Pesquisar
Close this search box.

A primeira operação

A primeira operação

A primeira operação da recém-criada Delegacia Especializada em Combate à Corrupção, mirou um ex-funcionário da Prefeitura de Manaus. Denominada ‘Máfia dos Caixões’, ela investiga o ex-diretor financeiro da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Maronilson Barros Monteiro, conhecido como ‘Mauro’,  que cobrava propinas em faturas emitidas no fornecimento de urnas funerárias. Ele foi demitido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) assim que o caso veio à tona. De acordo com o delegado Guilherme Torres, o acusado fazia cobranças indevidas de valores a empresários que forneciam urnas para a respectiva secretaria. O caso foi denunciado pelos empresários, ocasião em que um deles informou que não estava entregando as urnas há mais de três meses, pois ele e os outros fornecedores foram proibidos por ‘Mauro’, visto que os mesmos só poderiam receber pelas vendas das urnas se pagassem o valor da propina estipulado pelo ex-diretor.

RESPOSTA

A Prefeitura de Manaus esclareceu que a operação deflagrada pela Polícia Civil envolve um ex-servidor exonerado no Diário Oficial do Município (DOM), edição 4.535, de 8 de fevereiro de 2019. O município reforça que não coaduna com nenhum ato de ilicitude e que tem dado todo o apoio necessário aos órgãos que atuam na apuração dos fatos, para que as devidas medidas legais e administrativas possam ser adotadas.

SEM NOÇÃO

Um levantamento absolutamente inócuo. Assim pode ser definido o estudo do instituto IMarketing, divulgado ontem, que aponta os candidatos a vereador com o melhor desempenho nas redes sociais. Não influencia em nada, porque esse fator não decide a eleição. Nem serve para medir quem vai ou não ser eleito. Pura jogada de marketing, para fazer os candidatos melhor colocados divulgarem o nome da empresa.

ORIENTAÇÃO

A corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha e o coordenador-geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos reuniram-se com juízes que atuam nos Juizados Especiais da capital e do interior, fornecendo instruções para o desenvolvimento das audiências da Semana Nacional da Conciliação, que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro deste ano.

SAÚDE DO HOMEM

Com o objetivo de alertar o homem para os cuidados com a saúde, começou a campanha Novembro Azul, que tem como tema “Seja herói da sua saúde”. O movimento mundial visa alertar o público masculino, por meio de ações educativas, sobre a importância do diagnóstico precoce para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – celebrado no dia 17 de novembro.

BOA NOVA

A Junta Comercial do Estado do Amazonas registrou no mês de outubro de 2020, conforme relatório do Sistema de Registro Mercantil — vinculado ao Ministério da Economia —, a extinção de 206 empresas. O número representa queda de 23% em comparação com o mês de setembro, que teve um total de 268 empresas extintas.

CARTEIRA

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania contabilizou, até esta terça-feira (03), a quantidade de 1.269 solicitações para obtenção da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência. O documento dá acesso prioritário a diversos serviços públicos e foi lançado oficialmente no dia 22 de outubro. Uma remessa de carteiras será entregue neste mês de novembro.

NOVA DESTINAÇÃO

O futuro Centro de Arqueologia de Manaus, que ocupa o prédio tropical neoclássico colonial da antiga Câmara Municipal, na avenida Sete de Setembro, no Centro, consolidará a salvaguarda, proteção, divulgação e promoção do patrimônio arqueológico da cidade. Um dos conceitos que serão utilizados é o de musealização da arqueologia, método aplicado como recurso de exposição pública, conservando os remanescentes in situ (no local achado), com técnicas museográficas.

TORCIDA

As redes sociais do Amazonas repercutiram muito a eleição norte-americana, realizada ontem. Havia muita torcida, tanto para Donald Trump quanto para Joe Biden. Nunca antes isso havia acontecido. O acontecimento era um fato distante para os brasileiros, especialmente para os amazonenses. Com a polarização, tudo mudou.

FRASES

eduardo

“Essa doença é traiçoeira. Precisamos tomar cuidado e nos proteger. Assim que houver vacina, seja de onde ela vier, mas com aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), acho que todos devemos tomar.” Eduardo Braga (MDB), senador, após superar a doença

biodiversidade

“É preciso reforçar o domínio sobre a Amazônia.” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, em texto sobre a eleição americana

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar