Pesquisar
Close this search box.

Fieam pronta para novas demandas em 2021

Fieam pronta para novas demandas em 2021

O desenvolvimento de um sensor para detecção preventiva do câncer de mama é um dos projetos que vão mobilizar o Instituto Senai de Inovação em Microeletrônica (ISI-AM) em 2021. O Smart Detector, como é chamado o invento, entre outros programados, somente será possível por meio de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas), com o Senai CETIQT, do Rio de Janeiro, e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As parcerias e o compartilhamento de ideias, conhecimento e tecnologia, assim como a reestruturação e retomada de programas vão marcar a atuação do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas no ano que vem, conforme adiantou na última quinta-feira, 17, o presidente Antonio Silva, no balanço de fim de ano. Com o aprendizado da pandemia, ao longo de 2020, as instituições Fieam, Sesi, Senai e IEL têm pela frente o desafio de se reinventar dentro de uma nova realidade de mercado.

No Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas), a aproximação com o Senai nunca foi tão estratégica, a começar pela integração das áreas de mercado das duas instituições, o que já possibilitou, segundo Silva, a dinamização da oferta de serviços para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e a população em geral, com foco no aumento da cobertura de atendimento e receita de serviços.

Também alinhado com as mudanças do mercado, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) vai ampliar, em 2021, um dos principais itens do seu portfólio, o Programa Inova Talentos, desenvolvido em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). No balanço do ano, a superintendente da instituição, Andrea Guerra, disse que o programa visa potencializar o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas empresas do PIM, principalmente, por meio de um conjunto de ações estratégicas a serem realizadas com foco em Inovação.

Na própria Fieam, a cooperação entre as instituições do Sistema e os sindicatos patronais filiados, além da interlocução com as indústrias e outros órgãos, possibilitou a formação de uma rede de solidariedade que impactou positivamente no combate à pandemia, com doação de cestas básicas e outros itens, como máscaras e álcool em gel, para uma parcela da população mais carente de Manaus e arredores.

A Fieam também participou, junto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), do GT de Prefeitos, incluindo a relatoria de matérias, como Licenciamento Ambiental e Áreas Urbanas consolidadas em Áreas de Preservação Permanente. O trabalho busca orientar tecnicamente os prefeitos eleitos nos municípios brasileiros sobre assuntos de interesse de desenvolvimento urbano, incluindo sugestões de regulamentação legal, fundamentação jurídica, exemplos de sucesso já implementados no país e importância dos temas para a garantia da qualidade de vida da população.

Fieam defende nova matriz com bioeconomia         

Em 2020, a Fieam comemorou a assinatura do Termo de Compromisso para Logística Reversa (TCLR) após meses de estudos e discussões com o Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Uma parte importante das ações da Fieam, em 2020, esteve vinculada ao debate sobre a questão ambiental e também à Bioeconomia como possibilidade real de diversificação da matriz econômica do Amazonas. Em agosto, o presidente do Sistema Fieam, Antonio Silva, teve importante participação na webconferência “Zona Franca de Manaus – Sustentabilidade e Bioeconomia”, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado, com base na revitalização do modelo ZFM dentro de novas alternativas econômica que aliem tecnologia e bioeconomia.

Antonio Silva aproveitou o evento do TCE para lançar em primeira mão o estudo Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, assinado em conjunto pela Fieam, Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares) e Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos). Ali, as entidades da indústria defendem a diversificação produtiva da região e da bioeconomia com a atual matriz econômica do Estado do Amazonas.

Ciente de que as projeções para 2021 dependem fundamentalmente do controle da pandemia, Antonio Silva diz ter esperança de realizar ainda no primeiro semestre do ano que vem o “Qualishow”, evento de premiação do Programa Qualidade Amazonas (PQA), realizado em 2020, pela primeira vez, totalmente on-line.

