Pesquisar
Close this search box.

Indústria cobra medidas do governo

Líderes da indústria querem acelerar a recuperação econômica. Executivos de empresas e representantes de 27 Estados propõem 44 recomendações ao governo federal para a retomada do crescimento econômico. A comitiva está em Brasília para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL), onde vão cobrar soluções urgentes, imediatas, que deem um novo fôlego ao setor.

Uma das pautas será ampliar a segurança jurídica das empresas na ZFM. As lideranças avaliam que a as atividades econômicas estão muito lentas após a flexibilização das restrições por conta da pandemia. E o segmento vem amargando perdas. A produção industrial recuou 0,6% entre os meses de setembro a outubro deste ano, representando a quinta queda consecutiva com acumulado de 3,7%. No ano, o resultado é de uma alta de 5,7%., mas que ainda não anima muito o empresariado.

Rounds

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou, ontem, a atacar o ex-ministro Sérgio Moro. Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, ele imitou o modo de falar do antigo aliado, pré-candidato do Podemos à Presidência da República, chamou-o de idiota e disse que Moro alega “ter soluções para tudo”. O ex-juiz mexeu com os constructos de Bolsonaro ao dizer que seu governo é ruim. Vem mais chumbo grosso.

Expoagro

Os preparativos da 43ª Expoagro (Exposição Agropecuária do Amazonas) já estão em fase de finalização. A feira está prevista para acontecer de quinta-feira (09) a domingo (12), segundo a Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas). O evento será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais no Kartódromo da Vila Olímpica, no Alvorada, zona centro-oeste, e on-line (www.expoagroam.com.br). 

Frustração

A alta de 7% (em dois dias) no barril do petróleo frustrou as expectativas do governo de baixar os preços dos combustíveis. O aumento vai causar um efeito em cadeia no custo de vida, principalmente neste fim de ano, período em que os produtos disparam com o aquecimento da demanda. Nada bom para os políticos que pensam pegar carona no recuo do valor da gasolina. Parece que essa estratégia não vai decolar.

Triplex

A sorte parece estar pendendo para o lado de Lula. O MPF (Ministério Público Federal) reconheceu a prescrição do caso do triplex, um dos motivos que levaram o ex-presidente à prisão. Em manifestação de quase 20 páginas, o MPF admitiu a “ocorrência da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva”. Lula tem hoje 76 anos. 

Bilionários

Se a pandemia foi ruim para milhões de pessoas no mundo, para os bilionários, não. Ao contrário, eles ficaram mais ricos, inclusive no Brasil, onde pelo menos 660 mil pessoas morreram vítimas do coronavírus. Os abastados detêm 3,5% de toda a riqueza mundial. E a desigualdade aumentou ainda mais, principalmente nos países pobres.

Trabalho

Nada ainda de boas expectativas para os trabalhadores brasileiros. O Indicador Antecedente de Emprego, medido pela FGV, recuou 4,1 pontos de outubro para novembro, atingindo 83 pontos, o menor patamar desde abril deste ano (78,9 pontos). A pesquisa busca antecipar tendências do mercado de trabalho nos próximos meses, com base em consultas a consumidores e com empresários da indústria e dos serviços.

Selic

Começou, ontem, a última reunião do ano do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. As discussões continuam hoje. Na pauta, a definição da nova Selic, a taxa básica de juros, que atualmente está em 7,75% ao ano. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic suba 1,5% ponto percentual, chegando a 9,25%. Veremos o desfecho.

Repercussão

Ainda repercute o cancelamento do Réveillon deste ano em Manaus. Na Câmara, vereadores apresentaram propostas para direcionar os recursos aos artistas, enquanto o prefeito David Almeida (Avante) informou que a ‘bolada’ que seria gasta na festa irá animar eventos no futuro. O segmento comercial não gostou. Achou um certo exagero e um não comprometimento com a vida de pessoas que dependem dessas atividades para ganhar algum dinheiro. Quem está com a razão?

FRASES

“Anvisa quer fechar o espaço aéreo. De novo vai começar esse negócio? Vai ter um monte de variante pela frente, temos que enfrentar. Ninguém vai ganhar a guerra dentro da trincheira, chega de fica em casa e a economia a gente vê depois”.

Jair Bolsonaro, presidente da República (PL).

“Congresso permitirá a formação de um núcleo de pesquisa de epidemiologia molecular em leptospirose, com métodos avançados de diagnóstico, de interesse para a saúde pública na região”.

Luciete Silva, doutora em Medicina Tropical, da Fiocruz.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar