Pesquisar
Close this search box.

Feira repleta de escritores

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

No Dia da Criança uma boa programação para os pequenos e pequenas, é levá-los à 37ª Feira de Livros do Sesc, que teve início ontem (11), e segue até sábado (1’5), no Centro de Convenções Vasco Vasques, das 8h30 às 21h, afinal de contas os leitores de amanhã são formados hoje. Como escreveu o padre Antônio Vieira: “quem não lê, não quer saber; quem não quer saber, quer errar”. E Monteiro Lobato: “quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê”.

Mas nem só de livros será a Feira do Sesc. No palco central se sucederão shows de palhaços, de mágicos, teatro de fantoches, teatro musical, contação de histórias, brincadeiras lúdicas, espetáculo de circo, show musical e até concurso de culinária Mesa Brasil, uma das ações mais significativas do Sesc.

O Mesa Brasil é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formada por 3.700 parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo. Recursos financeiros, serviços de logística e ação voluntária também agregam nesse programa de solidariedade. Ano passado mais de três milhões de pessoas foram atendidas, recebendo mais de 52 milhões de quilos de alimentos, sendo 7.300 entidades assistidas. 

20 anos do Clam

No dia 12 também começam os lançamentos de livros, no Espaço Café Literário, com a autora Milena de Castro e seu ‘O livro do milagre: você é capaz’. Em junho Milena foi matéria no Jornal do Commercio falando sobre sua obra, adiantando que iria lançá-la na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no mês seguinte, e antecipando o lançamento em Manaus, que ocorre agora.

Jorge Klein, criador da Biblioteca de Incentivo à Leitura, dentro de um container, também em matéria no JC, em março do ano passado, estará no estande da Casa do Escritor com seu romance indígena ‘Acaraéçoot’.

Quinta-feira (13), é a vez do Clam (Clube Literário do Amazonas) marcar presença na Feira com o pré-lançamento de ‘Autobiografia’.

“A obra, que congratula os 20 anos do Clam, terá um pré-lançamento às 16h no Espaço Café Literário. ‘Autobiografia’, a palavra que define aquele que escreve a própria história. A antologia traz a síntese de cada um dos 20 autores participantes, ou seja, o que melhor os define em sua escrita. A edição tem como organizadores Eylan Lins, Miguel de Souza e Nelson Castro”, falou Álvaro Smont, presidente do Clam.

Esta é a segunda antologia lançada pelo Clube, um dos mais atuantes em Manaus desde o Clube da Madrugada. Em 2009 os integrantes do Clam publicaram a antologia ‘A quinta estação’, com a participação de dez poetas.

Quem não puder prestigiar esse pré-lançamento, pode agendar o lançamento, que ocorrerá no dia 20, no Centro Cultural Palácio da Justiça, às 18h30, na data de fundação do Clube.

“A programação no Palácio da Justiça contará com o Sarau Autobiografia e o projeto Diálogo com Escritores, em seguida a sessão de autógrafos e confraternização. O evento possui a curadoria de Nelson Castro”, adiantou Álvaro.

A programação anual do Clam encerra sempre em outubro, dia 20, mas geralmente seus integrantes continuam a realizar seus encontros e palestras em escolas do ensino básico e universidades, além de participar de eventos de outras instituições literárias.

“Como movimento literário contemporâneo, o Clam aproxima leitores e novos escritores ao meio literário e os oportuniza através de encontros, oficinas, saraus e projetos de formação de escrita literária. A parcela de contribuição com a sociedade certamente será um legado de comprometimento com a leitura e difusão de conhecimento”, falou.

Valer estará presente

Quem, mais uma vez, vai levar um time de escritores para a Feira é a Editora Valer. Ontem Saturnino Valladares lançou ‘Vaga-lumes ao meio-dia’. Hoje é a vez de sessão de autógrafos com Noemia Kazue (Brilho na floresta), às 16h; Elson Farias (A borboleta amarela), às 17h e Wilson Nogueira (Órfãos das águas), às 17h.

“Estivemos em vários festivais literários esse ano, em especial na Bienal, onde tivemos um stand e levamos a Amazônia para o Brasil. E agora, participar da Feira do Sesc, já é tradição da nossa editora”, disse Marília Maciel, diretora de eventos da Valer.

As sessões de autógrafos da Valer continuam até o final da Feira. Na quinta-feira (13), é a vez do poeta e escritor Tenório Telles, com ‘Estudos de Literatura do Amazonas’, às 18h. Tenório também é o curador da Feira. Na sexta-feira (14), às 20h30, Neiza Teixeira apresenta o seu ‘Para aquém ou para além de nós’. Sábado (15), a jornalista Leyla Leong encerra autografando ‘O segredo da velha’, às 18h.

“Além dos nossos escritores, a Valer levará para a Feira uma programação especial com contação de histórias, entre outras surpresas e o desconto de 60% nos preços dos livros infantis e infanto-juvenis, para que os pais possam dar a seus filhos estes presentes que lhes serão úteis para o resto de suas vidas”, concluiu Marília.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar