticas sanitárias, que devem ser utilizadas no período pós-pandemia. Em formato de cartilha,  oferece aos operadores, durante a retomada gradual dos serviços, orientações sobre as condutas a serem implementadas. Segundo a presidente Roselene Medeiros, ele é um dos eixos de recuperação do setor no estado.

ÍCONE ENERGIA

O SERHS Natal Grand Hotel & Resort acaba de receber da Ícone Energia, o certificado de consumidor de energia elétrica renovável. Desde janeiro de 2020, o resort utiliza em suas instalações energia limpa, cuja geração é de baixo impacto ambiental, provenientes de fontes como eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas. Esta iniciativa do SERHS Resort contribui para o desenvolvimento sustentável do planeta e a redução das emissões de carbono na atmosfera. O prêmio foi concedido ao SERHS por contribuir com a diversificação da matriz energética brasileira e preservar o meio ambiente.

BOA OPÇÃO

As cidades do Litoral Norte de São Paulo vêm se destacando como destino turístico seguro para a retomada do setor no Estado. Graças ao rigoroso cumprimento dos protocolos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos estaduais e municipais, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba seguem se organizando para reabrir o setor turístico. A segurança é um dos principais fatores na decisão de um destino na retomada das viagens. Além do eficiente controle feito pelas administrações municipais, o trade turístico também está investindo e se preparando.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar