Pesquisar
Close this search box.

Fundação Dom Cabral desenvolve plataforma para auxiliar na capacitação de microempreendedores

Somando cerca de 15 milhões de brasileiros desempregados, o país segue sem muitas perspectivas para uma faixa da população que pode ser considerada `invisível´, pois pouco consome e vive – praticamente – alheia ao sistema socioeconômico, sobrevivendo graças aos micro negócios. Mas, como empreender sem preparo e capacitação? E mais, como inserir essa população no mundo dos negócios?

Voltada à educação executiva de excelência, a Fundação Dom Cabral (FDC) lançou o programa Pra>Frente, que tem a missão de gerar desenvolvimento econômico ajudando na educação em gestão e empreendedorismo dos `empreendedores populares´, que a FDC considera como sendo os microempreendedores individuais (MEIs) ou informais.

E, nessa semana, a Fundação deu um passo importante para o desdobramento do programa, com o lançamento da plataforma gratuita Pra>Frente Play, que reúne conteúdo produzido para esse segmento. Para atrair o empreendedor popular e facilitar o aprendizado, o material da plataforma está disponível em vários formatos, como vídeos, e-books, quiz, podcasts e missões, e conta com jornadas individualizadas, de modo que o usuário escolha o conteúdo de acordo com as suas necessidades. 

A metodologia, que é da FDC, foi desenvolvida para evidenciar os pontos positivos individuais, estimulando o conhecimento para melhorar a gestão de quem já empreende, deseja ou precisa empreender. Para tanto, foi desenvolvida considerando: os problemas de empreendedor popular (conteúdos exclusivos, criados a partir dos maiores desafios dos empreendedores); entretenimento (temas que aliam bom humor em abordagens práticas e comportamentais); 100% práticas (aprender fazendo, desenvolvendo observação, senso crítico e aplicabilidade); comportamento empreendedor: foco em atitudes (em todos os segmentos regiões e cenários econômicos), ágil (metodologias ágeis da concepção à aplicação dos conteúdos).

O Pra>Frente contempla parcerias com diferentes atores, que possam contribuir para alavancar os pequenos negócios, ajudando os cidadãos de baixa renda driblarem a crise institucional e financeira que o país vive e possam desenvolver seus negócios, saindo da linha da pobreza, pois de acordo com estudo publicado pelo Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da Universidade de São Paulo (Made-USP), o Brasil pode somar, neste ano,  61,1 milhões de pessoas vivendo na pobreza e 19,3 milhões na extrema pobreza. É preciso que a sociedade civil organizada faça alguma coisa!

A meta da Fundação para 2021 é capacitar 5.500 pessoas, porém, com o apoio de parceiros, pretende capacitar 1 milhão de empreendedores populares. As inscrições para participar da jornada empreendedora da FDC podem ser feitas pelo site (https://prafrente.fdc.org.br). 

Programa lançado pelo BID Lab e Cubo Itaú irá acelerar startups do Norte 

O BID Lab, laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e o Cubo Itaú lançaram um programa de aceleração que contempla as nascentes das regiões Norte e Nordeste. O foco do programa é acelerar startups com projetos inovadores, que sejam inclusivos e gerem impacto econômico ou social. Outro item importante diz respeito à diversidade do grupo, ou seja, que tenha pessoas indígenas, negras, LGBTQIA+ e demais. Toda a programação será online e terá duração de cinco semanas. E se você tá a fim de entrar nessa, é só acessar o link (https://bityli.com/WZPrK) e garantir a sua inscrição. 

Site uruguaio entra na disputa por entregas de compras internacionais 

Êita tempinho bão quando a gente podia viajar e trazer um monte de bugiganga de Miami e adjacências, mas se esse tempo – por enquanto – está guardado na memória, já que a Covid-19 vem impedindo as viagens, o comércio eletrônico não perdeu tempo e deslancha tranquilamente no período de pandemia. Veja os grandes marketplace internacionais que não param de crescer e para acirrar ainda mais essa disputa, o site Tiendamia, baseado no Uruguai, pretende se tornar o `point´ queridinho dos brasileiros apaixonados por marcas internacionais, como Michael Kors, Calvin Klein e Tommy Hilfiger, que estão no catálogo do Tiendamia. O modelo de negócio é o seguinte: a pessoa escolhe os produtos, coloca tudo no carrinho, calcula os impostos, paga e o site compra tais mercadorias dos parceiros e envia aos Estados Unidos, que ficarão responsáveis pela entrega! As encomendas chegam entre 15 e 25 dias úteis e se você aguentar o preço do dólar, boas compras! 

RÁPIDAS & BOAS 

Do dia 25 ao dia 29, das 19h às 23h, a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, realiza a `Mostra Folclórica de Manaus´, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. O evento será realizado de forma virtual, sendo transmitido pelo YouTube, Facebook e Instagram da Manauscult (@manauscult).

****************************

Do dia 1º a 3 de setembro, das 9h às 18h (horário de Brasília), será realizado o “Amoci Fortec Meeting 2021”, evento que tem como objetivo debater o reposicionamento das estratégias para a inovação. Na ocasião, será realizada a `3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores´, em parceria com o XV Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Encontro Fortec). Mais informações no link (https://amoci.fortec.org.br/). 

****************************

Na quinta-feira (2), a partir das 19h, a Faculdade Santa Tereza inicia a primeira palestra da série `Palestras de Projeto de Interiores e Sustentabilidade´, com a participação da arquiteta Leila Barakat, e com a arquiteta e professora do curso Christina Mello, e ainda terá a participação da Coordenadora Melissa, como mediadora. O evento será no Miniauditório da instituição. 

Foto/Destaque: Divulgação

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar