Pesquisar
Close this search box.

Gestão de resíduos do PIM é tema de debate

Debater as propostas constantes na versão preliminar do Plano Diretor de Gestão de Resíduos do PIM (Polo Industrial de Manaus) é o objetivo do workshop que será promovido pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) em parceria com a Jica (Agência Japonesa de Cooperação Internacional). O evento ocorre nesta terça-feira, 6, das 8h às 17h30, no auditório Floriano Pacheco, na sede da autarquia.
A elaboração do plano diretor compreende a segunda etapa do “Estudo para o desenvolvimento de uma solução integrada relativa à gestão de resíduos do Polo Industrial de Manaus”. A primeira fase consistiu no mapeamento das atuais condições de manuseio e gestão de resíduos na indústria. O plano diretor está previsto para ser implementado entre 2011 e 2015. No documento, deverão constar diretrizes para a melhoria da gestão nesta área de maneira a nortear as empresas incentivadas do parque fabril local na definição de procedimentos adequados de destinação de resíduos, com base no princípio dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
As propostas da atual versão do plano diretor se baseiam nas informações obtidas nos levantamentos realizados na indústria e nas empresas gestoras durante a etapa inicial do estudo, além dos resultados das reuniões periódicas realizadas entre a equipe de consultores contratada pela Jica e representantes de órgãos envolvidos no trabalho e das contribuições advindas dos participantes dos dois workshops anteriores.

Processo de elaboração

Voltado a instituições governamentais, entidades de classe, empresas geradoras e gestoras de resíduos, organizações não-governamentais ligadas à área do meio ambiente e consultores, o workshop propiciará submeter as propostas à apreciação de todos os interessados e envolver o máximo de agentes no processo de elaboração do plano diretor. “Os resultados dos debates e o intercâmbio de ideias promovido durante o evento serão considerados quando da elaboração da proposta final do plano diretor, o qual deverá refletir consenso entre as instituições governamentais e as entidades privadas participantes do estudo”, afirmou a coordenadora-geral de Comércio Exterior da autarquia, Gracilene Belota.
Na programação do evento constam as palestras “GRI On-site no Japão”, “GRI Off-site no Japão”, “Administração da GRI no Japão”, a serem proferidas pelos técnicos da Suframa, David Rocha Silva, Rita Mariê e Armando Bandeira Júnior respectivamente, os quais participaram recentemente de treinamento naquele país sobre gestão de resíduos industriais. Em seguida haverá a apresentação das propostas do plano diretor pelo assessor do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas), Antônio Ademir Stroski.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar