Startup Vitrine de Bolso acompanha a jornada do cliente, ajudando lojistas e consumidores no momento da compra

Tá dando aquela olhada básica na vitrine, não tá muito a fim de entrar na loja e interagir com o vendedor, mas se interessou por um produto e quer saber mais informações, e agora? 

Criada em 2020 pelos sócios Orange Marques dos Santos (esq.), Beatriz Luz e Matheus Colhyêr a startup Vitrine de Bolso, genuinamente amazonense, pretende facilitar a vida do consumidor e a do lojista, por meio da tecnologia. Neste ano, a nascente foi selecionada no programa Ideaz Powered Inovativva e acelerada pela HotMilk Pucpr. Com isso, foi criado o seu primeiro produto mínimo viável (MVP), que acaba de passar por validação em uma loja do Shopping Via Norte. “Nessa validação o nosso `produto´ já está rodando 100% e já temos alguns indicadores de uso”, afirma Orange.

E como funciona? É só o lojista cadastrar cada mercadoria (ou as que desejar) da sua vitrine com uma `tag QR Code´ (com um código único), fornecida pelo pessoal da Vitrine. Daí, o sistema disponibiliza informações adicionais para o potencial comprador, que passa a ter acesso a fotos, vídeos e outros materiais relacionados ao produto desejado sem que ele precise ir ao estabelecimento. A única coisa que o consumidor precisa é ter acesso a um aplicativo com leitura QR Code e se preferir pode compartilhar o item nas redes sociais, dizer que gostou para elevar a avaliação e mesmo comprar direto pelo aplicativo. 

“Somos uma startup B2B2C e nossos clientes são lojistas de shopping que querem colocar suas vitrines no bolso da sua clientela. Futuramente iremos ter mais features (funcionalidades), que inclusive irão gerar mais interatividade entre o cliente e os produtos que estão no expositor, por exemplo, o comprador vai poder girar um manequim que estiver na vitrine”, comenta Orange Marques.

Outra facilidade do aplicativo para o lojista diz respeito aos relatórios que são gerados pela Vitrine e que o auxiliam na tomada de decisão, já que – com os dados em mão – tem muito mais chances de tornar a vitrine mais atrativa, de acordo com o interesse do consumidor. Com os dados, o empresário pode disponibilizar os produtos mais visualizados, melhorando a exposição das peças e, portanto, poderá gerar mais vendas. 

Com a validação, o próximo passo da startup é reunir todos os indicadores e buscar parcerias com os lojistas e investidores. Inclusive, expandir a ferramenta para outros shoppings da cidade. Quer conhecer a Vitrine? É só acessar o link (http://www.vitrinedebolso.com.br/). 

Pesquisa mostra que intenção de compra na Black Friday deve crescer 29% 

Crise econômica, crise institucional, CPI da Covid, desemprego e tudo mais não serão suficientes para brecar o crescimento da Black Friday deste ano. Isso porque, de acordo com dados da Pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Facebook, a intenção de compra em 2021 deve aumentar em 29%. Outro dado nada revelador aponta que a maioria dos consumidores prefere usar o meio digital para fazer as suas compras. Tal tendência vem se consolidando no cenário da pandemia e, apenas, 41% dos entrevistados preferem comprar nas lojas físicas. Conforme a pesquisa, 77% dos respondentes usarão o smartphone como principal canal para as aquisições deste ano. Para os entrevistados, as empresas podem utilizar alguns mecanismos para atrair os consumidores e aumentar as vendas, sendo que 54% mencionam frete grátis, já para 51% deles o importante é o preço do produto, e 48% consideram a qualidade da mercadoria o fator principal para as pessoas comprarem. 

Faculdade cria núcleo de empreendedorismo e inovação 

Se há uma coisa que a pandemia tem nos ensinado é que a tecnologia se tornou fundamental seja nos negócios, seja na vida pessoal. É impossível pensar o dia a dia sem o uso de ferramentas tecnológicas. Com essa nova realidade, surge a necessidade de formar jovens que estejam preparados e alinhados para atuar no competitivo mercado de trabalho e, outros, para tornarem-se empreendedores, o que exige muito além da parte técnica da área, domínio das ferramentas disponíveis e competência para gerenciar o negócio. Pensando nesse nicho, a Faculdade Santa Tereza está criando o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação. O objetivo é que além do curso de graduação, o aluno tenha acesso ao Núcleo e possa desenvolver diferentes competências e habilidades.

Aplicativo permite que cliente teste óculos por meio da realidade aumentada 

Já pensou poder experimentar óculos por meio do smartphone? Eu acho incrível não precisar sair de casa e nem ficar pedindo pra vendedora separar um monte de par de óculos! E para melhorar a experiência do consumidor a marca britânica de óculos Cubitts criou um aplicativo de realidade aumentada que permite aos clientes testar todos os produtos da marca. Essa solução foi criada após a empresa perceber que o maior problema dos consumidores, que compram pelo canal digital, era experimentar as peças, já que os formatos de rostos são diferentes, dentre outras singularidades. Com o reconhecimento facial, o app analisa alguns dados e sugere as melhores opções de acordo com as características individuais. Bacana, né? 

RÁPIDAS & BOAS 

Na quarta-feira (25), às 18 h (horário de Brasília), acontece o Episódio 2 da HSM Expo NOW, que irá oferecer ao público três workshops gratuitos e online com foco em tecnologia, inteligência artificial e cultura de inovação nas empresas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do link (www.hsmexpo.com.br).

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Até a segunda-feira (30) estão abertas as inscrições para o Projeto Mentoria Internacional HPPC (Higiene Pessoal, Perfume e Cosméticos) ofertadas pela FIEAM, por meio do CIN/AM, que será responsável por 64 horas de capacitações, e do Sebrae, que disponibilizará 47 horas de consultoria. As inscrições estão no valor de R$ 793 e podem ser feitas pelo link (https://bit.ly/3fMDKGR). Seguem os contatos para outras informações (92) 3186-6511 ou 99112-6717. 

Foto/Destaque: Divulgação

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