Pesquisar
Close this search box.

Indústria registra aumento no faturamento e redução nos salários

A indústria de transformação voltou a registrar alta, após dois meses consecutivos de queda, aponta pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Em fevereiro, o faturamento do setor avançou 6,9%, na comparação com janeiro, mostra a pesquisa Indicadores Industriais. As horas trabalhadas cresceram 2,6% no mesmo período.
Em nota, a CNI afirmou que a expansão deve-se, em parte, ao maior número de dias úteis de fevereiro deste ano -o Carnaval, em 2011, foi em março.
Na comparação com fevereiro de 2010, o faturamento cresceu 14,3%, e o número de horas trabalhadas, 6,7%. Para a CNI, o total de horas trabalhadas ainda está abaixo do nível pré-crise, em setembro de 2008.
O indicador de utilização da capacidade instalada, por sua vez, ultrapassou, em fevereiro, o patamar do período pré-crise, operando, em média, com 83,6% da capacidade, 2,6% a mais que na comparação com o mesmo mês no ano anterior.

Emprego em alta

Já o emprego industrial cresceu pelo quarto mês consecutivo, com alta de 0,4% em fevereiro, na comparação com janeiro, na série de dados dessazonalizados. Na comparação com fevereiro de 2010, a alta é de 4,1%.
Os salários e o rendimento médio recuaram 1,4% e 1,7%, respectivamente, no período. “De acordo com os indicadores, isso é normal para a época do ano”, diz a nota da CNI.
Na comparação com fevereiro de 2010, o indicador de salários cresceu 5,8%, e o de rendimento médio, 1,6%.
O segmento de veículos foi o que mais cresceu na comparação de 12 meses. Impulsionado pela demanda interna, o faturamento cresceu 24,6%, e as horas trabalhadas, 17,8%.
Na mesma comparação, o faturamento da indústria de máquinas e equipamentos aumentou 11,1% e as horas trabalhadas na produção tiveram alta de 9,4% “Esse movimento, se persistir, será reflexo de que os investimentos voltaram a crescer com mais força no início do ano”, encerrou o texto da pesquisa da CNI.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar