Festuris, o primeiro evento ‘Covid Free’ do Brasil

A feira da transformação dos negócios e das pessoas. Assim podemos definir a 32ª edição do FESTURIS, realizada na última semana na cidade de Gramado (RS). Foi a concretização de um sonho praticamente impossível – se considerarmos o contexto que cercava a todos de incerteza há alguns meses -, tornou-se realidade com o esforço de muitas partes.

O poder público, especialmente o Governo do Estado do Rio grande do Sul, não abriu mão da sua responsabilidade, mas usou da sensibilidade em acompanhar todo o trabalho de construção de um novo FESTURIS para validar a realização do evento.

Ciente do compromisso assumido pelos promotores da Feira Internacional de Turismo, o Governo do RS viu na sua realização a forma de passar uma mensagem não só aos gaúchos, mas ao Brasil e ao mundo: a de que aqui a retomada do turismo e dos negócios já é uma realidade.

Uma equação difícil desafiou a organização do evento o tempo todo: como realizar, em um curto espaço de tempo, todas as adequações necessárias para fazer do FESTURIS não só uma feira de negócios, mas sim, um evento completo e representativo também sob o ponto de vista sanitário.

As adequações em todas as áreas foram trabalhadas com afinco e o resultado foi visto na cerimônia de abertura, realizada na noite de quinta-feira (5) quando o Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) entregou uma certificação internacional ao FESTURIS, conferindo o título de primeiro evento ‘Covid Free’ do Brasil.

Outro desafio, não menos importante que o primeiro, foi reunir players dispostos a encarar a retomada do turismo com a mesma energia, coragem e responsabilidade que o evento foi construído. E foi neste momento que uma das grandes lições que a pandemia trouxe se mostrou real. A de que ninguém faz nada sozinho e que a união é o melhor caminho nessa etapa de reconstrução.

O clima de otimismo pautou o primeiro dia da feira de negócios e mostrou o quanto o trade estava na expectativa por esse encontro. O que seu viu – além das novas práticas de relacionamento baseadas em protocolos de saúde – foram atendimentos constantes.

“O sentimento foi de vitória, primeiro porque nós observamos um feedback muito positivo por parte dos expositores e dos participantes da feira em relação ao evento apresentado. Muitos comentando, inclusive, que está além da expectativa, diante do momento da pandemia e isso para nós é motivo de satisfação”, destacou o CEO Eduardo Zorzanello.

BRAZTOA

De acordo com o mais recente levantamento realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em outubro, 92% das operadoras realizaram vendas, o dobro das empresas que tiveram comercialização em abril. Esse número confirma o crescimento constante e, de acordo com as empresas, o mês passado foi melhor ou similar a setembro. Quanto ao volume de vendas, 18% das operadoras apontaram ter registrado faturamento equivalente a 50% a 100% se comparado com o mesmo ínterim do ano passado. E ainda 4% afirmaram faturamento maior que em 2019.

NA BAHIA

O índice de atividades turísticas cresceu 33,7% na Bahia em setembro frente ao mês anterior, registrando a maior variação positiva do País. As informações foram divulgadas por meio da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fausto Franco, secretário do Turismo do estado, declara que o resultado é fruto da reabertura dos destinos turísticos após longo período de quarentena. Além disso, atribui o crescimento aos protocolos adotados pelos empreendimentos. Todas as 12 unidades da federação marcaram o mesmo ritmo de crescimento.

WTM ADIADA

WTM Latin America é adiada para junho. A organização do evento, que aconteceria em abril, confirmou a realização do encontro B2B no pavilhão verde do Expo Center Norte, na capital paulista, entre os dias 23 e 25 de junho de 2021. A decisão estratégica foi tomada em conjunto para atender às expectativas e necessidades dos expositores, mediante consulta prévia com clientes e parceiros.  O impacto da pandemia no Turismo foi devastador, o que levou a uma reconfiguração nas prioridades e necessidades dessa indústria para 2021, um ano focado na reconstrução da atividade.

PORTO GRANDE

Com localização privilegiada em São Sebastião, perto do centro histórico da cidade e também da balsa de Ilhabela, o Porto Grande Hotel & Convention passa a oferecer o serviço de day use. O benefício é ideal para quem quer curtir um dia de sol e diversão com a família ou os amigos. Para aproveitar toda a estrutura de lazer do hotel, a entrada custa R$ 20,00 por pessoa, sendo que crianças de até 12 anos não pagam. Animais de estimação também são bem-vindos. A ampla área externa inclui piscina com tobogã e espreguiçadeiras ao redor, campo de futebol, quadra de vôlei de praia e parquinho.

TOQUE TOQUE

Refúgio de pura exclusividade em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel está totalmente integrado à natureza. De um lado está a Baía de Toque Toque Grande, que se abre em um belo panorama, e, do outro, a Mata Atlântica nativa. Em um cenário em que a natureza é protagonista, o hotel boutique passou a adotar práticas sustentáveis em busca da preservação da natureza. Assim, o Ilha de Toque Toque tornou-se o primeiro Hotel Lixo Zero do Brasil. Também foi um dos primeiros hotéis do mundo a conquistar uma certificação oficial nessa categoria.

REDE SUMMIT

Situado na Estância Hidromineral de Pocinhos do Rio Verde, distrito de Caldas, o hotel é o mais antigo do Brasil em funcionamento, sem ter durante todos esses anos paralisado suas operações. Com mais de um século em experiência na hotelaria, o Concept Pocinhos é uma das maiores aquisições da marca Summit. A parceria entre ambos visa aperfeiçoar as relações comerciais do empreendimento com clientes do Brasil inteiro, além de ampliar a central de vendas, serviços que incluem marketing de toda a rede, equipe de vendas nacional, central de reservas e gerência dos canais de reservas on-line.

MARINHEIRO

O Eco Resort Foz do Marinheiro, localizado em Cardoso, no interior de São Paulo, reabriu ao público nesta sexta-feira, 13, com reformulações estruturais e de serviços. Com 20 anos de tradição, o empreendimento retoma suas atividades com investimentos focados em garantir uma experiência cada vez mais completa aos hóspedes. Entre as mudanças, destaca-se a nova nomenclatura eco resort, que contempla de forma mais ampla seu conceito de turismo consciente, ecológico e de natureza. O Foz do Marinheiro criou uma nova área de convivência, com recepção, bar, mercado e lobby.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email