27 de janeiro de 2022

Consumidor vai pagar 9,88% mais caro pela água

O Tribunal de Justiça do Amazonas homologou um acordo entre a prefeitura e a Águas de Manaus para um reajuste no serviço de água e esgoto. A partir de 1º de janeiro, o manauara começa a pagar 9,88% mais caro pela tarifa e o restante da correção será parcelado em 14 vezes anuais de 3,92%.

A concessionária pleiteava uma alta imediata de 42% referente aos reajustes de 2020 e 2021, mas a justiça decidiu escalonar os índices para diminuir os impactos no bolso dos usuários. Nos últimos meses, a prefeitura recorreu e segurou o quanto pôde o aumento. E chegou a travar uma acirrada briga judicial contra a empresa, alegando que a maioria dos consumidores não tinha condições de pagar regularmente a conta de água e muito menos por eventuais aumentos por causa da pandemia. Um desfecho que poucos esperavam.

Despesas

E vêm mais aumentos por aí. Em janeiro, o sufoco virá principalmente com pagamento de IPVA, outros impostos, colégio, material escolar, enfim, um período de tantas contas básicas que chegam a impactar a vida de muita gente. Como estratégia, grande parte da população deixou uma reserva para cobrir todas essas despesas básicas, segurando um adicional do 13º para as compras de Natal e Ano Novo, segundo pesquisas. Boa medida nesses tempos de dinheiro curto.

Dinastia

A dinastia da família Pinheiro leva mais um round em Coari com a vitória de Keitton Pinheiro (PP) na eleição suplementar para prefeito no município. Ele ganhou com 53,24% dos votos, derrotando os candidatos Robson Tiradentes (PSC),  Zé Henrique (PL) e Mil Mitouso (PSB). É mais uma ‘cria’ de Adail Pinheiro, o velho cacique que trama nos bastidores e continuará ditando os rumos da prefeitura da cidade, apesar de estar afastado do poder. Mesmo na surdina, ele mantém a sua hegemonia.

Desafio

Durante entrevista a uma rede de televisão, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), desafiou, ontem, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), a superá-lo no valor do abono salarial pago a servidores da educação quando ele ocupou o cargo em 2017. Naquele ano, os recursos chegaram a R$ 236 milhões, com pagamento em quatro parcelas aos 31 mil funcionários, segundo Almeida. O desafio está lançado.

Inflação

O mercado financeiro prevê que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) salte de 10,15% para 10,18% este ano. O índice é considerado a inflação oficial do País. E essa foi a 35ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus divulgado de ontem, pesquisa divulgada semanalmente pelo BC (Banco Central, em Brasília, com a expectativa das instituições para os principais indicadores econômicos. Para 2022, a estimativa de inflação subiu de 5% para 5,02%. 

ZFM

A prefeitura de Manaus promove a 5ª Reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus. O encontro acontece, hoje, no auditório da Suframa para discutir medidas que fortaleçam o modelo de desenvolvimento regional. Na pauta, a regularização fundiária, o Distrito Agropecuário, recuperação de vicinais, asfaltamento de vidas, o Refis municipal, entre outras demandas importantes.

Bilhões

O Softbank anuncia que irá investir bilhões no Brasil no próximo ano, apesar da instabilidade política. Para o fundo do Japão, o País continua atraente para muitos negócios. A chegada do grupo foi um divisor de águas no mercado financeiro brasileiro e também da América Latina. Segundo o chefe de operações da instituição no Brasil, Alex Szapiro, chegou a vez de a região receber um quinhão mais generoso do gigantesco conglomerado.

Loterias

A implementação de loterias estaduais poderia gerar mais recursos para investimentos em segurança púbica, educação, saúde, moradias populares e outros setores. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Felipe Souza (Patriota). Para ele, o governo do Amazonas deveria lançar mão de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) definindo que a União não tem exclusividade para explorar o segmento.

Corrupção

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, ontem, que não tem como saber se há corrupção em sua gestão por não pode fiscalizar todos os setores. Mas ressaltou que fará tudo para extirpá-la. “Se houver suspeita de algum caso em dos braços do governo, será investigado”, afirmou. A declaração dele foi em resposta a um homem que afirmou ter entregado um pen drive na portaria do Alvorada, com uma suposta acusação de corrupção.

FRASES

“O prejuízo educacional é profundo. E não adianta nos iludirmos: levará muito tempo para a recuperação, pelo menos parcial, das perdas. Os prejuízos ampliaram a desigualdade de oportunidade entre ricos e pobres”.

Jair Souto, vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

Estamos entregando essa linda árvore de Natal na Ponta Negra, uma das mais belas do Brasil. E, na próxima quarta-feira, iremos entregar um presépio gigante, um dos maiores do País, com movimentos, que vai valer muito a pena a população vir prestigiar”.

David Almeida, prefeito de Manaus (Avante).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email