Sesi investiu em tecnologia para ensino a distância

As escolas Sesi tiveram que se reinventar, em 2020, para continuar funcionando durante a pandemia, o que exigiu investimento em tecnologias, com a aquisição de equipamentos para gravação e transmissão de vídeo-aulas, e capacitação do corpo docente no uso das plataformas digitais. Na Escola Sesi Abrahão Sabbá, em Itacoatiara, foi adotado o sistema híbrido de ensino, com aulas remotas e presenciais, utilizado igualmente por outras unidades do Sesi e também do Senai. 

Ao falar das medidas para a Creche (Escola Sesi Dr. Francisco Garcia), a superintendente do Sesi Amazonas, Rosana Vasconcelos, disse que foi necessário compor uma realidade diferente, tendo que ambientar o espaço escolar de acordo com as exigências dos protocolos de saúde e segurança para acolher funcionários, alunos e pais, tanto nos aspectos físicos e estruturais da escola quanto no desafio de montar uma logística para atendimento educacional on-line.

Maior aproximação com a indústria

Segundo Rosana Vasconcelos, o Sesi deve buscar, no ano que vem, maior aproximação com a indústria do PIM para ampliar o atendimento da creche às empresas. Até o primeiro semestre, deve oferecer, por meio do projeto Creche-Escola, atendimento à demanda por creche das indústrias instaladas no Distrito Industrial 3, área de expansão do DI na zona Leste.

Em 2020, o Sesi deu início a uma nova modalidade de ensino: a EJA On-line. Com o uso de tecnologias digitais, os alunos passaram a estudar de forma remota por meio de vídeo-aulas e lives. Até o mês de novembro, foram atendidos nessa modalidade 2.861 alunos, dos quais 84,5% se mostraram satisfeitos com a nova metodologia, conforme pesquisa realizada em julho. “Em 2021, daremos continuidade às parcerias com os municípios de Iranduba, Careiro e Rio Preto da Eva, e iniciaremos os atendimentos da EJA em Itacoatiara e Parintins”, adianta Rosana.

Empreendedorismo e inovação em plena ação

Senai-AM produziu, logo no início da pandemia, máscaras de proteção de uso geral

Dos projetos que saíram da gaveta, em 2020, já está em funcionamento, na Escola SENAI Demóstenes Travessa, no Distrito Industrial, o SENAI Lab, com equipamentos para incutir nos alunos a cultura do empreendedorismo e inovação por meio do sistema aprender-fazendo (cultura maker) em ambiente interdisciplinar. Na mesma unidade, foi montado o Laboratório de Automação Residencial, em parceria com a Intelbrás, para capacitação teórica e prática em cursos de Automação Residencial, Circuitos Internos de TV – CFTV, Sistemas de Segurança Residencial e outros.

A terceira novidade é a implementação do Curso de Projetos em Energia Solar Fotovoltaica, em parceria com o SENAI Nacional e Agência de Desenvolvimento GIZ da Alemanha. No curso, com carga horária de 60h, são disponibilizados conhecimentos de projeto e dimensionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica, através do software PVSOL, cujas licenças foram disponibilizadas pela agência GIZ da Alemanha.

Enfrentamento da crise

No auge da falta de respiradores nas UTIs dos hospitais brasileiros, mas principalmente do Amazonas, o Senai-AM desenvolveu um protótipo de respirador eletropneumático, como alternativa para os modelos utilizados nas redes hospitalares. O projeto foi desenvolvido por técnicos e instrutores da área de Mecatrônica da Escola Senai Antônio Simões – ESAS, junto com técnicos do Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia da Amazônia, e com o apoio e orientação de médicos e pesquisadores da Rede de Saúde Samel. O protótipo foi testado e aprovado por médicos especialistas.

O Senai-AM também fez parte da rede voluntária de instituições e empresas, a Iniciativa + Manutenção de Respiradores, do Senai Nacional, para recuperar respiradores mecânicos em hospitais e clínicas de todo o país.

Por iniciativa de instrutores e funcionários de suas escolas, o Senai-AM produziu, logo no início da pandemia, máscaras de proteção de uso geral, e dois modelos de dispositivos para aplicação de álcool em gel, de forma segura, prática e de baixo custo. Uma terceira versão desse equipamento foi desenvolvido para uso exclusivo de crianças em creches escolares.   

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar