Pesquisar
Close this search box.

Indústria cobra segurança jurídica

Em Manaus, a expectativa da Indústria amazonense sobre a renovação ou continuidade da administração municipal, gira em torno do apoio para fortalecer o empresariado e a retomada do desenvolvimento regional. Com o foco voltado para o PIM (Polo Industrial de Manaus) tanto a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) quanto o Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) estão unidas para fomentar a geração de emprego e renda a capital amazonense. Já o governo do Estado além de defender a formulação de políticas públicas para geração imediata de emprego e renda no Amazonas, em especial na capital, também acredita na continuidade do combate a corrupção visando o desenvolvimento regional e nacional.
De acordo com o representante da Fieam, 1º vice-presidente Nelson Azevedo, a renovação ou continuidade da gestão municipal será decidida nas urnas. Mas ele garante que seja quem for o vencedor das eleições em Manaus, terá o apoio da Fieam. “Olha, isto aí a gente deixa que fique à vontade da população. Como entidade de classe a gente não opina, porque quem vier vai ter o nosso apoio”, ratificou.
Segundo presidente do Conselho da Cieam, Maurício Loureiro, é indiferente a figura política que herdar a prefeitura de Manaus, o que importa é a segurança jurídica para atrair novos investimentos para a região. “Tanto faz para nós empresários. O que nós queremos é que a política brasileira seja feita com seriedade e que possa acreditar numa coisa importante para nós: que a segurança jurídica exista para que o empresariado faça mais investimento no país, no Amazonas e no município”, explicou.
Loureiro ressalta que no mundo dos negócios as decisões são tomadas de forma prática, se houver burocracia ou quebra de confiança, não haverá investimento. “Se isso não houver, independente do político não vai valer nada a pena, essa é uma questão muito prática para nós, pelo menos. A política faz parte da nossa vida, o que estamos falando é que qualquer político que exerça essa posição nos passe a segurança jurídica dos nossos investimentos, isso é superimportante para nós”, frisou.
Na opinião do governador em exercício Belarmino Lins, as eleições municipais passam a ter um novo direcionamento com o presidente Michel Temer saindo da interinidade para assumir a titularidade e o comando do país. “Sem dúvida o partido PMDB passará a ser o comandante das políticas brasileiras no que diz respeito ao desenvolvimento. O que envolve, sem dúvida, reformas profundas que possam até de imediato desagradar, mas o importante é não perder o foco do desenvolvimento e da estabilidade política nacional, sobretudo a geração de emprego”, observou.
Segundo Lins, ao manter a titularidade do presidente Michel Temer no governo do Brasil, terá impacto positivo reanimando a classe empresarial e reaquecendo a economia do país. “Eu acredito que nas eleições o tempo será exíguo para refletir, mas os efeitos dessa decisão no Senado da República repercutirá em todos os níveis, em todos os escalões. Porque a cada situação de melhoria da qualidade de vida e da economia isso reflete na relação político-partidária”, disse. Ainda segundo Lins, “não se pode admitir uma nação brasileira em pouco mais de três ou quatro anos ter um nível elevado de desemprego para chegarmos a 12 milhões de brasileiros sem ter com que subsistir e alimentar a sua família”, constatou.

Aniversário em dose dupla: Fieam e Cieam completaram 56 e 37 anos, respectivamente

3 Fundada em 3 de agosto de 1960, a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) atua como fórum permanente das discussões estratégicas para o fortalecimento da indústria e de decisões em defesa do desenvolvimento social e econômico, como a consolidação do modelo ZFM (Zona Franca de Manaus) e a construção de novas matrizes econômicas para o Estado do Amazonas, sob a presidência do empresário e administrador Antonio Silva. O fundador e primeiro presidente desta casa foi o empresário Abrahão Sabbá, juntamente com os delegados dos sindicatos industriais dos setores de serrarias, carpintarias e tanoarias, panificação e confeitarias, cerveja e bebidas em geral, extração da borracha e calçados.

3 Desde sua fundação em agosto de 1979, o Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) tem estado atento às necessidades de seu quadro de associados, composto das mais importantes empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus). Ao desenvolverem seus projetos de investimento, essas empresas necessitam de apoio e representatividade institucional junto aos diversos órgãos governamentais, nos três níveis de governo, envolvidos nos processos de concessão e administração dos incentivos fiscais da ZFM, segundo seu presidente, Wilson Périco.

Impeachment em discussão geral

Ainda na política, agora com reflexo do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o representante da Fieam torce pela retomada do crescimento das indústrias. “Eu quero que resolva esse imbróglio para voltar a confiança e a credibilidade no país, e aqui a gente retome o começo do crescimento”, concluiu Nelson Azevedo.
Para o presidente do Conselho do Cieam, Maurício Loureiro, o empresário é apolítico, mas defende a criação de novas políticas públicas que garantam a saúde financeira do setor de forma limpa, sem a presença da corrupção. “O que a gente vê é que precisa definir essa questão política no país para que tudo caminhe melhor daqui pra frente. Eu penso o seguinte: empresário é apolítico, ele não tem preferências, ele tem preferência pelo seu negócio. Eu tenho preferência pela Bandeira do Brasil, pela Bandeira do Amazonas e por meu negócio. Além disso, eu não tenho preferência por nada”, concluiu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar